Pular para o conteúdo principal

TRE-CE orienta sobre o envio da convocação eletrônica de mesários para as Eleições 2022

 O período para nomeação das pessoas que irão trabalhar nas Eleições 2022 iniciou no dia 5 de julho

O período para nomeação das pessoas que irão trabalhar nas Eleições 2022 iniciou no dia 5 de julho. A partir dessa data, os cartórios já podem enviar as cartas convocatórias para membros das mesas receptoras de votos e de justificativas e pessoas que vão atuar como apoio logístico dos locais de votação no pleito de outubro.

A fase da convocação acontece da seguinte forma: a Justiça Eleitoral envia um e-mail para as pessoas cadastradas, sem links, com a convocação. O(A) eleitor(a) é orientado(a) a acessar o site do TRE e digitar o código de autenticação que consta no e-mail recebido. Dessa forma, a convocação é validada.

No entanto, algumas zonas podem recorrer a contatos anteriores, por e-mail, telefone ou Whatsapp, com o envio de links ou anexos.

Para quem aguarda ser convocado(a), é importante que esteja atento(a) ao e-mail ou número de Whatsapp informados no ato da inscrição. Se a pessoa já atuou nas últimas eleições, é possível que seja convocada novamente.

Em casos de dúvidas ou dificuldades no acesso à carta, a pessoa deve entrar em contato com o cartório eleitoral. Os números de contato podem ser acessados no site do TRE.

Seja mesário voluntário

O Ceará contabiliza mais de 92 mil mesários(as), sendo mais de 20 mil em Fortaleza.

Segundo os dados divulgados pelo TSE no dia 15 de julho, houve um aumento de mais de 800 seções eleitorais no Ceará desde as últimas eleições gerais, o que implica na necessidade de incremento de 3.200 mesárias(os) para o pleito de 2022. Em 2018, o estado contava com 24.008 seções eleitorais. Para as eleições deste ano, há 24.826 seções disponíveis para o eleitorado apto a votar no estado.

O(A) mesário(a) auxilia nas atividades que envolvem o dia do pleito, aprende sobre a segurança do processo eleitoral e contribui com a Justiça Eleitoral para a garantia da segurança e do sigilo do voto.

Para participar, é necessário ter mais de 18 anos e estar em situação regular com a Justiça Eleitoral. A inscrição deve ser feita mediante o preenchimento do Formulário de inscrição/autorização para se voluntariar e autorizar o envio da convocação por meio eletrônico.

A inscrição também pode ser feita pelo aplicativo e-Título. Basta ir em “Mais opções”, clicar em “Mesário voluntário” e, na sequência, confirmar a inscrição.

Quem não pode ser mesário

Estão impedidos(as) de atuar como mesários(as) voluntários(as):

  • As candidatas e os candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau, inclusive, e também o cônjuge
  • Membros de diretórios de partidos políticos caso exerçam função executiva;
  • Autoridades e agentes policiais, bem como funcionários e funcionárias no desempenho de cargos de confiança do Executivo;
  • Pessoas que pertencem ao serviço eleitoral;
  • Parentes em qualquer grau ou servidores(as) da mesma repartição pública ou empresa privada na mesma Mesa, Turma ou Junta Eleitoral; 
  • Menores de 18 anos;

Benefícios

As pessoas que trabalham como mesários(as) têm direito aos seguintes benefícios:

  • Dispensa do serviço pelo dobro dos dias prestados à Justiça Eleitoral (Art. 98, da Lei 9504/97);
  • Vale-refeição para o dia da Eleição;
  • Vantagem em desempate em concurso público, se houver previsão em edital;
  • Certificado de participação;
  • Utilização das horas trabalhadas para atividades complementares em faculdades participantes do Projeto Universidade Amiga da Democracia. Confira a lista de instituições de ensino superior conveniadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Idomed Canindé realiza capacitação de profissionais da saúde sobre acolhimento e humanização do atendimento no SUS

  Os profissionais da saúde da atenção básica no município de Canindé, além dos profissionais que atuam na Central de Marcação do município e na Central de Abastecimento Farmacêutico, participaram de capacitação sobre acolhimento e humanização do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), na última semana. O evento aconteceu no auditório do  Instituto de Educação Médica Idomed Canindé em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Canindé e com o Ciclo Permanente de Educação Continuada da Faculdade Estácio de Canindé. Segundo o professor Dr. Orleâncio Gomes Ripardo de Azevedo, coordenador do programa de extensão do Idomed de Canindé, a capacitação é um importante passo para o fortalecimento dos trabalhos da rede pública de saúde. “Esse tipo de ação de aprimoramento que estamos proporcionando aos profissionais da saúde irá beneficiar todos, principalmente a população que utiliza os serviços de saúde pública”, explica. A diretora da unidade de Canindé, Iael Marinheiro, explica que