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Bandeira tarifária de energia volta a ser verde, sem cobrança extra Contas de junho tiveram acréscimo devido à chuva abaixo da média

  A bandeira tarifária de energia elétrica em agosto será verde, o que significa que as contas de luz dos consumidores não terão custo extra no próximo mês. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), as condições favoráveis para geração de energia elétrica no país permitem a adoção da bandeira sem cobrança.  No mês passado, a Aneel tinha estabelecido bandeira amarela, com acréscimo de R$ 1,88 a cada 100 kW/h consumidos, por causa da previsão de chuva abaixo da média e a expectativa de aumento do consumo de energia. “No final de junho, houve uma expectativa de menor volume de chuvas para julho, o que se confirmou na maior parte do país. Porém, o volume de chuvas na Região Sul neste mês contribuiu para a definição da bandeira verde em agosto”, explicou o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa.  Criado pela Aneel em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias indica aos consumidores os custos da geração de energia no Brasil. O cálculo para acionamento de cada bandeira leva em c

Ouvidoria do Samu 192 Ceará recebe manifestações do público externo e interno

 

A Ouvidoria do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará é responsável pelo acolhimento, tratamento e resposta às manifestações recebidas do público interno e externo, além do acompanhamento de processos participativos como pesquisas, consultas, audiências, entre outros. Para a ouvidora do Samu 192 Ceará, Isabel Sousa, o setor tem cumprido seu papel de ser ponte, especialmente entre a população e a gestão do serviço.

As manifestações são analisadas e designadas, conforme os dados recebidos. Após esse processo, são encaminhadas aos setores responsáveis para as devidas providências e todos os procedimentos são monitorados pela ouvidora, que informa ao usuário as medidas adotadas de acordo com cada ocorrência.

“É muito gratificante promovermos o controle e a participação social, bem como repassarmos o reconhecimento, via elogios, ao trabalho realizado pelos profissionais de saúde da ponta. Ainda permanece o desafio de divulgarmos o canal da Ouvidoria do Samu para recebermos sugestões e manifestações positivas”, destaca Sousa.

As denúncias direcionadas a qualquer colaborador(a) do Samu 192 Ceará devem ser enviadas à Ouvidoria, que dará o devido encaminhamento e, em seguida, a resposta é dada ao manifestante, quando não se tratar de manifestação anônima.

De janeiro até setembro deste ano, a Ouvidoria recebeu 163 manifestações por e-mail, pelo canal 155 e também pelo Ceará Transparente. Dentre elas, o destaque vai para a solicitação de informações, elogios e reclamações.

O serviço é coordenado pela Ouvidoria da Fundação Regional de Saúde (Funsaúde), vinculada ao Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo do Estado do Ceará, e é parte integrante da Rede de Ouvidorias da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). A estrutura segue o Decreto Estadual Nº 33.485, de 21 de fevereiro de 2020, em consonância com o Sistema Nacional de Ouvidorias do Sistema Único de Saúde (SUS) e com a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE).

Acesso
O acesso ao canal pode ser feito pelo telefone (85) 3260-3849 ou pelo e-mail ouvidoria@samu.saude.ce.gov.br. O contato também pode ser realizado por meio da Central de Atendimento 155 (de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h); da Ouvidoria Sesa, pelo número gratuito 0800 275 152; pelo Portal Ceará Transparente; pelo Ceará App; ou pela Ouvidoria do SUS 136.

Visando manter essa resiliência, o Programa Cientista Chefe Recursos Hídricos, da Universidade Federal do Ceará, em parceria com a Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) e suas vinculadas Cogerh, Funceme e Sohidra e a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico (Funcap), vai lançar o Plano de Seca do Ceará, o primeiro do Brasil.

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