Pular para o conteúdo principal

Contratação: Maycon Cleiton é o mais novo goleiro do Vozão

  Em 2024, novo reforço alvinegro jogou pelo Vitória/BA Link para compartilhamento:    Copiar (Foto: Divulgação/CearaSC.com) De olho nas disputas da segunda metade da temporada 2024, o Ceará segue trabalhando no planejamento de elenco para a sequência da temporada. Visando o Brasileirão e a Copa do Brasil, o Alvinegro acertou a chegada de Maycon Cleiton, goleiro de 25 anos que iniciou o ano no Vitória/BA. Formado na base de equipes como Atlético/GO, Guarani e Santa Cruz, foi no clube pernambucano que o novo reforço do Ceará virou profissional. Ainda jovem, o goleiro assumiu a titularidade na equipe coral e, assim, chamou a atenção do Red Bull Bragantino, clube em que esteve nos últimos três anos. No início de 2024, Maycon Cleiton foi emprestado ao Vitória/BA, onde integrou o elenco campeão baiano. Maycon Cleiton chega ao Vozão para um contrato de empréstimo válido até o final de 2024. O atleta já está regularizado e chega à Capital nos próximos dias. Ficha técnica Maycon Cleiton de Pau

MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO CEARÁ ABRE EXPOSIÇÃO DO ARTISTA VISUAL CEARENSE EDUARDO FROTA NESTA QUINTA-FEIRA (2)

 

   O Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) que integra o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), abre, nesta quinta-feira (2), às 19h, a exposição "DESENHOS. geometria imperfeita / cavidades dilatadas", do artista visual fortalezense Eduardo Frota. Com curadoria de Jacqueline Medeiros, a mostra reúne desenhos e elaborações de grandes dimensões no plano das paredes do museu.

     Alinhado com o último decreto estadual, o acesso ao Museu permanece condicionado à apresentação do passaporte vacinal com pelo menos a 2ª dose ou dose única (a depender do imunizante) e do documento de identificação com foto. Até 4 de setembro de 2022, a mostra poderá ser conferida de terça a sexta, das 9h às 18h (acesso até 17h30), e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h (último acesso 18h30).

     Partindo da premissa de que, num museu de arte contemporânea, a obra não deve ser mediada por nenhum suporte, o artista desbrava a superfície da materialidade concreta do museu para criar nova fisicalidade. Com uma intervenção artística ampla e direta na arquitetura do próprio museu, Frota lança questões sobre arte, arquitetura, fluxo, espaço e tempo, tais como o que significa ser um museu de arte contemporânea do ponto de vista da arquitetura, circuitos de arte no Brasil ou ainda até que ponto a obra de um artista contemporâneo está submetida a arquitetura do espaço expositivo. Trabalhando com o mínimo de material possível, mas essencialmente o que sugere a expansão do próprio espaço, o artista desnuda desenhos e formas, muitos deles revelados pelo próprio ambiente.



 

     Para a curadora Jacqueline Medeiros, Frota usa o elemento da geometria como disparador para o pensamento contemporâneo da arte, mais uma expansão do gesto artístico do que a procura perfeita da simetria geométrica idealizada. "Aqui, a geometria é como um corpo elástico e não como um desenho precisamente calculado. São representações construídas com suas condições físicas imperfeitas por terem sido realizadas manualmente", afirma Medeiros.

     O artista passa a integrar o projeto Trajetórias, programa a partir do qual o MAC-CE convida o público a conhecer ou revisitar o trabalho de artistas cearenses, ou radicados e que produzem no Ceará há muito tempo, a fim de resgatar, fomentar e difundir essas produções. Reconhecido nacionalmente, Eduardo Frota é um artista de importante e intensa trajetória. A mostra, além de evidenciar o seu percurso, apresenta esse trabalho inédito.

    De acordo com a gestora do MAC-CE, Cecília Bedê, a proposta do artista coincide com o momento em que o Museu experimenta processos de revisão, reanálise e recuperação de acervo histórico e ações museológicas em geral, de estreitamento de sua relação com a cidade, o entorno, a classe artística e o público e reflexão e amadurecimento da sua razão de existir. Se a contemporaneidade pressupõe a dilatação, a revolução e a ampliação das perspectivas estruturais e históricas, Frota lança novas perspectivas de olhar e escava a superfície do reboco, a pele do museu. Descortina e descobre espaços naturais do prédio, antes invisíveis e distantes de se tornarem objeto significante. Talha na pele do museu desenho e texto, revela camadas internas, cores, fendas e orifícios. Cria relevos e novas geografias, e, com eles, traz à tona narrativas e processos históricos.

     "Para além dessa experiência, que é bastante corporal, esse gesto também nos permite pensar sobre todo um percurso, que já conta com 23 anos de vida, e como esse equipamento responde ao título que ele mesmo carrega. Nos possibilita discutir sobre sua origem e a cena artística do momento em que ele nasce até os dias de hoje e isso representa falar sobre modernidade e contemporaneidade em um só espaço-tempo", afirma Bedê. 

 

O artista


 

Eduardo Frota é natural de Fortaleza, Ceará, onde vive e trabalha. Formado no Curso Intensivo de Arte/Educação (CIAE) Escolinha de Arte do Brasil - EAB, Rio de Janeiro, RJ, Licenciatura Plena em Educação Artística pela Faculdades Integradas Bennet, RJ. Frequentou a Escola de Artes Visuais - EAV, Parque Lage, RJ no início dos anos 1980 e os cursos do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro -MAM / RJ. Nos anos 1990-2012 foi cofundador e coordenador do núcleo de artes plásticas do Alpendre Casa de Arte Pesquisa e Produção. Fortaleza - CE. Em 2001, foi curador adjunto do II Programa Rumos Visuais Itaú para os estados do Ceará, Piauí, Maranhão e Tocantins. Participou da III Bienal do Mercosul - Porto Alegre - RS, da XXV Bienal Internacional de São Paulo - SP, Novas Aquisições - Coleção Gilberto Chateaubriand - MAM - RJ. As principais exposições individuais: 1988  Galeria Macunaíma - FUNARTE  e 1991 - IAB/RJ - Instituto dos Arquitetos do Brasil no Rio de Janeiro - RJ, Centro Cultural São Paulo - SP - Artista Convidado, em 2002 Galeria Vicente do Rego Monteiro - Fundação Joaquim Nabuco - Recife - PE, 2003 CCBB - São Paulo -SP, série de Intervenções Extensivas em 2005 no Museu Vale do Rio Doce - Vila Velha - ES, 2006  no MAM - Rio de Janeiro - RJ, no Palácio das Artes - Belo Horizonte - MG, no Centro Universitário MariAntônia da USP - São Paulo - SP, 2008 no Museu Oscar Niemeyer - Curitiba - PR, 2010  Associações Disjuntivas I - ALPENDRE - Fortaleza - CE, 2018  DES / Construir sobre ruínas na Fundação Marcos Amaro - Itu - SP,  2019 Revólver a terra para semear heterotopias - Sem Título Arte - Fortaleza e Rotas de Extravios na Caixa Cultural Fortaleza.          



A curadora 
 


 

Jacqueline Medeiros é bacharel em Artes Visuais pela Universidade Grande Fortaleza, mestre e doutora em História a Crítica da Arte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Participou do grupo de curadoria e de organização do 68º Salão de Abril Sequestrado de Fortaleza(2018) e curadora geral do 70º Salão de Abril de Arte de Fortaleza (2019). Possui selo editorial Pano de Roda: território e movimento com publicações sobre artistas cearenses, desde 2017. Coordenou a catalogação do acervo de arte do Banco do Nordeste (2012 e 2020). De 2016 a 2019, foi curadora da programação de exposições no espaço autônomo Sem Titulo Arte. De 2003 a 2014, trabalhou como coordenadora de artes visuais no Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza, onde implantou a sistemática de editais públicos, curadoria de exposições do acervo do BNB e criou junto com artistas locais - Solon Ribeiro, Enrico Rocha, Eduardo Frota e Waléria Américo -  três edições do Laboratório de Arte Contemporânea para artistas iniciantes. Possui textos sobre arte cearense na revista Dastares (ed. 47) e em livros sobre os artistas cearenses Herbert Rolim, Diego de Santos, Solon Ribeiro, Henrique Viudez e Eduardo Frota, Simone Barreto, Zenon Barreto, dentre outros. Realizou as exposições Rotas de Extravios, Revolver a terra para semear heterotopias e 1ª Lição de Geometria: O Quadrado de Eduardo Frota.

 

 

 

Serviço: Abertura da exposição "DESENHOS. geometria imperfeita / cavidades dilatadas", de Eduardo Frota.
Curadoria: Jacqueline Medeiros
Data: 02 de junho de 2022 (quinta-feira)
Horário: 19h 
Local: Museu de Arte Contemporânea do Ceará (Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura - Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema)
Gratuito e livre. Acesso liberado mediante apresentação de passaporte vacinal para pessoas com idade a partir de 12 anos (2ª dose ou dose única, a depender do imunizante) e documento de identificação com foto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.