Pular para o conteúdo principal

Shoppings do Grupo Ancar no Ceará avançam na reciclagem de resíduos no primeiro trimestre



A sustentabilidade é um dos pilares de governança do Grupo Ancar Ivanhoe. Em sintonia com os 50 anos do Dia Mundial do Meio Ambiente, centros de compra reforçam projetos que incentivam a preservação e a restauração dos recursos naturais.


Há exatos 50 anos, foi instituído o Dia Mundial do Meio Ambiente, a partir da Conferência de Estocolmo, na Suécia. A vida sustentável, em harmonia com a natureza, é o foco das ações deste ano em todo o planeta, por meio da campanha #UmaSóTerra. E os shopping centers do Grupo Ancar Ivanhoe no Ceará - North Shopping Fortaleza, North Shopping Jóquei, North Shopping Maracanaú e Via Sul Shopping - contribuem com este objetivo, por meio do projeto Sustentabilidade Transforma, que atua na  preservação e na restauração de recursos naturais, com destaque para a reciclagem. No primeiro trimestre deste ano, os quatro equipamentos alcançaram a expressiva marca de quase 97 toneladas de resíduos reciclados, 38% a mais que no mesmo período do ano passado. Lembrando que a taxa de reciclagem no país, é de apenas 3%*.


Já o óleo de cozinha, altamente poluidor para rios e lagoas, teve em 2021, 191 litros encaminhados para a reciclagem pelos centros de compra. Esse material é recolhido nas praças de alimentação dos shoppings e, após processos de reciclagem, é transformado em barras de sabão e velas aromatizadas em parceria com a Rede de Mulheres Empreendedoras Sustentável (Remes), fortalecendo assim iniciativas de apoio a mulheres empreendedoras de Fortaleza. Outra ação relevante é a coleta de pilhas e baterias, cápsulas de café, e até bitucas de cigarro que iriam para o lixo comum e, graças à iniciativa dos shoppings do Grupo Ancar Ivanhoe, são destinados corretamente aos locais de reaproveitamento.


Além de reduzir a quantidade de resíduos enviados ao aterro sanitário, o Sustentabilidade Transforma trabalha para diminuir a emissão de carbono na atmosfera gerado no transporte do material até os aterros, além de economia de água e energia.


“Nosso papel, enquanto uma grande rede, é estarmos atentos para o futuro de todos. Precisamos implantar e incentivar atividades que tenham impacto real e de médio e longo prazo. Queremos mostrar que as nossas ações vão refletir nas próximas gerações e nos recursos naturais. As iniciativas dos shoppings do Grupo Ancar Ivanhoe mostram o quanto acreditamos que juntos, podemos ser agentes de mudança positiva para toda a sociedade”, comentou Carlos de Júlio, superintendente regional da Ancar Ivanhoe.


Espaços e programas sustentáveis


Cada um dos quatro shoppings do Grupo Ancar possui local destinado ao projeto Sustentabilidade Transforma, com exposições temáticas, distribuição de velas, sabão e mudas de plantas, e recolhimento de materiais como papelão, metais, plásticos e óleo. Além disso, os shoppings  periodicamente investem em iluminação em LED, fazem parcerias com instituições ligadas às comunidades do entorno onde estão instalados, realizam treinamento de colaboradores e lojistas e campanhas de conscientização em seus espaços.


No North Shopping Fortaleza, esse movimento em prol da sustentabilidade ultrapassou as fronteiras do shopping e chegou à comunidade, por meio do projeto Raízes do Nortão, que produz adubo para hortas a partir das sobras de alimentos da praça de alimentação. Já foram implantadas hortas em instituições de apoio a idosos, condomínios e escolas públicas próximas do shopping. Cerca de 200 famílias são beneficiadas entre mais de 40 espécies de frutas, legumes, verduras e hortaliças. A produção é direcionada para os colaboradores, lojistas e o entorno do shopping. Em 2021, foram recicladas cerca de 11 toneladas de resíduos orgânicos.


*dados ABRELPE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Idomed Canindé realiza capacitação de profissionais da saúde sobre acolhimento e humanização do atendimento no SUS

  Os profissionais da saúde da atenção básica no município de Canindé, além dos profissionais que atuam na Central de Marcação do município e na Central de Abastecimento Farmacêutico, participaram de capacitação sobre acolhimento e humanização do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), na última semana. O evento aconteceu no auditório do  Instituto de Educação Médica Idomed Canindé em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Canindé e com o Ciclo Permanente de Educação Continuada da Faculdade Estácio de Canindé. Segundo o professor Dr. Orleâncio Gomes Ripardo de Azevedo, coordenador do programa de extensão do Idomed de Canindé, a capacitação é um importante passo para o fortalecimento dos trabalhos da rede pública de saúde. “Esse tipo de ação de aprimoramento que estamos proporcionando aos profissionais da saúde irá beneficiar todos, principalmente a população que utiliza os serviços de saúde pública”, explica. A diretora da unidade de Canindé, Iael Marinheiro, explica que