Pular para o conteúdo principal

Polícia Civil captura suspeito de ameaça e violência psicológica contra mãe em Sobral

  Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) capturou, nesta quinta-feira (25), um homem de 29 anos, suspeito de ameaça e violência psicológica contra a própria mãe, uma idosa de 72 anos. A captura aconteceu na cidade de Sobral – Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Estado. A investigação, desencadeada pela Delegacia de Defesa da Mulher de Sobral, unidade especializada da PCCE, aponta que o suspeito, com antecedentes por nove crimes de ameaça, uma lesão corporal dolosa, além de crime de violência doméstica e dano, causava conflitos em casa. Diante da situação, a PCCE solicitou um mandado de prisão preventiva contra o investigado. O pedido foi deferido e cumprido pelos policiais civis da DDM de Sobral. O homem foi colocado à disposição da Justiça. Denúncias A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa So

Obras de Sérvulo Esmeraldo “Monumento ao Jangadeiro” e “Interceptor Oceânico” têm restauro concluído

 

"Interceptor Oceânico" é um ícone da paisagem da Cidade, tendo sido inaugurado em 1978 (Fotos: Alex Costa)

Duas obras icônicas da orla de Fortaleza tiveram trabalhos de restauro finalizados nesta segunda-feira (20/06). O “Interceptor Oceânico” e o “Monumento ao Jangadeiro”, ambas esculturas do artista cearense Sérvulo Esmeraldo (1929-2017), passaram por melhorias, iniciadas em novembro de 2021. As peças fazem parte da memória afetiva da capital cearense e estão localizadas no calçadão da Av. Beira-Mar.

Os trabalhos foram realizados por empresa licitada pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), tudo dentro dos moldes fornecidos pelo Instituto Sérvulo Esmeraldo, que concedeu à Secultfor os croquis (documentos originais) das obras para que fosse realizada a restauração.

Para viabilizar as melhorias, o “Monumento ao Jangadeiro” foi retirado do local e encaminhado a um galpão metalúrgico especializado para este tipo de intervenção, onde passou pelo restauro. Já o “Interceptor Oceânico” teve todo o processo realizado no local onde está fincada, na altura do “Espigão do Náutico”. Todos os reparos dos elementos históricos do local foram realizados conforme diagnóstico elaborado pela Coordenadoria de Patrimônio Histórico e Cultural (CPHC) da Secretaria.

“As obras necessitam passar periodicamente por um processo de conservação e restauração, para que, assim, possamos manter o relevante legado que Sérvulo deixou para o Ceará”, enfatiza o secretário municipal da cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira. “A importância de realizarmos este trabalho é uma consideração e um respeito a este legado do artista, além de um cuidado da Prefeitura com as obras de arte da Capital. É importante observarmos que há um conceito refinado nestas peças, como o da espacialidade e da monumentalidade, sendo marcos na paisagem da nossa Beira-Mar”, comenta.

Os restauros das esculturas fazem parte da requalificação da Av. Beira-Mar, cujo pacote de ações teve inauguração em 20 de maio de 2022. O calçadão de Fortaleza se consolida como um dos mais completos do Brasil em infraestrutura, com nova Feirinha, barracas, equipamentos esportivos e banheiros públicos. As intervenções contaram com investimento de R$ 120 milhões, incluindo os trabalhos nas duas esculturas no valor de R$ 188.888,90.

"Monumento ao Jangadeiro" é uma referência aos jangadeiros que atuam em Fortaleza

As obras

A escultura “Monumento ao Jangadeiro” é de 1992, sendo uma referência aos jangadeiros que atuavam em Fortaleza e cobravam melhores condições de trabalho. A requalificação do espaço recuperou elementos históricos da obra. O "Interceptor Oceânico" é um ícone da paisagem da Cidade, tendo sido inaugurado em 1978, quando o Governo do Estado lançou projeto de construção da escultura, como um monumento ao saneamento básico da Capital.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.