Pular para o conteúdo principal

CBMCE recebe a doação de duas cadelas do Corpo de Bombeiros do Tocantins

  O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) recebeu uma doação de duas cadelas da raça pastor-alemão do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO). Os animais são os primeiros de sua raça a integrar o CBMCE. Com quatro meses, Aisha e Agnes já iniciaram um treinamento intensivo que durará cerca de dois anos. Sob a orientação dos condutores capitão Eliomar Alves e soldado Brito, elas são treinadas para busca e resgate de pessoas, utilizando a metodologia de varredura de área, uma técnica desenvolvida para buscas de vítimas em desastres. As cadelas foram doadas pelo subtenente Mollo, do CBMTO, um cinotécnico conhecido por criar cães da linhagem sadonana, uma das melhores linhagens de cães de trabalho do Brasil. A chegada de Aisha e Agnes marca um avanço significativo para a equipe de resgate do CBMCE, ampliando suas capacidades e reforçando seu compromisso com a segurança e o bem-estar da comunidade.

Com apoio da Organização Educacional Farias Brito, Elefante Letrado desenvolve inovadora tecnologia em inteligência artificial


Nova funcionalidade auxiliará professores a avaliar evolução dos alunos no processo de aprendizagem e leitura

O Elefante Letrado, plataforma digital que apoia a formação do hábito da leitura e o desenvolvimento da compreensão leitora em estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, está desenvolvendo uma inovadora tecnologia em inteligência artificial para avaliar a fluência da leitura dos alunos que utilizam a ferramenta. Para isso, está contando com o apoio de diversas instituições de todo o País para formar uma base de dados sólida a partir da qual a nova funcionalidade da plataforma será parametrizada. A Organização Educacional Farias Brito, uma das principais de ensino do Ceará, está participando ativamente desse processo.

Conhecida nacionalmente pela eficiência em projetos inovadores no segmento educacional, as escolas da Organização Educacional Farias Brito contam com a participação de mais de mil alunos trazendo insumos para a pesquisa que sustentará a implementação do novo recurso, que deverá ser lançado ainda em 2022.  O recurso para avaliação da fluência da leitura oral desenvolvido pelo Elefante Letrado associa pedagogia, neurociências e tecnologia da informação.

A tecnologia tem por objetivo auxiliar os professores no acompanhamento da evolução da fluência de leitura dos alunos. Estudos especializados apointam com clareza a correlação que há entre a velocidade de leitura e a qualidades das habilidades de compreensão leitora - motivo pelo qual torna-se fundamental o acompanhamento permanente do progresso dos estudantes na conquista da fluência leitora.

Sarah Freire, professora do 3º ano do Ensino Fundamental do Colégio Farias Brito Sobralense, analisa como extremamente positiva a participação dos estudantes no processo de implementação da tecnologia. "Esse recurso está sendo desenvolvido com a contribuição da leitura dos nossos alunos, e eles estão amando participar. O que mais os motiva é saber que irão contribuir com o ensino e a aprendizagem de diversos outros estudantes de vários lugares do Brasil, facilitando a análise dessas leituras para as intervenções dos professores", afirma. "Temos grandes expectativas sobre esse novo recurso, pois nos auxiliará bastante na avaliação pedagógica das nossas crianças. Além disso, as famílias poderão acompanhar mais de perto esse processo", completa Sarah. 

Segundo Scheila Vontobel, fundadora do Elefante Letrado, a nova funcionalidade será de grande impacto na dinâmica do ensino e da aprendizagem nas escolas. "É uma honra contar com o apoio da Organização Educacional Farias Brito nos protocolos de pesquisa. Além de termos recebido acesso a conteúdo de análise produzido pelos próprios estudantes,  investimos num sistema inovador que se utiliza do que há de mais moderno em inteligência artificial, para assim obtermos indicadores rápidos e precisos sobre o desenvolvimento dos leitores que usam a nossa plataforma", afirma. "Essas novas avaliações serão importantes instrumentos para que os educadores possam ser ainda mais efetivos em suas práticas pedagógicas junto aos seus diferentes alunos.", finaliza Scheila.

Sobre o Elefante Letrado

Presente em 558 cidades de diferentes Estados brasileiros e em 9 países como língua de herança, a plataforma de leitura Elefante Letrado conta com mais de 13
milhões de livros lidos desde a sua fundação, em 2013. São disponibilizadas obras de diferentes gêneros textuais (contos, poesias, crônicas, fábulas, entre outros), classificados de acordo com os níveis de proficiência do leitor. Os estudantes fazem seu próprio percurso de leitura, escolhendo entre títulos variados e avançando nos níveis à medida em que realizam jogos de compressão leitora, que estão alinhados aos descritores da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com isso, os professores têm acesso, em tempo real, a relatórios de desempenho dos estudantes, permitindo que educadores e alunos reflitam sobre o progresso nas diferentes habilidades de leitura. Mais detalhes no site www.elefanteletrado.com.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.