Pular para o conteúdo principal

Sobre a queda de um muro no Conjunto Ceará

  Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informa que equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) foram acionadas para atender uma ocorrência envolvendo a morte de uma mulher, ocorrida nesta segunda-feira (26), no bairro Conjunto Ceará – Área Integrada de Segurança 2 (AIS 2) da Capital. Conforme as primeiras informações, a vítima ainda não identificada formalmente, estava em uma via pública quando um muro caiu sobre ela. A mulher não resistiu aos ferimentos e foi a óbito no local. A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) também foi acionada. A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) irá apurar as circunstâncias do caso. A ocorrência ainda está em andamento.

Programa Melhor em Casa presta atendimento humanizado em domicílio na Capital

 

A assistência aos pacientes em suas casas evita e reduz a permanência em hospitais e garante um acompanhamento mais seguro e humanizado

De janeiro de 2021 a julho de 2022, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou aproximadamente 188 mil visitas domiciliares através do Programa Melhor em Casa - Serviço de Atenção Domiciliar (EMAD/EMAP). O serviço é indicado para atender pacientes que necessitam de assistência médica e de equipes multiprofissionais, com necessidade de cuidados de alta complexidade, porém não precisam estar hospitalizados, diminuindo os riscos de infecções e isolamento do ambiente familiar.

O perfil do programa inclui os pacientes classificados como AD2, que são pacientes com necessidades de procedimentos mais complexos, com uso de recursos/insumos contínuos ou temporários até a estabilização do quadro, e que precisam de acompanhamento, no mínimo, semanal.

Atualmente, em Fortaleza, 1.496 usuários estão cadastrados no programa. No período citado, foram realizadas cerca de 134 mil procedimentos, entre eles: aplicação de injetáveis, troca de sondas (nasogastrica, nasoenterica, gastrostomia), curativos, aferição de sinais vitais, aspiração de secreções, coleta de exames laboratoriais, glicemia capilar, dentre outros.

A atuação do programa tem evitado internações desnecessárias e risco de infecção hospitalar ao paciente. Os profissionais desenvolvem um conjunto de ações, incluindo orientações focadas no cuidado do paciente de acordo com as necessidades que venha apresentar, atividade ocupacional, orientações nutricionais, reabilitação e prevenção de complicações, procedimentos odontológicos, atendimento psicológico para cuidador e paciente, além de contribuir na autonomia do familiar no cuidado ao paciente.

Além de possibilitar o atendimento em casa, o programa Melhor em Casa também permite que a equipe de saúde conheça melhor a realidade do paciente, o que auxilia na melhoria da qualidade de vida de toda a família. “O Programa Melhor em Casa é essencial, pois leva saúde aos que não conseguem ir até ela”, enaltece a secretária de saúde Ana Estela Leite.

Como receber atendimento domiciliar

Os usuários com o perfil descrito são encaminhados por meio dos postos de saúde, hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e atenção especializada, e atendidos no próprio domicílio por uma equipe multiprofissional (médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, fisioterapeuta, psicólogo e outros), que oferece o mesmo atendimento que o paciente receberia em uma unidade saúde.

Para o atendimento domiciliar, foram estabelecidos alguns critérios de elegibilidade nos campos administrativos, clínicos e socioassistenciais. O programa funciona de segunda à sexta feira, de 7h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados sob regime de plantão, de 8h às 17h, para atendimento de intercorrências dos pacientes acompanhados. Cada paciente recebe, em média, uma visita semanal, dependendo do estado clínico.

Programa Melhor em Casa

O Programa Melhor em Casa, do Governo Federal, foi implementado em 2020 pela Prefeitura de Fortaleza e conta com 26 Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD) e nove Equipes Multiprofissionais de Apoio (EMAP), que atendem as Regionais de Saúde em Fortaleza e demais pontos de atenção à saúde.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.