Pular para o conteúdo principal

Incêndio: ônibus pega fogo em estrada em Canindé, no Ceará O incêndio começou enquanto o veículo trafegava pela região, ainda com passageiros. Não houve registro de feridos

  Um ônibus ficou tomado por fogo no município de Canindé, no interior do Ceará, em incêndio registrado na manhã desta quarta-feira (31). A ocorrência se deu na rodovia CE-257, no distrito de Caiçara. Foto: Reprodução Conforme informações preliminares, o incêndio começou enquanto o veículo trafegava pela região, ainda com passageiros. As pessoas conseguiram sair rapidamente do ônibus, evitando danos maiores. Ninguém ficou ferido em decorrência do incêndio. Minutos depois, o fogo se espalhou e consumiu a maior parte da estrutura do veículo.

Mestres da Cultura - Exposição Legado dos Mestres será aberta na Estação das Artes, no próximo domingo



Um Ceará de encher os olhos, brilhante, vivo, pulsante, que revive os valores de sua gente e de suas tradições. Fotos gigantes dos mestres da cultura ainda vivos, uma singela homenagem aos que já se foram, vídeos, objetos pessoais da lida cotidiana resgatam a importância de 106 mestres de várias regiões do Estado. A exposição Legado dos MESTRES será aberta no domingo, 28/08, às 10h, no Complexo Cultural Estação das Artes (R. Dr. João Moreira, 540 – Centro)*. A iniciativa, contemplada no Edital Mecenas da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-Ce) é da Fundação Waldemar Alcântara, com fotos de Jarbas Oliveira e pesquisa e curadoria de Dora Freitas e Sílvia Furtado.

“Os mestres da cultura tradicional popular são os representantes da mais genuína tradução do povo cearense” e dos seus modos de viver, de conviver com a natureza e sua ancestralidade, diz o texto das pesquisadoras Dora Freitas e Sílvia Furtado no Livro dos Mestres, publicado em 2017.   A pesquisa ocorreu nos anos de 2015 e 2016, quando a voz de cada um dos mestres deu vida à narrativa do livro. “No reisado se a gente fazia uma promessa para os santos Reis do Oriente, se fosse valido,  aí enquanto fosse vivo tinha de manter aquela cultura viva”, disse o mestre Antônio Luiz de Souza.

Há quase 20 anos, na gestão do ex-governador Lúcio Alcantara, os mestres cearenses foram reconhecidos como guardiães da cultura e passaram a receber a proteção do Estado, por meio de suporte financeiro mensal (Lei 13.351, de 2003). “Isso é necessário ser saudado, mas não esqueçamos a necessidade de cada vez mais ampliarmos o leque de amparo às manifestações culturais que nos circundam. Levando em conta a constante transformação de nossa sociedade, de pronto se aquilata o enorme risco de extinção de manifestações populares tradicionais ligadas à religião, à arte, folguedos, gastronomia e ofícios que cessam continuamente em decorrência da mudança veloz de usos e costumes”, observa o idealizador da Fundação Waldemar Alcântara, Lúcio Alcântara. 

Durante a abertura da exposição, que ficará disponível à visitação pública também nos meses de setembro e outubro, haverá a apresentação do Reisado dos Irmãos, de Juazeiro do Norte, que reúne entre seus 40 brincantes, as diversas gerações de famílias que preservam a cultura do Cariri. “É muito interessante essa exposição, porque ela está vinculada à Fundação Waldemar Alcântara, e foi justamente no governo do Lúcio Alcântara, com a professora Cláudia Leitão, secretária da Cultura, que se iniciou esse projeto dos mestres. E essa exposição coroa os saberes e fazeres, as artes e ofícios, esses senhores e senhoras, guardiães da memória da nossa tradição popular”, afirma o secretário de Cultura do Estado, Fabiano Piúba.

*O Complexo Cultural Estação das Artes integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado (Secult – Ce), com gestão em parceria com o Instituto Mirante.


SERVIÇO:  

Exposição Legado dos MESTRES

Abertura: 28/08, às 10h

Local: Gare e Plataforma do Complexo Cultural Estação das Artes (R. Dr. João Moreira, 540 – Centro)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.