Pular para o conteúdo principal

Idec diz que decisão do STF vai prejudicar usuários de planos de saúde Operadoras serão obrigadas a cobrir tratamentos fora do rol da ANS

  O Instituto de Defesa de Consumidores (Idec) afirmou nesta quinta-feira (18) que a   decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que autorizou os procedimentos fora do rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS )   vai prejudicar os usuários   de planos de saúde. Mais cedo, a  Corte decidiu validar uma lei de 2022 que obriga os planos de saúde a cobrir os tratamentos fora da lista da ANS . Contudo, a  maioria dos ministros estabeleceu novos critérios para as autorizaçõe s.  Na avaliação do Idec, um dos principais órgãos de defesa do consumidor no país, a  decisão do Supremo é “gravemente prejudicial” aos usuários de planos e privilegia argumentos econômicos das operadoras em detrimento da saúde dos pacientes . De acordo com o advogado Walter Moura, representante do instituto, o entendimento do STF terá consequências concretas para os usuários. “Apesar de afirmar que o rol continua exemplificativo, trouxe uma situação pior da que a prevista ...

Reginauro propõe área em supermercados com produtos para pessoas com restrição alimentar

 A medida, como reforça o parlamentar, atende uma demanda da ACELBRA-CE – Associação dos Celíacos do Brasil /Sessão Ceará.

Sessão plenária Vereador Sargento Reginauro Data: 25.08.2021 Foto: Érika Fonseca

Em tramitação na Câmara Municipal de Fortaleza, o projeto de lei nº 467/2022, de autoria do vereador Sargento Reginauro (União Brasil), dispõe sobre a obrigatoriedade de área específica para a exposição à venda de produtos alimentares que não contenham glúten, lactose ou açúcar em sua composição. A medida, como reforça o parlamentar, atende uma demanda da ACELBRA-CE – Associação dos Celíacos do Brasil /Sessão Ceará.

Conforme a proposta, os supermercados, hipermercados e estabelecimentos comerciais congêneres que comercializem produtos alimentícios que não contenham glúten, lactose ou açúcar em sua composição ficam obrigados a acomodá-los e exibi-los em gôndolas específicas ou local exclusivo, de destaque e de fácil acesso pelos consumidores.

“Acessibilidade: esse é o objetivo do nosso projeto, pois as pessoas com necessidades dietéticas especiais terão a sua disposição, num único local, a oferta de produtos sem glúten, lactose e açúcar. A ideia é resguardar os direitos à saúde, segurança alimentar e nutricional. A proposta facilita a vida do consumidor e não gera despesas para os estabelecimentos. Por isso sua aprovação se faz tão necessária!”, destacou Sargento Reginauro.

O descumprimento da lei poderá gerar advertência por escrito, com fixação de prazo de 60 (sessenta) dias para regularização; a partir da segunda autuação, aplicação de penalidade a ser definida pela Agência de Fiscalização de Fortaleza (AGEFIS), de acordo com os critérios de proporcionalidade e razoabilidade, estando o estabelecimento sujeito a ter seu Alvará de Funcionamento suspenso ou mesmo cassado. A obrigatoriedade será para estabelecimentos comerciais com mais de três caixas registradoras para atendimento de seus consumidores e com área construída superior a 300m².

“Além de facilitar a acessibilidade dos consumidores com necessidades específicas de alimentos especialmente formulados em virtude de suas peculiaridades, a destinação de espaços determinados também pode evitar a contaminação cruzada, muito comum em supermercados e congêneres. Muitos alimentos, apesar de serem formulados isentos de determinada substância causadora dos sintomas de intolerância alimentar, como o glúten, por exemplo, acabam sendo “contaminados” por outros alimentos com essa substância, quando estocados e expostos ao consumo de forma conjunta”, justifica o projeto.

Foto: Érika Fonseca

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.