Pular para o conteúdo principal

Mais 154 municípios vão receber vacinas contra a dengue Informou nesta quinta-feira o Ministério da Saúde

  Ministério da Saúde divulgou, nesta quinta-feira (28), a lista completa dos 154 municípios que serão contemplados com doses da vacina contra a dengue em abril. O anúncio da ampliação de localidades selecionadas para receber os imunizantes, com essa terceira remessa,   tinha sido feito um dia antes pela pasta .  Os 154 novos municípios fazem parte de 11 regiões de saúde com população residente igual ou maior a 100 mil habitantes. Em comum, as cidades escolhidas apresentam as altas taxas de transmissão da doença nos últimos meses. São elas: Central (ES); Betim (MG); Uberaba (MG); Uberlândia/Araguari (MG); Recife (PE); Apucarana (PR); Grande Florianópolis (SC); Aquífero Guarani (SP); Região Metropolitana de Campinas (SP); São José do Rio Preto (SP) e São Paulo. O imunizante é destinado a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, público-alvo do governo federal, pois concentra a maior proporção de internação pela doença. O esquema vacinal é composto por duas doses que devem ser aplicadas

Festival TIC festeja a alegria do reencontro presencial com o público infantil




Com toda a programação gratuita, a 11ª edição do Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará acontece entre 06 de agosto e 03 de setembro de 2022 com espetáculos em seis cidades do estado. Haverá serviço de valet (manobrista com estacionamento gratuito) para a programação do TIC nos teatros do Porto Dragão e do Dragão do Mar para os 50 primeiros carros com apresentação do comprovante do ingresso virtual.

 

É tempo de alegria! Este é o tema que move o 11º TIC – Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará, que entre 06 de agosto e 03 de setembro leva espetáculos ao encontro de crianças de Fortaleza, São Gonçalo do Amarante (Praia do Pecém), Caucaia, Morada Nova, Itapipoca e Maracanaú. Debates em escolas e seminário virtual para educadores com o tema “Arte e Educação” completam a programação desta edição. Todas as atividades têm acesso gratuito. Para saber tudo o que vai acontecer no TIC, a programação pode ser consultada no site www.festivaltic.com.br.

 

A cada edição o TIC faz um convite ao público abordando um novo tema. Em 2019, com “Viva essa experiência”, incentivou os processos de descobertas das crianças, o aprendizado, a percepção de si mesmos e do mundo à volta. Em 2020, com programação 100% virtual, o festival comemorou 10 anos com o tema “Livres para celebrar”, lembrando as conquistas e o legado que tem gerado à cultura infância do Ceará. Depois de atravessar 2021 sem festival, o tema do 11º TIC só poderia mesmo ser este: “Tempo de alegria!”. É um convite a sair do automático, a ver as coisas sob outros ângulos, apreciar, refletir e, assim, encontrar a fonte de alegria que está ao alcance de todos nas paisagens, nos amigos, nos livros, nas artes, nos encontros.

 

Nos palcos de teatros, praças e escolas serão 55 sessões de espetáculos apresentados por 11 atrações do Ceará, Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo. São artistas que vão compartilhar seu “tempo de alegria” com o público, formado por crianças, desde a primeira infância, até os adultos. Como diz o diretor do TIC, Emídio Sanderson, “é uma alegria estar de volta e com o público presente”.

 

ATRAÇÕES

 

Do Ceará, o festival leva aos palcos Cia Prisma, com o espetáculo “João Sortudo”; Coletivo WE com “Para onde vão as meias quando elas desaparecem?”; grupo Dona Zefinha, apresentando “O Circo sem teto da lona furada dos Bufões”; Grupo Blitz, com o novo trabalho, “Bia e Luca contra o Dr. Desperdício”, esquete teatral que aborda o tema da reutilização de materiais recicláveis, criado especialmente para o TIC, como resultado da parceria com a Enel; Grupo Galhofo em “O Galinheiro de Bragança”; cantora Luiza Nobel, com o show “Luiza Nobel para crianças”, que estreou em 2021 na 3ª edição do Cine MIAU; e Pavilhão da Magnólia, estreando  “Experimento - Como nascem as famílias”. Juntam-se aos cearenses na programação do 11º TIC Cia Lumiato (DF), Duda Maia (RJ), Sobrevento (SP) e Zé Regino (DF).

 

ESTREIA

 

Experimento - Como nascem as famílias”, do Pavilhão da Magnólia, tem texto de Luisa Arraes e é o segundo trabalho do grupo com a orientação cênica de Miguel Vellinho. O primeiro foi “Ogroleto”, espetáculo inspirado no texto de Suzanne Lebeau, que teve estreia no TIC em 2015.  Em 2019, o grupo estreou no TIC “Napoleão”, texto e direção de Marcelo Romagnoli. “Experimento - Como nascem as famílias” é um espetáculo musicado que fala das novas formações familiares. Suelen e Nara são irmãs de pais separados e ganham um irmão, Ian, quando o pai decide morar com a namorada.  A peça tem a direção musical de Mona Gadelha. Criado em 2005, o Pavilhão da Magnólia é um dos mais reverenciados grupos de teatro de Fortaleza, com uma prática voltada para ações que movimentam a cena cultural da cidade. Com pesquisas e produções teatrais para palco e rua, voltadas para crianças, jovens e adultos, já circulou com seus trabalhos por diversos festivais e espaços culturais do Brasil.

 

NACIONAIS

 

De Brasília, Duda Maia traz ao 11º TIC “Vamos comprar um poeta”, que integra uma trilogia de espetáculos que criou para crianças. Este musical infanto-juvenil é uma adaptação do livro homônimo do escritor português Afonso Cruz, que fala de invenção, amizade e despedida. Duda Maria tem um extenso currículo nas artes cênicas, com destaque para a dança e os musicais. Acumula 13 prêmios de melhor direção, entre eles Shell e Bibi Ferreira.

 

O grupo Sobrevento, de São Paulo, é reconhecido internacionalmente como um dos maiores expoentes brasileiros do Teatro de Animação. São 36 anos de carreira e um repertório que já passou por diferentes cidades e países. Grupo pioneiro no Teatro para Bebês no Brasil, traz ao TIC dois espetáculos, “Bailarina” e “Terra”, ambos para crianças de 6 meses a 3 anos.

 

Quem também traz ao TIC um espetáculo para bebês é o palhaço Zé Regino, do DF. “O Concerto - Palhaçaria para bebês”, para crianças de 6 meses a 5 anos, será apresentado em cinco das seis cidades onde o festival acontece: Fortaleza, São Gonçalo do Amarante (Praia do Pecém), Caucaia, Morada Nova, Itapipoca. Ele também apresenta nesta edição “Carriola”, para público de todas as idades. Palhaço, bonequeiro, ator, diretor e arte-educador, Zé Regino tem uma vasta formação e experiência na área das artes cênicas no Brasil e no exterior, com destaque para a comicidade. É fundador do Grupo de Teatro Celeiro das Antas.

 

O teatro de sombras marca o espetáculo “Iara - O encanto das águas”. Será apresentado pela Cia Lumiato, criada em Buenos Aires, na Argentina, em 2008, e radicada em Brasília.  A companhia dedica-se exclusivamente a esse gênero teatral, com o qual vem se destacando nos dois países.

 

SESSÕES ABERTAS AO PÚBLICO

 

A programação de espetáculos abertos ao público do 11º TIC começa por Fortaleza nos dias 6 e 7 de agosto (sábado e domingo), com apresentações no espaço Arena Dragão do Mar, no Teatro Dragão do Mar e no Teatro B. de Paiva, no Centro Cultural Porto Dragão. Para os dois teatros, a retirada antecipada será de até dois ingressos (gratuitos) por CPF, um dia antes de cada espetáculo a partir das 15h na plataforma Sympla (www.sympla.com.br). Se não estiverem esgotados, os ingressos serão disponibilizados também nas bilheterias dos teatros antes do início dos espetáculos. O TIC disponibilizará serviço gratuito de valet (manobrista com estacionamento) para os 50 primeiros carros mediante apresentação de ingresso virtual do festivalO serviço de valet será no estacionamento da Praça Almirante Saldanha, ao lado do posto policial.

 

No espaço Arena Dragão do Mar, o TIC terá, além dos espetáculos, uma programação especial das 16h às 20h. Nos dois dias, o festival terá uma Feira de Troca de Livros e Brinquedos e uma Feira de Comidinhas. Das 16h às 18h30, o mascote do Cine Miau, DJ Miau, visita o TIC, seu festival “irmão”, já que ambos - TIC e Cine Miau - são “crias” de Osiel Gomes e Emídio Sanderson, diretores da Invento Produções. No local, numa ação do Dragão do Mar, haverá também, nos dois dias, a feira Fuxico no Dragão, que reúne empreendedores de produtos criativos. No sábado, das 16h às 19h, o TIC realiza a Oficina de Brinquedos Reciclados com Simone Barreto. Já no domingo, das 15h às 18h, numa ação do Dragão do Mar acontece no local o projeto Brincando e Pintando no Dragão, com brincadeiras e atividades lúdicas para crianças de todas as idades. O parquinho do Dragão está liberado.

 

Para a programação no Centro Dragão do Mar e no Porto Dragão, o público do TIC precisa apresentar o passaporte vacinal e o documento de identificação com foto. Para pessoas com idade a partir de 12 anos é preciso apresentar o comprovante da 2ª dose ou dose única (a depender do imunizante). A medida é em respeito aos protocolos para enfrentamento ao coronavírus.

 

Em Caucaia o TIC estará no dia 12/08 (sexta-feira) na Escola Indígena Direito de Aprender do Povo Anacé, com espetáculos a partir das 18h30. No dia 13/08 (sábado) leva programação ao Pecém, em São Gonçalo do Amarante, com espetáculos na Praça da Matriz a partir das 18h. No domingo, 14/08, é a vez do público de Morada Nova conferir as apresentações do TIC a partir das 19h30 na Praça da Matriz. No final de semana seguinte, o festival chega a Itapipoca, e apresenta espetáculos nos dias 20 e 21/08 (sábado e domingo), a partir das 18 horas, na Praça da Prefeitura. Encerrando a programação aberta ao público, o TIC estará no dia 03/09 (sábado) em Maracanaú, com espetáculos a partir das 18h30 na Praça da Estação.

 

SESSÕES PARA ESCOLAS

 

Além das atividades abertas ao público, o TIC, em todas as edições, reserva boa parte de sua programação para sessões exclusivas a alunos de escolas públicas, privadas e projetos sociais. Este ano, das 55 sessões, 32 serão para escolas. É uma forma de democratizar o acesso à arte aliado a uma proposta educativo-cultural, dando a muitas crianças a oportunidade de estar em um teatro, e proporcionar momentos de alegria.

 

O TIC leva escolas de Fortaleza ao Theatro José de Alencar, Teatro Dragão do Mar e Teatro B. de Paiva – Porto Dragão, no dia 10 de agosto (quarta-feira). Na capital, um dos espetáculos para escolas será “Para onde vão as meias quando elas desaparecem?”, do Coletivo WE (CE), destinado a crianças a partir dos 6 anos. Serão duas sessões no Teatro Dragão do Mar, com tradução em Libras e Audiodescrição. Os alunos das escolas públicas e de projetos sociais terão transporte garantido para a ida ao teatro.

 

Em Caucaia, no dia 09 (terça-feira), o TIC estará na Escola Helena de Aguiar Dias, no Cumbuco. No Pecém, em São Gonçalo do Amarante, o TIC terá programação no dia 08 (segunda-feira) para os alunos da Escola Euclides Pereira Gomes e no dia 09 (terça-feira) no CEI Francisco Martins da Silva. As sessões do TIC para escolas de Morada Nova serão no Centro de Educação Básica Coronel José Epifânio das Chagas, nos dias 15 e 16 (segunda e terça). Em Itapipoca será nos dias 18 e 19 (quinta e sexta). No primeiro dia, na EEB Prof. Pedro Teixeira Barroso e no CEI Cláudio José Ribeiro da Costa, e no segundo, no Centro Educacional Maria Magalhães Viana Azevedo e na EEB Cel. Adauto Bezerra. E nos dias 01 e 02 de setembro (quinta e sexta) a programação do TIC para escolas será em Maracanaú, com espetáculos no Teatro do Centro Cultural Dorian Sampaio.

 

DEBATES

 

A programação exclusiva para escolas inclui também debates com as crianças sobre os espetáculos assistidos. Serão 10 debates mediados por realizadores audiovisuais nas escolas públicas. Em Fortaleza, os debates serão no dia 15 de agosto nas escolas das crianças com deficiência visual e com deficiência auditiva sobre os espetáculos que terão conferido no dia 10 no Teatro Dragão do Mar. No interior, os debates serão realizados logo após os espetáculos. Só não haverá debates em Maracanaú.

 

SEMINÁRIO

 

Seminário Arte e Educação, de 01 a 05 de agosto, antecede a programação de espetáculos do festival, que começa no dia 06. Destinado a educadores, o seminário abordará o tema das artes cênicas, como estão contextualizados para crianças e jovens. Serão 5 webinars gratuitos, sempre das 18h às 19h, com transmissão ao vivo no canal da Invento no YouTube: https://youtube.com/InventoProducoesCulturais. O evento garantirá certificado para quem estiver inscrito e comparecer às transmissões ao vivo. O formulário de inscrição pode ser acessado no site do festival (www.festivaltic.com.br), onde também estão todos os detalhes da programação.

 

Karen Acioly, dramaturga, professora, doutoranda e mestra em Educação, é quem abre o seminário em palestra sobre “Teatro e Literatura na Escola”. Nos dias seguintes, os palestrantes e temas são: Clarice Cardell, atriz de teatro para bebês e criadora de conteúdos audiovisuais para a primeira infância. Ela fala no dia 2 sobre “Arte no jardim da infância”; Poliana Bicalho, professora, mestra em Artes Cênicas e doutoranda em Cultura e Sociedade, discorre no dia 3 sobre “A mediação teatral para as escolas”; Michele Rolim, jornalista, crítica teatral e doutoranda em Artes Cênicas, no dia 5 com o tema “Crítica teatral e a formação de plateias”; e Rosa Primo, bailarina, professora, doutora e mestra em Sociologia, encerrando o seminário no dia 5 em palestra sobre “Dança e seus processos formativos para crianças”.

 

FEIRA DE TROCAS E DOAÇÃO DE LIVROS E BRINQUEDOS

 

Ao invés de comprar, trocar ou doar. É essa a proposta da Feira de Trocas e Doação de Livros e Brinquedos do Festival TIC, que será realizada em Fortaleza, São Gonçalo do Amarante, Morada Nova e Itapipoca paralela à programação do evento em praças públicas. De forma espontânea, a criança poderá trocar um brinquedo ou um livro que ela não queira mais por outro usado de outra criança. Caso a criança não queira trocar, ela poderá doar. A ação será mediada por um educador. Os itens arrecadados serão doados para instituições que atendem crianças carentes em Itapipoca. O objetivo é, de maneira engajada e divertida, repensar o consumo, envolvendo adultos e crianças. A iniciativa é inspirada no movimento criado pelo programa Criança e Consumo, do Instituto Alana.

 

CARBONO ZERO

 

O TIC levanta a bandeira em defesa do Meio Ambiente. Ao longo da realização do festival, a emissão de gases de efeito estufa será calculada e neutralizada com a plantação de mudas de árvores nativas em áreas de reflorestamento no Ceará.

 

Apresentado pelo Ministério do Turismo, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, o 11º TIC é uma realização do Ministério do Turismo/Secretaria Especial da Cultura e Invento Produções Culturais. Patrocínio: DASS, DSM, Coopershoes, Marisol, Rubberloss, Tuboarte e Freitas Varejo. Apoio institucional: Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult) / Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Apoio: Secretaria de Educação de Fortaleza, Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura de Morada Nova, Secretaria de Educação de Caucaia, Secretaria de Educação de São Gonçalo do Amarante, Secretaria de Educação de Itapipoca, Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura e Turismo de Maracanaú, Instituto Dragão do Mar, Theatro José de Alencar, Porto Dragão e Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Parceria: Instituto Seara e BG Soluções. Produção: D'Grau Produções. Agradecimento: Enel.

 

SERVIÇO

 

11º TIC – Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará – Em Fortaleza (06 a 01/08/2022), São Gonçalo do Amarante (08 a 13/08), Caucaia (09 a 12/08), Morada Nova (14 a 16/08), Itapipoca (18 a 21/08) e Maracanaú (01 a 03/09). Mais informações: www.festivaltic.com.br. Facebook: www.facebook.com/festivaltic. Instagram: www.instagram.com/festivaltic

 

Seminário Arte e Educação - De 01 a 05 de agosto de 2022, das 18h às 19h, no canal da Invento Produções Culturais no YouTube: https://youtube.com/InventoProducoesCulturais. Inscrições gratuitas com direito a certificado aos inscritos que comparecerem às transmissões ao vivo. Formulário disponível no site do festival: https://festivaltic.com.br/.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.