Pular para o conteúdo principal

Positividade dos casos da Covid-19 em Fortaleza é 7% menor do que a registrada na última semana, aponta boletim

 


De acordo com o epidemiologista Antônio Lima, a quarta onda atingiu seu pico entre junho e julho, caracterizando, atualmente, um cenário de circulação viral moderada

A Prefeitura de Fortaleza divulga, nesta terça-feira (26/07), o boletim de atualização da situação epidemiológica da Covid-19 em Fortaleza. O 29° informe semanal de 2022 apresenta que, entre os dias 19 e 25 de julho, a positividade das amostras (RT-PCR) de fortalezenses, analisadas pelos laboratórios da rede pública, foi de 17%. O resultado é 7% menor do que o registrado entre os dias 12 e 18 de julho (24,7%).

Boletim da Semana Epidemiológica 29

De acordo com o médico epidemiologista Antônio Lima, a quarta onda atingiu seu pico entre os meses de junho e julho, com a maior média móvel de casos deste ciclo epidêmico no dia 1º de julho. “Atualmente, o nosso cenário é de circulação viral moderada e em queda progressiva. Atingimos o pico da quarta onda entre os meses de junho e julho e dificilmente a tendência será alterada ou revertida nas próximas semanas”, enfatiza.

Além disso, o documento afirma que permanecemos em estágio de muito baixa mortalidade - preliminarmente, não houve confirmação de óbitos em julho. A média móvel de óbitos dos últimos sete dias (19 a 25 de julho) foi estimada em zero. Já a análise retrospectiva confirmou a primeira morte por Covid-19 de junho, de um paciente com mais de 90 anos, ocorrida no dia 29 de junho.

Antônio Lima reforça, ainda, a importância das medidas de prevenção e da vacinação para seguirmos com cenário de baixa transmissão e mortalidade. “Mesmo no cenário de diminuição da transmissão e baixa mortalidade, sabemos que novas variantes ainda poderão ocorrer, então, para que possamos passar por uma eventual nova onda, como passamos por essa, com baixa mortalidade e com uma população que reagiu muito bem, precisamos manter a nossa cobertura vacinal em níveis altos e os cuidados em áreas de aglomeração. Continuamos recomendando todas as precauções possíveis”, afirma.

Média móvel

A média móvel dos últimos sete dias está em torno de 51 casos por dia, ou seja, 86% menor do que a registrada há quinze dias, que apresentava 357. “O aumento dos casos diários mais evidentes em junho perdeu força no fim do mês, sugerindo estabilidade e, em seguida, redução da transmissão”, finaliza o médico.

Balanço da vacinação

No total, foram vacinadas contra a Covid-19, em Fortaleza, até segunda-feira (25/07), 2.409.779 pessoas com a primeira dose, 2.290.360 com a segunda, 1.430.623 com a terceira dose e 379.645 com a quarta dose.

Atualmente, todos os fortalezenses a partir de 3 anos de idade podem iniciar seu esquema vacinal contra a Covid-19 sem necessidade de agendamento prévio, basta buscar os centros de vacinação após 72h da realização do cadastro no site Saúde Digital (vacinacaocovid.saude.ce.gov.br). A relação dos locais de vacinação na Capital é divulgada diariamente no portal da Prefeitura de Fortaleza (www.fortaleza.ce.gov.br).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Idomed Canindé realiza capacitação de profissionais da saúde sobre acolhimento e humanização do atendimento no SUS

  Os profissionais da saúde da atenção básica no município de Canindé, além dos profissionais que atuam na Central de Marcação do município e na Central de Abastecimento Farmacêutico, participaram de capacitação sobre acolhimento e humanização do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), na última semana. O evento aconteceu no auditório do  Instituto de Educação Médica Idomed Canindé em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Canindé e com o Ciclo Permanente de Educação Continuada da Faculdade Estácio de Canindé. Segundo o professor Dr. Orleâncio Gomes Ripardo de Azevedo, coordenador do programa de extensão do Idomed de Canindé, a capacitação é um importante passo para o fortalecimento dos trabalhos da rede pública de saúde. “Esse tipo de ação de aprimoramento que estamos proporcionando aos profissionais da saúde irá beneficiar todos, principalmente a população que utiliza os serviços de saúde pública”, explica. A diretora da unidade de Canindé, Iael Marinheiro, explica que