Pular para o conteúdo principal

Obras de Sérvulo Esmeraldo “Monumento ao Jangadeiro” e “Interceptor Oceânico” têm restauro concluído

 

"Interceptor Oceânico" é um ícone da paisagem da Cidade, tendo sido inaugurado em 1978 (Fotos: Alex Costa)

Duas obras icônicas da orla de Fortaleza tiveram trabalhos de restauro finalizados nesta segunda-feira (20/06). O “Interceptor Oceânico” e o “Monumento ao Jangadeiro”, ambas esculturas do artista cearense Sérvulo Esmeraldo (1929-2017), passaram por melhorias, iniciadas em novembro de 2021. As peças fazem parte da memória afetiva da capital cearense e estão localizadas no calçadão da Av. Beira-Mar.

Os trabalhos foram realizados por empresa licitada pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), tudo dentro dos moldes fornecidos pelo Instituto Sérvulo Esmeraldo, que concedeu à Secultfor os croquis (documentos originais) das obras para que fosse realizada a restauração.

Para viabilizar as melhorias, o “Monumento ao Jangadeiro” foi retirado do local e encaminhado a um galpão metalúrgico especializado para este tipo de intervenção, onde passou pelo restauro. Já o “Interceptor Oceânico” teve todo o processo realizado no local onde está fincada, na altura do “Espigão do Náutico”. Todos os reparos dos elementos históricos do local foram realizados conforme diagnóstico elaborado pela Coordenadoria de Patrimônio Histórico e Cultural (CPHC) da Secretaria.

“As obras necessitam passar periodicamente por um processo de conservação e restauração, para que, assim, possamos manter o relevante legado que Sérvulo deixou para o Ceará”, enfatiza o secretário municipal da cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira. “A importância de realizarmos este trabalho é uma consideração e um respeito a este legado do artista, além de um cuidado da Prefeitura com as obras de arte da Capital. É importante observarmos que há um conceito refinado nestas peças, como o da espacialidade e da monumentalidade, sendo marcos na paisagem da nossa Beira-Mar”, comenta.

Os restauros das esculturas fazem parte da requalificação da Av. Beira-Mar, cujo pacote de ações teve inauguração em 20 de maio de 2022. O calçadão de Fortaleza se consolida como um dos mais completos do Brasil em infraestrutura, com nova Feirinha, barracas, equipamentos esportivos e banheiros públicos. As intervenções contaram com investimento de R$ 120 milhões, incluindo os trabalhos nas duas esculturas no valor de R$ 188.888,90.

"Monumento ao Jangadeiro" é uma referência aos jangadeiros que atuam em Fortaleza

As obras

A escultura “Monumento ao Jangadeiro” é de 1992, sendo uma referência aos jangadeiros que atuavam em Fortaleza e cobravam melhores condições de trabalho. A requalificação do espaço recuperou elementos históricos da obra. O "Interceptor Oceânico" é um ícone da paisagem da Cidade, tendo sido inaugurado em 1978, quando o Governo do Estado lançou projeto de construção da escultura, como um monumento ao saneamento básico da Capital.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Idomed Canindé realiza capacitação de profissionais da saúde sobre acolhimento e humanização do atendimento no SUS

  Os profissionais da saúde da atenção básica no município de Canindé, além dos profissionais que atuam na Central de Marcação do município e na Central de Abastecimento Farmacêutico, participaram de capacitação sobre acolhimento e humanização do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), na última semana. O evento aconteceu no auditório do  Instituto de Educação Médica Idomed Canindé em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Canindé e com o Ciclo Permanente de Educação Continuada da Faculdade Estácio de Canindé. Segundo o professor Dr. Orleâncio Gomes Ripardo de Azevedo, coordenador do programa de extensão do Idomed de Canindé, a capacitação é um importante passo para o fortalecimento dos trabalhos da rede pública de saúde. “Esse tipo de ação de aprimoramento que estamos proporcionando aos profissionais da saúde irá beneficiar todos, principalmente a população que utiliza os serviços de saúde pública”, explica. A diretora da unidade de Canindé, Iael Marinheiro, explica que