Pular para o conteúdo principal

Professor da UFC é contemplado com prêmio por mérito da Sociedade Brasileira de Matemática

  Professor da UFC é contemplado com prêmio por mérito da Sociedade Brasileira de Matemática Sexta, 07 Agosto 2026 11:49 O professor Mauricio Poletti, do Programa de Pós-Graduação em Matemática (PGMAT) da Universidade Federal do Ceará (UFC), foi um dos vencedores do Prêmio SBM 2026 , concedido pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) a artigos científicos de destaque produzidos por jovens pesquisadores no Brasil. Professores Yuri Lima e Mauricio Poletti durante a cerimônia de entrega do Prêmio SBM 2026 (Foto: acervo pessoal) O reconhecimento foi concedido ao artigo “Measures of maximal entropy for non-uniformly hyperbolic maps”, publicado em janeiro de 2026 no Journal of the European Mathematical Society (JEMS) e assinado por Mauricio Poletti, Yuri Lima e Davi Obata. A premiação foi entregue durante a XII Bienal da Sociedade Brasileira de Matemática, em Natal (RN). Além de Poletti, receberam o prêmio Yuri Lima, pesquisador da Universidade de São Paulo (USP) e ex-professor da ...

Ministério da Saúde confirma 8º caso de varíola dos macacos no país

 O Ministério da Saúde foi notificado sobre o oitavo caso registrado no Brasil do vírus monkeypox, conhecido como varíola dos macacos O paciente é um homem de 25 anos, morador de Maricá, na região metropolitana do Rio de Janeiro. Ele não viajou para o exterior, mas teve contato com estrangeiros.

O caso foi confirmado pelo Laboratório de Enterovirus do Instituto Oswaldo Cruz, no Rio, que utilizou o método de Isolamento Viral para fazer o diagnóstico.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, o paciente está com quadro clínico estável, sem complicações e é monitorado pelo Instituto Nacional de Infectologia e pelas secretarias de Saúde do estado e do município.

“Todas as medidas de contenção e controle foram adotadas imediatamente após a comunicação de que se tratava de um caso suspeito de monkeypox, com o isolamento do paciente e rastreamento dos seus contatos”, informou o Ministério da Saúde, que notificou a Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre o caso.

Casos investigados

Dois oito casos confirmados no país até o momento, quatro foram em São Paulo, dois no Rio Grande do Sul e dois no Rio de Janeiro. Há, ainda, seis casos em investigação.

O sétimo caso foi confirmado na sexta-feira (17), no Rio de Grande do Sul. As cinco pessoas que tiveram contato com o homem diagnosticado com varíola dos macacos no Rio de Janeiro não apresentaram sintomas até o sábado.

No sábado (18), a OMS informou que deixaria de tratar de forma diferenciada os casos em países onde a doença é considerada endêmica, ou seja, com circulação o ano inteiro, e os demais países.

A varíola dos macacos era considerada endêmica em países da África Central e da África Ocidental, mas nos últimos meses houve relatos da doença em diversos outros países não endêmicos, especialmente na Europa, que já responde por 84% dos casos notificados, segundo a OMS.

Entre os dias 1º de janeiro e 15 de junho deste ano, a OMS foi notificada sobre 2.103 casos confirmados da varíola do macaco, em 42 países, assim como um caso provável e uma morte.

Edição: Kleber Sampaio

Comentários