Pular para o conteúdo principal

Fotógrafa Sheila Oliveira lança o livro “Saberes e Fazeres - Um olhar para a educação Indígena e Quilombola no Ceará"

  O livro é um registro iconográfico inédito e conta com a coordenação editorial de Patrícia Veloso, textos de Cláudia Leitão e Rona Hanning No próximo dia 14/03 (quinta-feira), às 18h, na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), acontece o lançamento do livro “Saberes e Fazeres – Um olhar para educação Indígena e Quilombola no Ceará”, da reconhecida fotógrafa Sheila Oliveira, sob a coordenação editorial de Patrícia Veloso e projeto gráfico de Majoí Ainá Vogel e Carlos Enrique Tapella. O projeto é uma documentação das práticas pedagógicas e relações sociais e culturais vivenciadas em 14 escolas em comunidades Indígenas e Quilombolas no Ceará, reunindo as experiências educacionais com propostas e diretrizes diferenciadas, que assumem um importante papel na valorização e preservação de memórias, saberes e na reafirmação das identidades étnicas. A iniciativa é viabilizada com o patrocínio da Enel Distribuição Ceará, apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secu

*Dia Mundial de Combate ao Estresse - Saúde mental além do Setembro Amarelo*



_OMS destaca necessidade urgente de transformação e investimentos em saúde mental_


O anúncio do cancelamento da turnê mundial de Justin Bieber levantou novamente o debate sobre saúde mental. Após apresentação no Rock in Rio, que aconteceu no Rio de Janeiro, o cantor anunciou mais uma parada na carreira para se cuidar. Justin estaria enfrentando a Síndrome do Esgotamento Profissional, mais conhecido como Burnout, um distúrbio emocional desencadeado pelo estresse crônico no trabalho, exaustão extrema e esgotamento físico. 


“Depois de sair do palco, a exaustão me consumiu. Eu percebi que preciso fazer da minha saúde a prioridade neste momento. Vou ficar bem, mas preciso de um tempo para descansar e ficar melhor”, afirmou o artista por meio do comunicado publicado no seu perfil do Instagram. 


Segundo a última revisão mundial sobre saúde mental divulgada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), desde a virada do século, em 2019, quase um bilhão de pessoas viviam com algum transtorno mental. 

 

*O que podemos aprender com Justin Bieber?*


Para o professor do Idomed Estácio de Alagoinhas, psicólogo e pós-doutor em Políticas Públicas e Segurança, Moacir de Oliveira, numa sociedade estressante, com importantes agravos psíquicos, por conta da competitividade, exigências de produtividade e ênfase no" parecer ter" ao invés do "ser", precisamos nos atentar para os cuidados com a saúde mental 


Amanhã é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Estresse, campanha que tem como objetivo conscientizar a população sobre os sintomas e riscos de estar sob constante estresse. De acordo com o especialista, o estresse é uma condição multissintomatológica que envolve aspectos psicológicos, físicos, sociais e familiares, demandando abordagens terapêuticas interdisciplinares. Ele ainda traz importantes sugestões para a sociedade sobre este sintoma que pode levar ao esgotamento mental. “Há uma grande necessidade de mudança do estilo de vida, busca por alternativas terapêuticas, relaxamento, meditação na perspectiva de combate ao estresse que afeta nossa qualidade de vida física, mental, social e espiritual”, aconselha. 


O estresse tem como sintomas alterações do sono e do apetite, oscilações do humor, irritabilidade, ansiedade, angústia, sensação de que não vai conseguir lidar com o que está acontecendo e pensamentos negativistas. Moacir de Oliveira destaca que todos devem ficar atentos a quaisquer desses gatilhos e, ao identificá-los, procurar ajuda profissional na área de saúde mental, “uma vez que esta doença compromete o desempenho profissional do indivíduo, além de atingir o universo das relações interpessoais e saúde integral da pessoa”, completou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.