Pular para o conteúdo principal

CBMCE recebe a doação de duas cadelas do Corpo de Bombeiros do Tocantins

  O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) recebeu uma doação de duas cadelas da raça pastor-alemão do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO). Os animais são os primeiros de sua raça a integrar o CBMCE. Com quatro meses, Aisha e Agnes já iniciaram um treinamento intensivo que durará cerca de dois anos. Sob a orientação dos condutores capitão Eliomar Alves e soldado Brito, elas são treinadas para busca e resgate de pessoas, utilizando a metodologia de varredura de área, uma técnica desenvolvida para buscas de vítimas em desastres. As cadelas foram doadas pelo subtenente Mollo, do CBMTO, um cinotécnico conhecido por criar cães da linhagem sadonana, uma das melhores linhagens de cães de trabalho do Brasil. A chegada de Aisha e Agnes marca um avanço significativo para a equipe de resgate do CBMCE, ampliando suas capacidades e reforçando seu compromisso com a segurança e o bem-estar da comunidade.

Ceará avança na regionalização do saneamento

 



Confira o raio-x com os principais dados do setor e entrevista com Paulo Lustosa


O estado do Ceará leiloou recentemente a maior Parceria Público-Privada (PPP) de esgotamento sanitário do país e ficou em evidência no noticiário especializado sobre o tema. 


A Aegea Saneamento venceu os leilões e assumiu o compromisso de investir cerca de R$ 6,2 bilhões em 24 cidades cearenses das Regiões Metropolitanas de Fortaleza e do Cariri com o objetivo de alcançar as metas de universalização até 2033, conforme previsto no Marco Legal do Saneamento (Lei 14.026/2020). 


Para além disso, o estado se destaca na implementação do Marco Legal do Saneamento por diversos fatores:


  • O Ceará aprovou sua lei de regionalização em 18 de junho do ano passado, dividindo seus 184 municípios em três Microrregiões de Água e Esgoto. Após três meses fez decretos com os regimentos internos das autarquias interfederativas microrregionais (Decretos 34.275/2021, 34.276/2021 e 34.277/2021).


  • Antes mesmo da aprovação do novo Marco Legal, as Secretarias das Cidades e de Saneamento do Estado e a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) se anteciparam e renovaram os contratos de programa como uma exigência para a realização de uma grande Parceria Público-Privada (PPP) de esgoto. 


  • Quando a 14.026/2020 foi aprovada, os contratos que representavam 80% da receita da Cagece já tinham vigência até 2055. Com a lei de regionalização do Ceará, os contratos dos 151 municípios atendidos pela Cagece foram unificados em três grandes contratos por microrregiões. Os outros 33 municípios têm Serviço Autônomo Municipal (SAAE) ou concessões privadas. 


  • Trata-se de um dos oito estados que instituíram suas instâncias de governança, etapa posterior à aprovação da lei estadual de regionalização dos serviços do saneamento. Em paralelo, diversos setores e organizações se reuniram em torno do Pacto pelo Saneamento, que deu origem ao Plano Estratégico de Saneamento Básico do Ceará.


Entrevista exclusiva

Como parte do monitoramento contínuo feito pelo IAS da implementação do Marco Legal e para compreender melhor a experiência da regionalização no estado, a especialista em políticas públicas e planejamento urbano do IAS, Paula Pollini, entrevistou Paulo Henrique Lustosa.


Com ampla experiência no setor do Saneamento, Lustosa foi um importante ator da implementação da regionalização no Ceará. Atuou como secretário do Meio Ambiente, das Cidades e secretário executivo de Saneamento no governo estadual. Foi também deputado federal por três legislaturas, é formado em Administração, mestre em Políticas Sociais e doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente.


Lustosa conta sobre as estratégias do estado para a regionalização e fala sobre a importância do planejamento microrregional para o edital do leilão da maior PPP de esgotamento sanitário já realizada no Brasil. Os indicadores usados no contrato, por exemplo, são provenientes destes planos regionais.


Selecionamos os principais trechos da conversa com Paulo Henrique Lustosa e disponibilizamos em nosso site, junto com um raio-x da regionalização no estado, realizado com informações do Observatório do Marco Legal, plataforma do IAS que reúne os resultados do monitoramento da Lei 14.026/2020. No Observatório é possível encontrar informações estado a estado, praticamente em tempo real. 


Raio-x da regionalização do saneamento no Ceará

Acesse o Observatório do Marco Legal e saiba mais sobre os processos de regionalização em todo o país

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.