Pular para o conteúdo principal

Cartão do SUS será unificado com dados de CPF do usuário Pacientes sem CPF ainda continuam sendo atendidos pelo sistema

  O novo Cartão Nacional de Saúde (CNS), a partir de agora, passa a exibir nome e CPF no lugar do antigo número. A mudança foi anunciada nesta terça-feira (16) pelos ministérios da Saúde e da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI). A previsão é que 111 milhões de cadastros sejam inativados até abril de 2026 – desde julho, 54 milhões já foram suspensos. Em entrevista coletiva, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que pacientes sem CPF continuam sendo atendidos normalmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Não estamos deixando ninguém para trás. As pessoas que não têm CPF ainda vão continuar a ser atendidas”, disse. “Não há sistema nacional de saúde público que tenha o volume, a diversidade e a complexidade dos dados que tem o SUS”, completou. >> Siga o canal da  Agência Brasil  no WhatsApp Higienização Para tornar a unificação possível, a pasta iniciou uma espécie de limpeza da base de cadastros de usuários do SUS, conhecida como CadSUS. Desde ent...

Projeto que sugere Centros de Referência para tratamento da Obesidade é aprovado na Comissão na Câmara Municipal de Fortaleza

 Comissão de Saúde - Foto: Érika Fonseca

Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 1º, a Comissão de Saúde aprovou o projeto de indicação n° 450/2017, de autoria do vereador Gardel Rolim (PDT), que sugere ao Executivo a criação de Centros de Referência para tratamento da Obesidade (CRTOS) em Fortaleza.

De acordo com a matéria, os Centros terão equipes multiprofissionais, contando com Assistente Social, Educador Físico, Enfermeiro, Médico Endocrinologista, Médico Nutrólogo, Nutricionista e Psicólogo. Os profissionais deverão ofertar aos pacientes, antes da indicação da cirurgia, outras alternativas terapêuticas, como os tratamentos através de medicamentos, atividade física e dietas. Salvo indicação médica contrária, nos casos de pacientes que não podem praticar atividades físicas regulares ou que não possam passar por tratamento farmacológico.

A cirurgia deverá ser o último recurso a ser utilizado pelo paciente obeso, o qual se dará apenas na ocasião da não eficácia ou da impossibilidade de fazer de outros tratamentos. Será considerada eficaz a intervenção terapêutica que resultar em redução maior ou igual a 1% do peso corporal do paciente por mês, e pelo menos 5% no período de 3 a 6 meses. A Prefeitura de Fortaleza ainda poderá firmar convénio com o Governo do Estado do Ceará, a fim de ofertar o tratamento através de intervenção cirúrgica para perda de peso, como a cirurgia bariátrica.

De acordo com o autor do projeto, a medida se faz necessária diante dos índices de obesidade registrados na Capital e cita a pesquisa do Sistema de vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefónico (VIGITEL), realizado em 2016. Na época, 20% da população de Fortaleza foi considerada obesa, ou seja, 1 em cada 5 fortalezenses.

“Em face de todos os resultados de pesquisas realizadas por entidade competentes, que apontam Fortaleza como uma das cidades com maior percentual de obesos no Brasil, faz-se necessária a atuação do Poder Público para a garantia do direito fundamental da saúde, necessidade essa que motiva essa propositura para a criação de uma política de saúde pública voltada para o enfrentamento à obesidade”, aponta Gardel.

Na ocasião também foram aprovados o projeto de Indicação n° 1164/21, de autoria do vereador Júlio Brizzi, (PDT), que autoriza o Poder Executivo a criar o Centro de Atenção da Saúde do Homem em Fortaleza e o projeto de Indicação n° 1548/21, de autoria da vereadora Tia Francisca (PL), que cria Programa Farmácia Veterinária Solidária (FARMASOL)

Trâmite- O projeto vai para votação em Plenário e caso seja aprovado é encaminhado ao Executivo para dar ciência. Por se tratar de um Indicativo, é preciso que o prefeito José Sarto (PDT) envie mensagem ao Legislativo, a fim de que a proposição seja regulamentada e possa ser executada de fato.

Para conferir a pauta completa da reunião desta quarta-feira, clique aqui.

Foto: Érika Fonseca

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.