Pular para o conteúdo principal

Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir de quarta-feira

  Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber a primeira metade da parcela do 13º salário, a partir desta quarta-feira (24). Em geral, a primeira parcela do abono anual, também conhecido como 13º dos beneficiários da Previdência Social, ocorre em agosto de cada ano. No mês passado, o governo federal determinou a  antecipação do pagamento  das duas parcelas do 13º salário a 33,6 milhões de beneficiários. De acordo com dados da folha de pagamentos, o volume de recursos só com a primeira parcela do benefício injetará R$ 33,68 bilhões na economia brasileira. O valor antecipado corresponde a 50% do total do abono anual e sobre a primeira parcela não incide desconto de Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF). Nos casos em que é possível a cobrança, o imposto será descontado somente na segunda parcela do 13º. Calendário O calendário de pagamentos leva em conta o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, q

Terminais de Integração de Fortaleza completam 30 anos de existência

 pessoas numa passarela do terminal de messejana

O Terminal de Messejana conta com 56 linhas de ônibus operantes, realizando mais de 2.600 viagens por dia e atendendo a uma demanda diária de mais de 100 mil passageiros (Fotos: Alex Costa)

Neste mês de julho, os Terminais de Integração de Messejana e do Antônio Bezerra completam 30 anos de inauguração. Entregues em 1992, os equipamentos tornaram-se um marco nas políticas de transporte urbano de Fortaleza, tornando possível que passageiros viajem a vários locais da cidade pagando apenas uma passagem. Atualmente, Fortaleza possui sete terminais fechados e dois abertos (Washington Soares e José Walter). Mais um terminal aberto está sendo construído na praça do Sagrado Coração de Jesus (Centro).

A adoção do sistema de terminais levou ao surgimento de novas linhas, que passaram a interligar diversas áreas da Capital de maneira mais prática, evitando que o passageiro pegue diversos ônibus até chegar ao seu destino final e pagando por cada conexão. É o que explicou o vice-presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Raimundo Rodrigues.

“Antes dos terminais, os usuários usufruíam, praticamente, apenas de linhas que iam em direção ao Centro da cidade. Com a implantação dos terminais, mesmo que o passageiro tivesse que pegar dois ônibus, ele passou a pagar apenas uma passagem e também recebeu um lugar coberto, protegendo do sol, e com mais segurança”, destacou Rodrigues.

Além do pagamento de tarifa única nos terminais, a partir da implantação deste sistema no transporte coletivo da Capital, o usuário também passou a contar com a integração física dos ônibus, podendo realizar conexões entre linhas de maneira mais segura, em local monitorado, organizado e com infraestrutura de banheiros e lanchonetes.

Vale lembrar que os terminais se somam a outro benefício oferecido pela Prefeitura de Fortaleza, o Bilhete Único. Por meio dele, o passageiro pode pegar quantos ônibus quiser pagando apenas uma passagem, caso as trocas de linhas sejam realizadas dentro do período de duas horas.

Terminal de Messejana

Dona Conceição posa para a foto
Para dona Conceição do Nascimento, os terminais são espaços essenciais ao deslocamento em Fortaleza

Inaugurado em 1992, o Terminal de Messejana conta com 56 linhas de ônibus operantes, recebendo uma média de 240 ônibus por hora e realizando mais de 2.600 viagens por dia, atendendo a uma demanda diária de mais de 100 mil passageiros. Em 2018, o terminal passou por reforma e ampliação, passando de 4 mil m² para 6,8 mil m² de área construída, representando uma ampliação de 70% em seu espaço físico.

“Com a reforma, melhorou consideravelmente a questão da qualidade de acesso ao usuário, que agora conta com mais áreas sombreadas. Além disso, os boxes de alimentação não ficam mais nas plataformas de embarque, tendo um espaço melhor e não conflitando mais com o fluxo de entrada e saída dos ônibus”, comentou Aristobolo Soares, coordenador do terminal de Messejana.

A reforma incluiu novas instalações como área administrativa, bilheterias, bicicletário, boxes de variedades, além de banheiros acessíveis, sala de controle, almoxarifado, refeitório, Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), área para descanso de motoristas e cobradores, e um amplo estacionamento para ônibus.

O interior do novo equipamento também passou a contar com pavimento rígido em concreto, garantindo a longevidade da pista e diminuindo a incidência de buracos, sendo muito mais resistente ao intenso fluxo de ônibus, que registra uma média de 242 veículos/hora. O terminal conta agora com três plataformas construídas para proporcionar mais acessibilidade, com a possibilidade de embarque em nível.

Maria da Conceição do Nascimento, aposentada de 65 anos, usa o Terminal de Messejana para ir até a Parangaba, onde fica a casa de seu pai. Para dona Conceição, os terminais são espaços essenciais ao deslocamento em Fortaleza. “Eu vou, dia sim, dia não, para a casa do meu pai e passar aqui no Terminal é fundamental, pois é aqui que passam as linhas mais rápidas para lá. Além disso, hoje eu conto com a gratuidade de idoso, mas eu usava muito o terminal para economizar e pagar só uma viagem”, relatou.

Maciel da Silva, servente de 43 anos, é natural de Garanhuns, no estado de Pernambuco. Maciel, que utiliza os Terminais de Integração para se deslocar de casa para o trabalho, mudou-se para Fortaleza há cerca de dois anos e meio e elogiou a estrutura do terminal de Messejana.

“Mesmo morando há muito pouco tempo aqui em Fortaleza, eu não tenho reclamações. Eu gostei muito da estrutura dos terminais. Além desse, também uso muito o terminal da Parangaba. É muito bom isso aqui, simples para entrar, simples para pegar ônibus e simples para ir a qualquer canto”, disse Maciel.

A estudante Isabela Aquino, de 25 anos, também é usuária constante do Terminal de Messejana, utilizando-o todos os dias. De acordo com Isabela, o terminal facilita sua rotina diária. “Eu uso o Terminal para ir para casa, para a academia e para o cursinho. Agiliza muito, é muito bom. Realmente não tenho do que reclamar, até porque eu também pego conduções que passam pelas vias exclusivas de ônibus, o que faz meu descolamento ser muito mais rápido”.

Terminal do Antônio Bezerra

O Terminal do Antônio Bezerra possui 43 linhas de ônibus operantes com uma frota diária de 306 veículos e uma demanda de 140 mil passageiros. O equipamento já foi reformado pela Prefeitura de Fortaleza, quando foi ampliado, passando de 12 mil m² para 29 mil m², com um investimento de, aproximadamente, R$ 21,5 milhões.

O espaço conta com plataforma com piso industrial, cobertura em estrutura metálica e pavimento rígido para circulação de ônibus. No total, são duas plataformas de embarque e desembarque e uma para a Administração, todas com ampla área de circulação para passageiros, com estações para receber os ônibus articulados e os convencionais.

A estrutura possui rampas e túneis de acesso dos pedestres às plataformas, que evitam o cruzamento entre usuários e ônibus, proporcionando mais rapidez, comodidade e segurança.

O Terminal conta com duas entradas com bilheterias, prédio para a administração, posto de monitoramento, auditório, além de quatro conjuntos de banheiros acessíveis. Toda a sinalização do equipamento também foi pensada para facilitar o deslocamento dos passageiros, informando desde a localização dos serviços até a relação das linhas por plataforma.

O Terminal Antônio Bezerra faz parte do corredor exclusivo Antônio Bezerra/Papicu, que liga o Terminal Antônio Bezerra ao Papicu, num percurso total de 17,4 km.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.