Pular para o conteúdo principal

Novo desconto na conta de energia para famílias de baixa renda começa a valer Benefício, chamado de desconto social, pode reduzir em até 18% a fatura de inscritos no CadÚnico com consumo de até 120 kWh por mês

  Um novo desconto na conta de energia elétrica para famílias de baixa renda entra em vigor nesta quinta-feira (1º) em todo o Brasil. Chamado de desconto social, o benefício é destinado a famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e tem como objetivo reduzir o valor da fatura mensal de energia.

Braskem anuncia 15 iniciativas vencedoras do 1º Edital Projetos que Transformam

 

Edital que busca fomentar o desenvolvimento local e sustentável das comunidades recebeu 280 inscrições; companhia irá destinar um total de R$ 1 milhão em recursos para os projetos escolhidos dos cinco estados onde está presente

São Paulo, 25 de outubro de 2022 – O 1º Edital Braskem: Projetos que Transformam, que tem como objetivo apoiar projetos sociais voltados ao desenvolvimento local e sustentável de comunidades onde a companhia atua, selecionou entre as 280 propostas inscritas, 15 iniciativas de cinco estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Alagoas e Bahia. Elas serão contempladas com um total de R$ 1 milhão em incentivos. Os projetos vencedores foram avaliados em cinco etapas: análise eliminatória, técnica classificatória, documental inicial, estratégica e documental final.


“Para a Braskem é muito gratificante ver os resultados expressivos neste primeiro ano de edital. Não foi fácil ter que escolher, seguindo os critérios estabelecidos, apenas 15 iniciativas frente a mais de 200 propostas recebidas. Estamos felizes em poder colaborar e/ou continuar um trabalho que já vem sendo realizado nas nossas comunidades e de alguma maneira também contribuir para o desenvolvimento das pessoas”, explica Sylvia Tabarin, Gerente de Relações Institucional da Braskem no Sudeste.


No estado de São Paulo, as organizações contempladas são: União da Saúde sem Fronteiras – Instituto Maria Mercês, com o projeto “Escritório Digital Conectados”; Companhia de Artes Primeiros Passos, com o “Capacitando Para Transformar”; e Associação de Pais e Mestres da EE Professor Zenon Cleantes de Moura (APM), com o “Ampliando Horizontes e Salvando Vidas Pela Educação”. No estado do Rio de Janeiro os projetos escolhidos são “Projeto Horticultura Mãozinha Verde”, do Lar Fabiano de Cristo – Casa Mãe Marocas, Projeto “Arte Mãe”, do Luar, e “Projeto PDA”, da ONG Trama Ecológica.


No estado de Alagoas se destacaram o Instituto Feminista Jarede Viana, com o projeto “Fala Preta”; o Instituto Mandaver, com o “Oficina Escola”; e a Associação dos Moradores do Alto da Saudade, com o projeto “Capacitação Área de Informática”. Na Bahia os incentivos vão para os projetos “Quilombo Sustentável”, da Associação Humana Povo para Povo; “Afroteca Muvuca”, da Associação Viva a Vida; e “Portas Abertas: Janela Para o Mundo”, da Central Organizações Comunitárias de Menino Jesus.


Já no Rio Grande do Sul quem receberá o repasse é a Central Única das Favelas, com o projeto “Nota das Quebradas”; a Entidade de Filantropia, Cultura e Arte – EFCA, com o projeto “Costurando Habilidades”; e a Cooperativa de Reciclagem e Defesa do Meio Ambiente Santa Rita, com o “Reciclando e Gerando Trabalho e Renda”.


Durante o processo a Braskem ofereceu gratuitamente para todos os inscritos quatro capacitações virtuais que contou com mais de 3 mil expectadores. Agora, as organizações vencedoras participarão de um segundo módulo de ensino sobre gestão e prestação de contas de projetos sociais. Após o repasse financeiro, os contemplados têm o prazo de execução de 12 meses para desenvolver os projetos que serão monitorados pela Braskem, por meio de prestação de contas, evidências da realização das atividades previstas, e da execução dos encargos estabelecidos.


Projetos vencedores

Proponente: União da Saúde Sem Fronteiras – Instituto Maria Mercês

Proposta“Escritório Digital Conectados” - Criar um escritório digital e oferecer qualificação profissional por meio de ações de capacitação. Neste escritório, jovens vivenciarão a prática e a rotina de uma agência de marketing digital e, dentre as atividades, estão previstas oficinas práticas de social media, produção de conteúdo e monitoramento de redes sociais, edição de vídeos e imagens e conteúdos sobre cidadania e ética.


Proponente: Companhia de Artes Primeiros Passos

Proposta“Capacitando para Transformar” - Oferecer oficinas culturais para mulheres e crianças negras pobres e pessoas LGBTQIA+ em artesanato, para venda em redes sociais, feiras itinerantes e pontos turísticos de Mauá. As oficinas serão ministradas 3 vezes por semana, 4h por sessão. Além disso, será oferecido atendimento psicológico presencial 1 vez por semana, com meta total de 280 atendimentos semanais.


Proponente: Associação de Pais e Mestres da EE Professor Zenon Cleantes de Moura (APM)

Proposta“Ampliando Horizontes e Salvando Vidas Pela Educação” – Revitalizar a Sala de Leitura da Escola Estadual Professor Zenon Cleantes de Moura, incluindo reforma e pintura do espaço, aquisição de equipamentos e mobiliário para compor a sala, além da contratação de um professor assistente e um neuropsicólogo para atendimento a alunos com necessidades especiais.

Proponente: Lar Fabiano de Cristo - Casa de Mãe Marocas

Proposta“Projeto Horticultura Mãozinha Verde” - Aliar atividades de educação alimentar/nutricional e a produção de alimentos orgânicos com a criação de um espaço de articulação coletiva voltada à geração de renda. As atividades preveem a implementação de uma horta, realização de oficinas de culinária e reciclagem,  criação de ecopontos, atividades teóricas específicas de educação alimentar e nutricional, além de atividades e vivências que levem ao exercício da cidadania e busca pela garantia de direitos. O projeto terá duração de 12 meses e será totalmente presencial.


Proponente: Projeto Luar

Proposta“Arte Mãe” - Oferecer oficinas de corte e costura para 30 mulheres/mães em um período de 10 meses. O projeto acontecerá 3 vezes por semana na sede da organização, e as mulheres serão divididas em 2 turmas (manhã e tarde). Dois dias serão exclusivos para a formação em corte costura (3 horas cada) e um dia será dividido entre a oficina de inclusão digital (1 hora cada) e a oficina de corpo/grupo de reflexão (2 horas cada).


Proponente: ONG Trama Ecológica

Proposta“Projeto PDA” - Realizar ações de Educação e Empreendedorismo para crianças, jovens e mulheres. Dentre as atividades previstas estão: atividades de educação, educação ambiental, cultura e esporte (rodas de leitura, rodas de conversa, palestras, gincanas, entre outros); oficinas de matemática (por meio da informática); ações de qualificação e capacitação em artesanato e reaproveitamento de alimentos para mulheres da comunidade. O projeto terá 8 meses de duração e será totalmente presencial.

 

Proponente: Instituto Feminista Jarede Viana

Proposta“Fala Preta” - Oferecer capacitação profissional em moda afro-indígena e formação política-social para mulheres. Dentre as atividades, estão previstas: capacitação profissional por meio da produção de peças artesanais e acessórios que possam fortalecer a identidade racial e geração de renda, curso de formação em protagonismo político-social (classe, raça e gênero), assim como intervenção comunitária nas comunidades alvos. O projeto terá duração de 6 meses e será realizado, em sua maior parte, no formato presencial.


Proponente: Instituto Mandaver

Proposta“Oficina escola” – Realizar 5 oficinas de manicure e pedicure, barbeiro, confeitaria, designer

de sobrancelhas e confecção de salgados para 300 adolescentes jovens e adultos. Serão ofertadas por 4 meses e terão 15 alunos por turma (4 turmas em cada oficina). O projeto será totalmente presencial.

 

Proponente: Associação dos Moradores do Alto da Saudade

Proposta“Capacitação Área de Informática” – Realizar de forma semanal, totalmente presencial e gratuita, capacitação no uso de computador, visando uma formação básica em conhecimentos de informática, auxiliando jovens e adultos a procurarem formação profissional.

 

Proponente: Associação Humana Povo para Povo

Proposta“Quilombo Sustentável”  Implementar o Sistema PAIS na comunidade quilombola Pitanga dos Palmares – um sistema de produção agroecológica que é reconhecido como tecnologia social de baixo custo. Tem como premissa o manejo orgânico da produção no formato de horta circular, cujo centro é reservado à criação de galinhas caipira. Também irá realizar capacitação das beneficiárias em temas de gestão, comercialização, técnicas de produção, processamento, conservação, armazenamento e transporte de hortaliças.

 

Proponente: Associação Viva a vida

Proposta“Afroteca Muvuca” – Construir um espaço de leitura e um espaço multiuso contando com um acervo de 100 livros de literatura negra, reforço escolar para 60 crianças em processo de alfabetização durante o contraturno escolar, além de atividades de contação de histórias com temática étnico-racial, 1 uma vez por mês, para cerca de 30 crianças, durante 10 meses. Os espaços já possuem projeto arquitetônico, sendo projetados em containers. A proposta é  que a instalação seja realizada no Quilombo de Cordoaria.


Proponente: Central Organizações Comunitárias de Menino Jesus

Proposta“Portas Abertas: Janela Para o Mundo”- Capacitar 30 jovens e adultos na área de tecnologia digital utilizando as ferramentas atreladas ao computador. Serão realizadas de forma presencial 80% das atividades, divididas em: Noções básicas de informática, Uso do sistema operacional Windows, Processador de texto (Microsoft Word), Apresentação multimídia (Power point), Planilha eletrônica 8 de 14 (Microsoft Excel) e 20% de forma EAD através da plataforma digital Google Meet, Elação do projeto de vida, diversidade no mundo do trabalho, ética no mundo do trabalho, entrevista, dinâmica e apresentação formal.


Proponente: Central Única das Favelas

Proposta“Nota das Quebradas” - Oferecer aulas de música, sendo 20 alunos para aulas de instrumentos (violino, viola e violoncelo), 15 alunos no grupo de percussão e 15 alunos no coral. As aulas serão coletivas, 2 vezes por semana. O projeto visa promover cidadania, autoestima, autonomia, respeito às diferenças, comunicação não-violenta, fortalecimento do vínculo familar e auxílio na melhora do rendimento e no desenvolvimento da coordenação motora.

 

Proponente: Cooperativa de Reciclagem e Defesa do Meio Ambiente Santa Rita

Proposta“Reciclando e Gerando Trabalho e Renda” - Oferecer oficinas sobre cooperativismo, gestão social do cooperativismo, monitoramento e avaliação do fluxo produtivo e dos beneficiários (realizado a cada 3 meses). Tem como objetivo melhorar as condições de trabalho e renda dos cooperados e a qualidade socioambiental do trabalhador, baseado em metodologia freireana. A aquisição prevista de equipamentos visa melhorar o fluxo produtivo. Já os materiais de proteção individual visam melhorar as condições de trabalho dos cooperados.


Proponente: Entidade de Filantropia, Cultura e Arte - EFCA

Proposta“Costurando Habilidades” – Realizar curso de corte e costura para mulheres da periferia de Montenegro, com o objetivo de fornecer instrumentalização e qualificação, além de promover pertencimento e inserção social. O projeto visa atender 20 mulheres e capacita-las em costura para produção de vestuário para uso próprio e para venda, a partir de retalhos doados. 

Sobre a Braskem

Orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os 8 mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 41 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para Clientes em mais de 71 países.

 

Braskem nas redes sociais

www.facebook.com/BraskemSA

www.linkedin.com/company/braskem

www.twitter.com/BraskemSA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.