Pular para o conteúdo principal

Em Icapuí: XV Festival da Lagosta terá entre as atrações Sandra de Sá, Donaleda e Dorgival Dantas


Com acesso gratuito, o evento conta ainda com Arena Gastronômica e oficinas na Praia de Barreiras e, na Praia de Redonda, a tradicional Regata de Jangadas e apresentações musicais

Uma das festas gastronômicas mais esperadas do Litoral Leste do Ceará está chegando! O XV Festival da Lagosta será nos dias 12 e 13 de agosto, na Praia de Barreiras, e no dia 14 de agosto, na Praia de Redonda, em Icapuí. Depois de dois anos sendo realizado em formato de circuito gastronômico por conta da pandemia da Covid-19, o festival retoma o formato original, com Arena Gastronômica, shows de grandes atrações, oficinas de gastronomia e a tradicional Regata de Jangadas. O acesso é gratuito!

A abertura oficial será no dia 11, às 19h, no Hotel Casa do Mar, na Praia de Tremembé , com a presença de parceiros, autoridades locais e representantes dos restaurantes participantes da Arena Gastronômica. O XV Festival da Lagosta é uma realização do Grupo de Desenvolvimento do Turismo de Icapuí – GDTur. Apoio institucional: Banco do Nordeste e Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), por meio da Lei Estadual Nº 13.811 – Mecenato Estadual. Patrocínio: Prefeitura Municipal de Icapuí. Parceria: Sebrae. Agradecimento: Coca-Cola Sem Açúcar + Eisenbahn.

OFICINAS DE GASTRONOMIA

Dois dias antes do festival, dias 09 e 10 de agosto, às 9h, os associados do GDTuR vão participar de duas Oficinas de Gastronomia, com foco na preparação de pratos à base de lagosta. São elas: “Oficina de Gastronomia, Sabores e Saberes do Mar” e “Oficina Terra e Mar do Icapuí”. Ambas serão ministradas na pousada Amor a Mar, pelas chefs Van Régia, do restaurante Culinária da Van, de Fortaleza, e Zenaide Santos, da Barraca do João Velho, de Icapuí, e dona das receitas de moquecas mais famosas da praia de Requenguela, também no município.

ARENA GASTRONÔMICA

Nos dias 12 e 13 de agosto (sexta-feira e sábado), a Arena Gastronômica estará das 19h às 22h, com 18 expositores de restaurantes associados ao GDTur. Para proporcionar ao público a possibilidade de saborear diferentes receitas com a lagosta, cada estabelecimento disponibilizará em seu cardápio um prato degustação da iguaria. A compra desse prato dará direito a uma Coca-Cola sem açúcar (KS 290ml ou lata 350ml).

O GDTur apoia a pesca legal da lagosta. Para esta edição, os realizadores estimam que sejam consumidos no evento cerca de 500 kg de lagosta, adquiridos junto à comunidade pesqueira de Icapuí, fomentando a economia local.

Além da degustação do principal atrativo do evento, os visitantes vão ter a chance de conferir apresentações de música ao vivo. No dia 12, o espaço será embalado pelo som do músico Geová Costa. E no dia 13, a cantora Koka Mil e o Grupo Arte Brasil vão animar a noite.

ATRAÇÕES

A partir das 22h, na sexta e no sábado, dias 12 e 13, o público vai conferir grandes shows à beira-mar, em palco próximo à Arena Gastronômica, na Praia de Barreiras. A programação abre na sexta com uma das maiores representantes do reggae no Ceará, a banda Donaleda. Na sequência, a cantora Sandra de Sá sobe ao palco com um show de grandes sucessos de sua carreira como “Retratos e Canções”, “Vale Tudo”, “Joga Fora”, “Bye bye tristeza” e “Olhos Coloridos”, recheado de ritmos como MPB, Soul, Samba e Funk. 

No sábado, dia 13, o guitarrista, arranjador e compositor Mimi Rocha faz um show com o melhor da música popular brasileira. Ele estará acompanhado de dois convidados, a cantora Munique Mendes e o músico Rafael Rodrigues. A programação encerra com um dos mestres do forró, Dorgival Dantas.

REGATA DE JANGADAS

Na manhã do domingo, dia 14, a programação acontece na Praia de Redonda. Às 11h começa a tradicional Regata de Jangadas. Cerca de 20 embarcações guiadas por pescadores de várias comunidades da região vão participar da competição, que é dividida em duas categorias: Jangadas de Pequeno Porte, com até 3 metros de comprimento, e Jangadas de Grande Porte, que possuem comprimento superior a 3,40 metros. 

Os navegantes vão percorrer 8 km mar adentro, fazendo balizas pelo percurso até o ponto demarcado pela organização. As três embarcações mais velozes ganham a regata e recebem premiação em dinheiro e um troféu em formato de jangada. “A regata é um momento de manifestação, de confraternização e de mostrar a cultura dos pescadores artesanais”, conta o presidente da GDTur, Eliabe Crispim. 

À tarde, a partir das 13h, acontecem as apresentações musicais. A banda de reggae de Icapuí, Maresia, abre a programação e, logo depois, a festa é comandada pelo cantor Erick Farra. Para encerrar a 15ª edição do Festival da Lagosta, tem show da cantora aracatiense Aldynha Vox.

SERVIÇO

XV Festival da Lagosta - Dias 12 e 13 de agosto na Praia de Barreiras e dia 14 de agosto na Praia de Redonda, em Icapuí, Ceará. Informações: associacaogdtur@gmail.com. Instagram: @festivaldalagostadeicapui. Facebook: GDTurIcapui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Idomed Canindé realiza capacitação de profissionais da saúde sobre acolhimento e humanização do atendimento no SUS

  Os profissionais da saúde da atenção básica no município de Canindé, além dos profissionais que atuam na Central de Marcação do município e na Central de Abastecimento Farmacêutico, participaram de capacitação sobre acolhimento e humanização do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), na última semana. O evento aconteceu no auditório do  Instituto de Educação Médica Idomed Canindé em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Canindé e com o Ciclo Permanente de Educação Continuada da Faculdade Estácio de Canindé. Segundo o professor Dr. Orleâncio Gomes Ripardo de Azevedo, coordenador do programa de extensão do Idomed de Canindé, a capacitação é um importante passo para o fortalecimento dos trabalhos da rede pública de saúde. “Esse tipo de ação de aprimoramento que estamos proporcionando aos profissionais da saúde irá beneficiar todos, principalmente a população que utiliza os serviços de saúde pública”, explica. A diretora da unidade de Canindé, Iael Marinheiro, explica que