Pular para o conteúdo principal

MP do Ceará articula reforço de segurança no entorno da Arena Castelão em jogos da etapa final do Campeonato Brasileiro

  MP do Ceará articula reforço de segurança no entorno da Arena Castelão em jogos da etapa final do Campeonato Brasileiro  25 de agosto de 2026  2 min de leitura O Ministério Público do Ceará, por meio do Grupo de Atuação Especial em Segurança Pública (Gaesp) e do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudetor), realizou, na tarde desta terça-feira (25/08), reunião para discutir o reforço da segurança no entorno da Arena Castelão durante a reta final do Campeonato Brasileiro da Série B. O encontro, que ocorreu na sede da Procuradoria Geral de Justiça, em Fortaleza, reuniu representantes do Ceará Sporting Club, Fortaleza Esporte Clube, Arena Castelão e Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), da Polícia Militar do Ceará (PMCE).   Conduzida pelo coordenador do Gaesp, promotor de Justiça Renato Melo, a reunião teve como foco a adoção de medidas para reduzir conflitos na área da esplanada da Arena Castelão, local que registra ocorrências frequentes em dias de jogos. “...

Gravidez tardia: existe idade correta para engravidar? Obstetra pondera riscos




Foi há pouco mais de 60 anos que a história dos direitos reprodutivos das mulheres começou a mudar. O desenvolvimento de métodos anticoncepcionais seguros lhes permitiu novas possibilidades de aprimoramento profissional e pessoal, ou seja: novas escolhas. Esse contexto reforçou fortemente a decisão de adiar a gravidez, tornando comum casos de gestações tardias.

Na década de 1960, ano em que surgiu a pílula anticoncepcional, a faixa etária considerada ideal para dar à luz era de 18 a 25 anos. Quando a mulher tinha seu primeiro filho depois dos 25, era classificada de primigesta idosa. Mas, afinal, existe idade correta para engravidar?

A obstetra Renata Ramos, que atua no Hospital Regional Norte (HRN), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), gerida pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), ressalta que gestações a partir dos 35 anos exigem atenção às consultas pré-natais. Há riscos de os bebês desenvolverem malformações fetais e, para as mulheres, aumenta a chance de desenvolvimento de doenças como diabetes gestacional e hipertensão arterial. Confira a entrevista completa:


A gravidez tardia se configura a partir de que idade?

Renata Ramos: Consideramos que a gravidez tardia se configura a partir dos 35 anos de idade.

Por que a gestação é mais desafiante para mulheres com uma idade mais avançada? Quais os riscos para a mulher e para o bebê de uma gestação após os 35 anos?

R.R.: Nas gestações tardias, consideramos que o feto apresenta um risco maior para o desenvolvimento de trissomias dos cromossomos (como a síndrome de Down) e de outras malformações fetais. Para a mãe, existe aumento no risco de desenvolver complicações como diabetes gestacional e hipertensão arterial.

Quais os cuidados que uma mulher que decide ter uma gestação tardia deve tomar?

R.R.: O primeiro e principal cuidado é fazer as consultas de pré-natal de forma rotineira e, de preferência, com um médico obstetra. A realização de ultrassonografia morfológica de primeiro e segundo trimestres também se faz necessária para o rastreio e a identificação de alterações fetais. Lembrar, ainda, que cuidados com alimentação e a prática frequente de exercícios físicos reduzem as chances de desenvolvimento de doenças no período.

O pré-natal de uma gestante com gravidez tardia tem cuidados específicos?

R.R.: São consultas realizadas de forma mais detalhada, em que são pesquisadas, de forma minuciosa, doenças pré-existentes na mulher, bem como são identificados fatores de risco que podem aparecer durante o período gestacional. Em geral, são solicitados exames de rotina e ultrassom obstétricos investigativos.

Nessas circunstâncias, aumentam as chances de parto prematuro? Existe alguma pesquisa ou dado sobre isso?

R.R.: De forma geral, não. Porém, se houver o desenvolvimento de doenças como a pré-eclâmpsia (pacientes com gestação tardia apresentam risco maior para apresentar essa patologia), pode ser necessária a realização do parto antes do tempo esperado para ele ocorrer.

Existe alguma diferença em relação aos riscos se essa mulher já teve ou não gestações anteriores?

R.R.: A gestação tardia se relaciona muito com a multiparidade. Em geral, são mulheres que apresentam mais de um filho. Nelas, existe um risco aumentado de hemorragia após o período do pós-parto.

Recentemente, a atriz Cláudia Raia engravidou aos 55 anos, dizendo ter congelado óvulos anos atrás e que, depois, fez um tratamento com o hormônio estrogênio para preparar o corpo para a fertilização in vitro. Esse caso é uma exceção ou seria possível “naturalizar” essa gestação tardia?

R.R.: Creio que no nosso cenário atual, vai se tornar mais frequente esse tipo de gestação, principalmente com a evolução tecnológica. Então, provavelmente, será um processo natural na mente da população, visto que, hoje, a mulher apresenta maior liberdade para tomar a decisão de ter filhos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

Chacina em Maranguape

 🚔🇧🇷🚑🛑🚨🚔🇧🇷🚑🛑🚨 *~𝐍🅾️𝐭í𝐜𝐢𝐚𝐬 𝐂🅾️𝐦 ©️𝐫𝐞𝐝𝐢𝐛𝐢𝐥𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞~* *©️𝐞𝐚𝐫á 𝐧𝐚 🅿️𝐚𝐧𝐝𝐞𝐦𝐢𝐚 𝐝𝐚 🅱️𝐚𝐥𝐚*🔫 *MAIS UMA MULHER É ASSASSINADA,JÁ SÃO 2️⃣3️⃣3️⃣ MULHERES ASSASSINADAS NO CEARÁ* *A VIOLÊNCIA CONTRA MULHER NÃO PARA NO CEARÁ* *MARANGUAPE/CHACINA* Segundo informações quarto pessoas foram executadas no Distrito de Amanari.  Elemento pernicioso, do Fundoró, Amanari, lesionado a bala, e depois de alguns minutos veio a óbito. Segundo informes, os algozes são da GDE da Babilônia. Tbm Amanari. Estavam em uma casa, onde foi invadida e começaram a disparar em todos. 04 obitos no local,03 homens e uma mulher.  *🅰️𝐆𝐔𝐀𝐑𝐃𝐀𝐍𝐃𝐎 𝐌𝐀𝐈𝐒 𝐈𝐍𝐅𝐎𝐑𝐌𝐀ÇÕ𝐄𝐒* 🚔🇧🇷🚑🛑🚨🚔🇧🇷🚑🛑🚨 🚔 *T&RÇ@-F&IR@/14/11/𝟐𝟎𝟐3*