Pular para o conteúdo principal

Fotógrafa Sheila Oliveira lança o livro “Saberes e Fazeres - Um olhar para a educação Indígena e Quilombola no Ceará"

  O livro é um registro iconográfico inédito e conta com a coordenação editorial de Patrícia Veloso, textos de Cláudia Leitão e Rona Hanning No próximo dia 14/03 (quinta-feira), às 18h, na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), acontece o lançamento do livro “Saberes e Fazeres – Um olhar para educação Indígena e Quilombola no Ceará”, da reconhecida fotógrafa Sheila Oliveira, sob a coordenação editorial de Patrícia Veloso e projeto gráfico de Majoí Ainá Vogel e Carlos Enrique Tapella. O projeto é uma documentação das práticas pedagógicas e relações sociais e culturais vivenciadas em 14 escolas em comunidades Indígenas e Quilombolas no Ceará, reunindo as experiências educacionais com propostas e diretrizes diferenciadas, que assumem um importante papel na valorização e preservação de memórias, saberes e na reafirmação das identidades étnicas. A iniciativa é viabilizada com o patrocínio da Enel Distribuição Ceará, apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secu

Hospital da Criança completa dois anos de funcionamento

 pessoas num auditório

A cerimônia de comemoração de dois anos do HCF contou com mesas redondas e homenagens aos profissionais e usuários da unidade (Fotos: Alex Costa)

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), comemororou, nesta quinta-feira (08/09), o aniversário de dois anos do Hospital da Criança de Fortaleza (HCF), inaugurado em agosto de 2020, o equipamento conta com perfil de atendimento em urgência, emergência, demanda eletiva, além de cirurgia clínica, traumatológica e otorrino.

Desde a inauguração, o HCF já realizou quase cinco mil cirurgias pediátricas. No mesmo período, o HCF também fez mais de 126 mil atendimentos de urgência e emergência para o público infantil da capital. Como informou a titular da SMS, Ana Estela Leite, o hospital quase zerou a fila de cirurgias eletivas.

“É extremamente importante o papel que este hospital exerce hoje para a população de Fortaleza. O HCF surgiu com o objetivo de atender o novo perfil da pediatria, contando com profissionais e estrutura mais qualificada. Tão importante quanto a realização das quase cinco mil cirurgias, é também temos, praticamente, zerado a fila de cirurgias eletivas pediátricas e de otorrino neste hospital”, celebrou Ana Estela.

Em dois anos, a unidade também ofertou quase 16 mil atendimentos pré-cirúrgicos, quase 10 mil internações, além de mais de 211 mil exames de imagens. Ao todo, o equipamento, com pronto atendimento 24h, ocupa uma área de 4.298 m², com 104 leitos de internação e observação, salas de estabilização, consultórios, e espaço lúdico com sala de cinema, salão de beleza, brinquedoteca e playground.

mulher e criança posam para a foto
Gleniany Frota, mãe da Sofia, celebrou o atendimento do hospital

O HCF tem perfil assistencial para casos de média complexidade. Com relação a procedimentos cirúrgicos, tanto de urgência como eletivos, as principais demandas atendidas são: hérnias, apendicites, amigdalites, traumatologia, assistência otorrinolaringológica, entre outros. Além disso, a unidade é referência em clínica pediátrica, e contempla laboratório de análises clínicas, exames de raio-x e fisioterapia hospitalar.

A cerimônia de comemoração contou com mesas redondas e homenagens aos profissionais e usuários da unidade. Além disso, também foram ofertadas brincadeiras para as crianças.

Úrsula Dourado, médica pediátrica e coordenadora do HCF, comentou que “o aniversário de dois anos é uma vitória, pois é uma alegria oferecer um hospital tão qualificado para a população de Fortaleza. Neste aniversário, queremos lembrar que, além dos tratamentos físicos e psicológicos, as crianças também precisam do lúdico e da fantasia”.

Laiza Melo, mãe do Noah, relatou que todos os procedimentos realizados pelo seu filho ocorreram de forma célere e atenciosa. A professora municipal também o cuidado humanizado do HCF. “O Noah está com pneumonia, e está internado aqui desde domingo. Todos os procedimentos foram feitos na hora e, mais de uma vez por dia, recebemos visitas médicas. Toda a equipe é atenciosa e ele está se recuperando”, comentou.

Gleniany Frota, mãe da Sofia e profissional de RH, também celebrou o atendimento do hospital. “A Sofia já veio aqui algumas vezes para atendimento de emergência, quando ela apresentou febre alta e inflamações. Felizmente, em todas as vezes que precisamos da unidade, ela foi muito bem atendida. Tudo foi rápido e tanto a equipe médica e quanto a de enfermagem são muito competentes”, disse.

Aumento nas internações

No início deste ano, alguns espaços da unidade foram readaptados em razão do crescimento de casos de doenças respiratórias em crianças, observado principalmente durante os meses de março a maio, o que levou a um aumento de internações. Se comparado com o primeiro ano de funcionamento do HCF, as internações, em 2022, tiveram um aumento de 34%.

Para garantir o acolhimento desse público, alguns espaços da unidade foram readaptados e 40 leitos cirúrgicos foram readequados para leitos clínicos. Além disso, sete leitos foram reestruturados para funcionar como Unidade de Tratamento de Urgência (UTU).

“O Hospital da Criança contempla a mudança de perfil assistencial de clínica pediátrica, e nesse momento de crise, foi de extrema importância para o acolhimento e tratamento das crianças de Fortaleza, possibilitando uma estrutura adequada com atendimento de qualidade e profissionais capacitados”, ressaltou Ana Estela Leite, secretária da Saúde de Fortaleza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.