O Ceará voltou a registrar um cenário de atenção em relação à situação hídrica. Dados mais recentes do Monitor de Secas, referentes a novembro de 2025, indicam que o estado apresenta o maior índice de seca grave dos últimos quase seis anos, com 26,73% do território nessa categoria. Até então, o dado mais grave havia sido registrado em janeiro de 2020, quando 28,27% do território cearense apresentou seca grave relativa. O cenário atual se aproxima desse patamar histórico e acende um alerta para os impactos da seca prolongada. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o agravamento do quadro está relacionado, principalmente, à escassez de chuvas no segundo semestre, período em que a reposição hídrica costuma ser mais limitada. Atualmente, a seca grave atinge 65 municípios concentrados nas macrorregiões Jaguaribana, mas também com registros no sul do estado, onde situa-se o Cariri, e no oeste do Sertão Central e Inhamuns. Entre os impactos associados...
A Sou Energy, uma das três maiores fabricantes de kits fotovoltaicos do país, em parceria com a Digital College, primeira escola em habilidades digitais do Ceará, lançaram o 'Projeto Sou Dev'. A iniciativa irá oferecer 24 bolsas de estudo integrais para capacitar, em três meses, profissionais para atuar na profissão Desenvolvedor Full Stack, uma das dez mais requisitadas para 2022. O curso terá 240 horas de duração distribuídas em três meses, com as aulas iniciando este ano.
"Hoje o mercado tem um déficit de 400 mil vagas de tecnologia em aberto no Brasil e que não são preenchidas devido à falta de mão de obra qualificada. A gente quer dar acessibilidade aos jovens da periferia com intuito de entregar para o mercado profissionais formados e prontos para atuar dentro das empresas. Queremos ajudar no processo de transformação desses alunos que acabam o ensino médio e não conseguem ingressar no mercado de trabalho", explica Antônio Rodrigues, diretor executivo da Digital College.
Oportunidade de contratação
A ideia é que os alunos que concluírem toda a capacitação entrem num processo seletivo para contratação na própria Sou Energy.
"O mercado de tecnologia tem crescido e se tornado um dos mais procurados. Ao mesmo tempo sabemos que para avançarmos e evoluirmos é preciso ter profissionais qualificados. Como é do nosso DNA a veia empreendedora, de dar e criar oportunidades no mercado para que as pessoas cresçam, nos unimos à Digital College nessa proposta de qualificar e preparar os futuros profissionais. E mais do que isso, oportunizar a entrada no mercado de trabalho. Ao final do curso os alunos terão a possibilidade de participar de processo seletivo para trabalhar com a gente na Sou Energy. A preocupação com o capital humano faz parte da nossa missão como empresa e de minha missão pessoal como empreendedor. Essa é a energia que move o futuro”, afirma Carlos Kleber, CEO da Sou Energy.
Segundo o edital, podem se candidatar ao 'Projeto Sou Dev' jovens e adultos maiores de 18 anos, residentes em Fortaleza e com ensino médio completo.
A formação Full-Stack será presencial e realizada na sede da Digital College e pede que o aluno se dedique por 10 horas/semana para projetos e estudos complementares.
SERVIÇO
Projeto Sou Dev.
Inscrições: até 14 de agosto de 2022 (on-line)
Número de vagas: 24
Duração: 240 horas
Edital e inscrições: https://digitalcollege.com.br/
Início das aulas: 29 de agosto (100% presencial).
Local das aulas: Digital College - Av. Santos Dumont, 1510 - 1º andar. Aldeota (Edifício Manhattan Square Garden)
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.