Pular para o conteúdo principal

Atuação do MP do Ceará garante aquisição de nova viatura para a Polícia Militar em Iracema

  Após atuação do Ministério Público do Ceará, por meio da Promotoria de Justiça de Iracema, o Comando-Geral da Polícia Militar do Estado entregou, na última sexta-feira (27/03) uma viatura nova para reforçar a segurança no município. A aquisição do veículo é resultado de  procedimento administrativo  instaurado pela Promotoria, que, após constatar que a comarca possuía apenas uma viatura policial sem condições de uso, requereu a adoção de medidas para solucionar o problema. A Promotoria de Justiça de Iracema passou a acompanhar o caso em agosto de 2025, cobrando providências sobre a viatura da cidade. Apesar de reparos paliativos, o MP constatou que o veículo continuava sem condições de uso, obrigando os policiais a utilizarem motocicletas para realizar o patrulhamento ostensivo do município. Em janeiro, o órgão voltou a requisitar a substituição da viatura. O Ministério Público reforça que a chegada do novo veículo é resultado exclusivo do exercício de controle externo ...

Sarto viaja aos EUA a convite da Bloomberg Philanthropies para participar de programa de consultoria em uso de dados

 O prefeito José Sarto viaja aos Estados Unidos nesta segunda-feira (11/07) para cumprir missão na cidade de Baltimore, em Maryland, a convite da Bloomberg Philanthropies. Fortaleza foi selecionada para integrar o programa City Data Alliance, que ofertará consultorias especializadas a 22 cidades das Américas do Norte, Central e do Sul para qualificar o uso de dados, a fim de avançar em equidade social e resolver desafios urbanos. Durante a viagem de Sarto, o vice-prefeito Élcio Batista assume interinamente a Prefeitura de Fortaleza.

Em Baltimore, o prefeito participará de capacitação ao lado de prefeitos das outras 21 cidades selecionadas, encontro que é pré-requisito e dará início às atividades de consultoria com duração de um ano.

De acordo com a Bloomberg Philanthropies, as 22 cidades foram selecionadas entre um grupo competitivo de candidatos e o programa é uma oportunidade de se conectar e aprender com essa rede de líderes municipais, com o objetivo de construir um novo padrão para práticas globais de uso de dados nas cidades.

Entre as áreas de especialização do programa, Fortaleza elegeu “Excelência em Compras Públicas”. Realizada em parceria com a Harvard Kennedy School Government Performance Lab, ao longo de 12 meses, a consultoria treinará um grupo de gestores e servidores do Município a respeito de estratégias que visam ajudar governos a usar compras públicas e contratações para obter os melhores resultados para a população.

“A Prefeitura de Fortaleza já tem uma infraestrutura bem consolidada e madura de compras públicas e essa consultoria é bem-vinda para aprimorarmos ainda mais os nossos processos. A Bloomberg vai proporcionar uma mentoria em ciência de dados e auxiliar a nos desenvolver ainda mais na gestão das nossas contas públicas”, afirmou o prefeito Sarto.

Cidades selecionadas

Ao todo, 22 cidades foram escolhidas para o programa. Fortaleza e Rio de Janeiro são as duas únicas cidades brasileiras. De toda a América Latina, há outras seis cidades: Guadalajara (México); San Pedro Garza García (México); Montevidéu (Uruguai); Renca (Chile); Buenos Aires (Argentina); e Rosário (Argentina).

O Programa contará ainda com a participação de duas cidades do Canadá, Regina e Kitchener, além de 12 dos Estados Unidos, incluindo Baltimore, Baton Rouge, Charleston, Chattanooga, Detroit, Riverside, Rochester, San Antonio, Scottsdale, South Bend, Tempe e Tulsa.

Comentários