Pular para o conteúdo principal

Incêndio atinge prédio em construção em Recife Segundo o Corpo de Bombeiros, ainda não há informações sobre vítimas

  Um incêndio atingiu um prédio em construção no bairro da Torre, zona oeste do Recife, na noite desta quinta-feira (28). Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, ainda não há informações sobre vítimas.  Vídeos divulgados nas redes sociais mostram o incêndio de grandes proporções. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 20h05min da noite de hoje. Inicialmente, foram enviadas quatro viaturas ao local: duas de combate a incêndio,  uma plataforma e uma de comando operacional.  Por questão de segurança, a Neoenergia, concessionária de energia que atende a região, informou que desligou preventivamente a rede elétrica nas imediações do edifício. “Equipes da distribuidora permanecem na localidade auxiliando os trabalhos do Corpo de Bombeiros. O serviço na área será imediatamente restabelecido assim que houver condições segura para a população”, informou a empresa.  O prefeito do Recife, João Campos, disse que acionou o Centro de Operações do Recife (COP) para monitorar os e

Projeto que sugere Centros de Referência para tratamento da Obesidade é aprovado na Comissão na Câmara Municipal de Fortaleza

 Comissão de Saúde - Foto: Érika Fonseca

Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 1º, a Comissão de Saúde aprovou o projeto de indicação n° 450/2017, de autoria do vereador Gardel Rolim (PDT), que sugere ao Executivo a criação de Centros de Referência para tratamento da Obesidade (CRTOS) em Fortaleza.

De acordo com a matéria, os Centros terão equipes multiprofissionais, contando com Assistente Social, Educador Físico, Enfermeiro, Médico Endocrinologista, Médico Nutrólogo, Nutricionista e Psicólogo. Os profissionais deverão ofertar aos pacientes, antes da indicação da cirurgia, outras alternativas terapêuticas, como os tratamentos através de medicamentos, atividade física e dietas. Salvo indicação médica contrária, nos casos de pacientes que não podem praticar atividades físicas regulares ou que não possam passar por tratamento farmacológico.

A cirurgia deverá ser o último recurso a ser utilizado pelo paciente obeso, o qual se dará apenas na ocasião da não eficácia ou da impossibilidade de fazer de outros tratamentos. Será considerada eficaz a intervenção terapêutica que resultar em redução maior ou igual a 1% do peso corporal do paciente por mês, e pelo menos 5% no período de 3 a 6 meses. A Prefeitura de Fortaleza ainda poderá firmar convénio com o Governo do Estado do Ceará, a fim de ofertar o tratamento através de intervenção cirúrgica para perda de peso, como a cirurgia bariátrica.

De acordo com o autor do projeto, a medida se faz necessária diante dos índices de obesidade registrados na Capital e cita a pesquisa do Sistema de vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefónico (VIGITEL), realizado em 2016. Na época, 20% da população de Fortaleza foi considerada obesa, ou seja, 1 em cada 5 fortalezenses.

“Em face de todos os resultados de pesquisas realizadas por entidade competentes, que apontam Fortaleza como uma das cidades com maior percentual de obesos no Brasil, faz-se necessária a atuação do Poder Público para a garantia do direito fundamental da saúde, necessidade essa que motiva essa propositura para a criação de uma política de saúde pública voltada para o enfrentamento à obesidade”, aponta Gardel.

Na ocasião também foram aprovados o projeto de Indicação n° 1164/21, de autoria do vereador Júlio Brizzi, (PDT), que autoriza o Poder Executivo a criar o Centro de Atenção da Saúde do Homem em Fortaleza e o projeto de Indicação n° 1548/21, de autoria da vereadora Tia Francisca (PL), que cria Programa Farmácia Veterinária Solidária (FARMASOL)

Trâmite- O projeto vai para votação em Plenário e caso seja aprovado é encaminhado ao Executivo para dar ciência. Por se tratar de um Indicativo, é preciso que o prefeito José Sarto (PDT) envie mensagem ao Legislativo, a fim de que a proposição seja regulamentada e possa ser executada de fato.

Para conferir a pauta completa da reunião desta quarta-feira, clique aqui.

Foto: Érika Fonseca

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.