A Black Friday é uma das datas mais importantes para o comércio eletrônico. Segundo levantamento realizado pela Neotrust, só no ano passado, o número total de compras realizadas pela internet desde o primeiro minuto de quinta-feira (25) até às 17h da sexta chegou a 5,6 milhões — praticamente a mesma quantidade registrada em 2020. Totalizando um valor de R$ 4 bilhões – um crescimento de 5% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Toda a expressividade dos números traz à tona a necessidade de uma adaptação dos lojistas na adequação de seus negócios a esse cenário promissor. É necessário ter estratégias pensadas para que esse movimento traga bons frutos que se estendam para todo o ano.
Rodrigo Schiavini, Diretor de Negócios da SmartHint - maior e mais utilizado sistema de busca inteligente e recomendação para e-commerce da América Latina, pertencente ao grupo Magalu – lembra que oferecer uma experiência de compras atrativa aos consumidores deve ser incorporada no dia a dia da empresa e não só pensada previamente à Black Friday:
Alguns lojistas só olham com atenção para seus negócios em período de grande movimento, esquecem de detalhes importantes que contribuirão para o sucesso no período. Reter e atrair os consumidores faz parte desse processo”, conta Schiavini.
O profissional destaca algumas dicas importantes que farão lojistas a alcançar êxito na data:
1) Teste e revise todo o seu site
Verifique se tudo está funcionando corretamente, se a sua página é responsiva para dispositivos móveis e se os produtos estão cadastrados corretamente, lembrando de destacar as políticas de trocas e devoluções.
2) Prepare-se para um alto tráfego
Normalmente, ao se aproximar da meia-noite da sexta-feira, a conexão da loja virtual ficar fora do ar ou com dificuldades para carregar produtos, devido ao aumento no número de visitas. Sendo assim, verifique a configuração no servidor e performance da sua loja on-line.
3) Tenha um atendimento preparado para o período
Mantenha sua equipe e operação preparada para oferecer aos clientes o melhor atendimento durante todo o período de compras.
4) Esteja atento ao prazo de entrega
Não coloque prazos muito curtos que você não consiga atender, pois devido ao excesso de pedidos, essa logística pode ficar comprometida.
E caso o prazo não seja cumprido, pode acarretar a uma má reputação do seu negócio, afastando os consumidores, ao invés de fidelizá-los. Avise os clientes que a compra pode levar alguns dias para chegar, assim ele poderá escolher aguardar o prazo ou não.
5) Invista em tecnologias para e-commerce
A SmartHint possui um sistema completo de busca e recomendação baseado em inteligência artificial que torna a jornada do consumidor mais fácil e satisfatória, o que aumenta as chances de conversão.
Os usuários terão à disposição recursos facilitadores que proporcionarão uma jornada segura e eficiente de ponta a ponta. Uma dessas soluções é o sistema de busca por voz e imagem. Com a solução é possível reconhecer a fala e transcrevê-la para texto escrito automaticamente e em tempo real. Para isso, o usuário precisa clicar no botão do microfone e falar o que procura. Tudo feito de forma simples, prática e intuitiva.
Sobre a SmartHint:
Fundada em 2017, a SmartHint é o maior e mais utilizado sistema de busca inteligente e recomendação para e-commerce da América Latina. Em 2020, a empresa foi adquirida pelo Grupo Magalu e tem como foco principal elevar a experiência de compra on-line. Combinando busca e recomendação proativa, com vitrines que agem como "vendedores virtuais" e pop ups de retenção, suas soluções ajudam a aumentar, em média, em 30% as vendas online das marcas. A SmartHint trabalha com mais de 25 segmentos e possui integração com mais de 35 plataformas de vendas pela internet. Suas ferramentas geraram R$620 milhões em vendas em 2020 e entre seus milhares de clientes estão empresas como Multilaser, Philco, Wine, Lego, Kabum, Kipling e Diesel.
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