Pular para o conteúdo principal

Estação Expedicionários é local privilegiado para observação de aviões

  Quem embarca ou desembarca na estação Expedicionários, na Linha Nordeste, desfruta de uma paisagem peculiar: o vai e vem de aviões na pista do Aeroporto de Fortaleza. Localizada atrás do terminal aeroportuário da Capital, a estação tem sua plataforma localizada ao lado da pista do aeroporto, fornecendo uma visão única dos pousos e decolagens.   Por isso, a estação tem recebido não apenas passageiros do transporte sobre trilhos, mas também curiosos que querem ver de perto a movimentação das aeronaves. Inaugurada em dezembro de 2022, a estação Expedicionários tem embarque gratuito – assim como todas as 11 estações da Linha Nordeste -, não sendo necessário nenhum tipo de cartão, cadastro ou carteirinha para embarcar, seja para pegar o trem ou apenas para observar aviões. O funcionamento é de 5h30 às 22h50. Por dia, 58 viagens de trem saem da estação Expedicionários, sendo 29 com destino à Parangaba e outras 29 com destino ao Mucuripe. Em breve, a estação Expedicionários também será fisi

O Sertão e o mar do Ceará invadem a Culinária da Van nesta terça-feira (18/10)







Os sons e sabores do Nordeste dão o tom da experiência na próxima edição da Rota da Gastronomia Cultural Fortaleza


O Restaurante Culinária da Van é a próxima parada da Rota da Gastronomia Cultural Fortaleza. Com o tema “Sertão e Mar do Ceará”, o restaurante oferece uma imersão gastronômica e musical inspirada no Nordeste nesta terça-feira (18/10), às 19h30. O projeto, lançado pela Secretaria Municipal do Turismo (Setfor) no final de setembro, já passou pelos restaurantes Mayú, O Banquete e Café Ilha. Além desses e da Culinária da Van, o restaurante Geppos completa a Rota. A proposta é oferecer uma experiência onde a gastronomia e a música andam juntas e em harmonia, aguçando todos os sentidos.


Inspirada nas canções de Luiz Gonzaga, e suas letras, que falam do dia a dia do nordestino com graça e criatividade, a chef Van Régia criou um cardápio cheio de memórias afetivas. “Cresci e aprendi a cozinhar com minha avó, que fazia mágica com seu talento e suas panelas embaladas ao som desse grande compositor nordestino”, conta. “Daí veio meu encanto pela comida e os diversos sentimentos que ela aflora nas pessoas”, explica.


Para abrir a noite, Van escolheu um dos pratos mais tipicamente nordestinos, o baião, junto com outra iguaria bem local, o caranguejo. Partindo desses dois ingredientes, criou uma entrada que traz um pouquinho do Sertão e outro tanto do mar: bolinho de baião de dois com carne de sol e queijo coalho, acompanhado de molho de nata trufado; e bolinho de vatapá de caranguejo acompanhado de molho de coco fresco.


Como primeiro prato principal, camarão flambado na cachaça com pimentões coloridos, acompanhado de arroz cremoso de coco, polvilhado de coco queimado. Na sequência, ragu de linguiça picante com purê de macaxeira maçaricado com coalho e batata-doce. De sobremesa, cocada de forno coberta de rapadura e coco queimado.


Cacimba de Aluá


Para embalar o mergulho na culinária nordestina e nas criações da Chef Van Régia, o grupo Cacimba de Aluá irá tocar um repertório inspirado no Rei do Baião. Criado por por Dilson Pinheiro e Lídio Amarelo, o grupo é formado por Noeme Oliver (voz), Fábio Duarte (sanfona e voz), De Assis Coelho (Zabumba) e Charles Mesquita (triângulo).


Com a missão de continuar e preservar as músicas nordestinas de Luiz Gonzaga e de outros compositores que enriqueceram a cultura do Nordeste, os jovens e talentosos músicos trazem novos arranjos, dando uma nova leitura às composições, sem muitos efeitos que perturbem a linguagem da nossa música e sem ferir a originalidade. O Cacimba de Alá também tem composições próprias.


A Cacimba de Aluá já gravou três CDs e três DVDs, e se apresentou em diversas casas de shows e Festivais no Nordeste, onde dividiu o palco com artistas renomados como Geraldo Azevedo, Manassés, Trio Nordestino, Os Três do Nordeste e outros.


A Rota da Gastronomia Cultural Fortaleza é um projeto da Setfor, em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-CE) e com o Sistema Fecomércio Ceará, por meio do Serviço Nacional do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).


Serviço:

Rota da Gastronomia Cultural Fortaleza – Culinária da Van

Data: 18/10

Horário: 19h30

Valor: R$ 90,00 por pessoa (sem bebida) 

Endereço: Rua Waldery Uchôa, 260 – Benfica

Reservas e mais informações: (85) 3046.8600

Instagram: @culinaria.davan

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.