Pular para o conteúdo principal

Homem com extensa ficha criminal e chefe de grupo criminoso da RMF é preso pela PCCE

  Com diversas passagens por crimes de homicídio, tráfico de drogas e roubo, um homem, de 37 anos, foi preso em flagrante nessa sexta-feira (6), pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), no bairro Centro, na Área Integrada de Segurança Pública 5 (AIS 5) de Fortaleza. O suspeito, que é apontado como chefe de um grupo criminoso com atuação no município de Maranguape (AIS 24), na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), foi autuado em flagrante por integrar organização criminosa armada, na condição de chefia. Com informações sobre a possível localização do investigado, equipes da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) iniciaram diligências com o objetivo de capturá-lo. Conforme levantamentos investigativos, o homem exercia papel de destaque dentro de um grupo criminoso de origem carioca, sendo responsável por determinar e executar crimes de homicídio, além de atuar na comercialização de drogas, bem como em crimes de ameaça e extorsão. Após a localização do ...

*MPCE cobra aumento do efetivo de policiais civis e reforma imediata da Delegacia Regional de Baturité*



O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Baturité, recomendou, nesta quarta-feira (29/06), que, no prazo de dez dias, sejam acrescentados, de forma permanente, mais doze policiais civis (oito inspetores e quatro escrivães) à equipe da Delegacia Regional de Polícia Civil do Município, unidade que atende todos os municípios da região do Maciço.


Também foi recomendada a reforma imediata do prédio onde funciona a Delegacia Regional de Baturité. O MPCE também cobrou a criação de uma força-tarefa de policiais civis para auxiliar na investigação dos recentes crimes ocorridos na cidade e na redução do número de inquéritos acumulados.


A recomendação foi motivada pela necessidade de se aumentar o efetivo da Polícia Civil, visto que o baixo número de policiais no município tem acarretado em inúmeros prejuízos à sociedade, como atrasos nas finalizações dos Inquéritos Policiais, aumento gradativo da criminalidade e consequente baixo índice de resolutividade dos crimes, o que contribui, segundo o MPCE, para um aumento da sensação de impunidade.


Atualmente a Delegacia Regional de Baturité conta com uma equipe composta por dois delegados (um na função de delegado municipal e outro na de delegado regional), dois escrivães e três inspetores. Ressalta-se que o Governo do Estado nomeou, na quinta-feira passada (23/06), 490 policiais civis, sendo 390 inspetores e 100 escrivães, que irão compor os quadros da Polícia Civil do Ceará.


Na recomendação, o Ministério Público também cobra que o prédio sofra intervenção urgente, porquanto possui vários pontos com fiações elétricas aparecendo, tetos e paredes com infiltrações e com mofo, e outros pontos críticos.


No caso de descumprimento da recomendação, o MPCE informa que poderá adotar, a depender da justificativa apresentada, as medidas legais necessárias a fim de assegurar a sua implementação, inclusive por meio do ajuizamento das ações pertinentes, dentre as quais ações civis públicas, de improbidade administrativa e demais cabíveis.


Assessoria de Imprensa

Ministério Público do Estado do Ceará


Comentários