Pular para o conteúdo principal

BID Lab, Google e JA Brasil oferecem 480 bolsas para curso de TI

 


_Programa oferece educação técnica, certificação profissional e habilidades sócio-emocionais para apoiar a entrada dos jovens no mercado de trabalho._


Diante da crescente demanda por novos profissionais na área de tecnologia da informação (TI), BID Lab, Google e Junior Achievement Brasil (JA Brasil) estão abrindo novas turmas para o programa gratuito TECH.JA de capacitação profissional. O programa oferece 480 bolsas de estudo para estudantes da rede pública de ensino na maioria das regiões do Brasil.


O programa TECH.JÁ é destinado a jovens entre 18 e 29 anos que concluíram o ensino médio na rede pública de ensino e que têm uma renda de até 2 salários-mínimos por membro da família. O curso online dura quatro meses, com vinte horas de aulas por semana. A JA Brasil avalia a possibilidade de empréstimo de computadores e custeio da contratação do serviço de internet aos alunos que não possuem o equipamento, dependendo da disponibilidade dos equipamentos em cada localidade em que o curso é oferecido.


Além da capacitação técnica, o curso abrange tópicos como autoconhecimento, ética, apoio para a elaboração de currículos e como enfrentar o desafio da entrevista em um processo seletivo por uma vaga de emprego. Ao final do curso, os jovens recebem um Certificado Profissional de Suporte de TI emitido pelo Google juntamente com a Certificação Junior Achievement Brasil. A partir desse momento, eles passam a fazer parte do banco de talentos das empresas colaboradoras com a possibilidade de participar dos processos seletivos para as vagas disponíveis.


De acordo com dados da associação de empresas do setor tecnológico, Brasscom, em 2024 o mercado precisará de 420.000 novos profissionais. Entretanto, o treinamento de técnicos na área não atenderia a essa demanda, com cerca de 46 mil pessoas treinadas por ano.


Neste segundo semestre do TECH.JA 2022, as vagas estão disponíveis nas seguintes localidades: Ceará (80), Distrito Federal (40), Espírito Santo (80), Paraná (80), Pernambuco (40), Rio de Janeiro (40), Rio Grande do Sul (40), Santa Catarina (20) e São Paulo (60). No Ceará, as 80 vagas ofertadas serão divididas em duas turmas de 40 alunos. Uma turma vai acontecer no turno da manhã e a outra no turno da noite.


Não é necessária experiência ou conhecimento técnico prévio na área, embora o candidato deva cumprir os seguintes requisitos para participar do processo de seleção:


- Ter entre 18 e 29 anos de idade.


- Ter uma renda per capita de menos de 2 salários-mínimos.


- Ter concluído o ensino médio em uma escola pública.


- Não estar trabalhando (em emprego formal - CLT, PJ, MEI e Jovem Aprendiz) ou estudando (em cursos de educação superior ou tecnólogos). 


- Morar na cidade onde o curso será oferecido (apesar de online, é necessário que as pessoas residam nos estados em que as vagas são oferecidas).


Os candidatos passarão por um teste de perfil e compatibilidade com a área profissional e, na última etapa da seleção, deverão participar da Semana Experimental do curso.


Em 2020, o TECH.JA foi um dos quatro vencedores do Prêmio Super-Heróis de Desenvolvimento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) por sua capacidade de adaptar com sucesso a metodologia do programa ao cenário da COVID-19, bem como por sua rápida entrega de computadores e subsídios de contratação pela Internet.


*Serviço:*


Data de inscrição: 27 de junho a 05 de agosto


Site de registro: https://jabrasil.org.br/ti 


Número de vagas: 480


Locais: Ceará (80), Distrito Federal (40), Espírito Santo (80), Paraná (80), Pernambuco (40), Rio de Janeiro (40), Rio Grande do Sul (40), Santa Catarina (20) e São Paulo (60).


Data de início das aulas: fim de agosto


*Sobre o BID Lab* 


O BID Lab é o laboratório de inovação do Grupo BID, a principal fonte de financiamento e conhecimento para o desenvolvimento com foco em melhorar vidas na América Latina e no Caribe (ALC). O propósito do BID Lab é promover a inovação para a inclusão na região, mobilizando financiamento, conhecimento e conexões para cocriar soluções capazes de transformar a vida das populações vulneráveis devido às condições econômicas, sociais ou ambientais. Desde 1993, o BID Lab já aprovou mais de US$ 2 bilhões em projetos desenvolvidos em 26 países da ALC, incluindo investimentos em mais de 90 fundos de capital empreendedor. www.bidlab.org 


*Sobre a JA Brasil*     


No país há 37 anos, a JA Brasil impulsiona o futuro de diversos jovens. Com uma rede de 150 mil voluntários espalhados em 26 estados e no Distrito Federal, já impactou 5 milhões de estudantes de 2.500 escolas, dos ensinos fundamental e médio. Por ano, são atendidos, em média, 320 mil jovens. A organização estimula e desenvolve estudantes para o mercado de trabalho, sempre com o espírito de mão na massa.  


*Sobre o Google.org* 


O Google.org, braço filantrópico do Google, apoia organizações sem fins lucrativos voltadas a questões humanitárias e aplicam inovação escalável e orientada por dados para solucionar os maiores desafios do mundo. Aceleramos seus progressos conectando-as a uma combinação única de apoio que inclui financiamento, produtos e conhecimentos técnicos de voluntários do Google. Buscamos nos envolver com as pessoas que fazem acontecer, causando impacto positivo para as comunidades que representam, e cujo trabalho tem potencial de produzir mudanças significativas. Queremos um mundo que funcione para todos – e acreditamos que tecnologia e inovação são peças fundamentais para este objetivo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Idomed Canindé realiza capacitação de profissionais da saúde sobre acolhimento e humanização do atendimento no SUS

  Os profissionais da saúde da atenção básica no município de Canindé, além dos profissionais que atuam na Central de Marcação do município e na Central de Abastecimento Farmacêutico, participaram de capacitação sobre acolhimento e humanização do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), na última semana. O evento aconteceu no auditório do  Instituto de Educação Médica Idomed Canindé em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Canindé e com o Ciclo Permanente de Educação Continuada da Faculdade Estácio de Canindé. Segundo o professor Dr. Orleâncio Gomes Ripardo de Azevedo, coordenador do programa de extensão do Idomed de Canindé, a capacitação é um importante passo para o fortalecimento dos trabalhos da rede pública de saúde. “Esse tipo de ação de aprimoramento que estamos proporcionando aos profissionais da saúde irá beneficiar todos, principalmente a população que utiliza os serviços de saúde pública”, explica. A diretora da unidade de Canindé, Iael Marinheiro, explica que