Pular para o conteúdo principal

Sessão solene na Alece homenageia 25 anos do Instituto Centec

  Os 25 anos de fundação do Instituto Centec serão celebrados em sessão solene na Assembleia Legislativa. O evento será realizado nesta sexta-feira, 23, às 14 horas, no Plenário 13 de Maio. A sessão solene foi proposta por requerimento do deputado Marcos Sobreira (PDT), subscrito pelos deputados estaduais De Assis Diniz (PT) e Juliana Lucena (PT). A criação do Instituto Centec em 1999 é fruto do incentivo do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), que percebeu os frutos do extenso programa de educação tecnológica iniciado em 1995 com os Centros de Ensino Tecnológicos (Centecs) e os Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs). A sessão solene contará com homenagens aos fundadores da instituição e ao ex-deputado federal e ex-secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior Ariosto Holanda, responsável pela implementação dos projetos dos CVTs e dos Centecs no Ceará. Ao longo de sua história, o Instituto Centec foi responsável por fo

Últimos dias de inscrições para o XII Encontro Escola Sesc de Bibliotecas Escolares

 

Encontro acontece no Rio de Janeiro e debate a importância das histórias na construção cultural e social 

Últimos dias de inscrições para o XII Encontro Escola Sesc de Bibliotecas Escolares, que será realizado nos dias 26 e 27 de outubro, em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio de Janeiro. O tema deste ano é “A importância da leitura e das histórias na construção cultural e social” e os profissionais que atuam na área estão convidados a discutir os desafios contemporâneos e novos caminhos destes espaços de leitura, fundamentais para o desenvolvimento da cultura nacional.


O Sesc tem desenvolvido, ao longo de toda a sua história, ações para que a sociedade brasileira tenha acesso a informações por meio do incentivo à leitura e à multiplicação dos saberes. Os espaços dedicados às bibliotecas são um importante caminho para esse projeto de incentivo à cultura do saber.

 

“O encontro tem como foco o trabalho das bibliotecas na formação de leitores críticos e as formas usadas para se desenvolver essas ações. Teremos atividades presenciais e também oficinas on-line como forma de ampliar o acesso do público. Vai ser um espaço muito rico para a troca de experiências”, destaca José Maria C. Junior, coordenador de Biblioteca do Polo. O primeiro dia do encontro será realizado presencialmente na biblioteca do Polo Educacional Sesc, no Rio de Janeiro, contanto com palestras e oficinas. Já o segundo dia será de oficinas no formato on-line.

 

Com uma trajetória de mais de 40 anos na formação de contadores de história, o escritor Francisco Gregório é o convidado para abertura do encontro, com a palestra Ler e Contar, Contar e Ler. A escritora, pesquisadora e professora da UFRJ, Lúcia Fidalgo, falará sobre a Importância da arte, da leitura e das histórias na formação dos estudantes. Victor Prado, Mestre em Tecnologias da Informação pelo PPGI-UFRJ e Coordenador Técnico-Científico do EducaTech-RJ abordará o tema Games como ferramenta educacional e social. Nas oficinas, o público poderá conhecer mais sobre a Acessibilidade nas Redes Sociais, gamificação em bibliotecas, e escrita criativa, entre outros temas. Todas as atividades do evento contarão com intérpretes de libras.

 

Após o isolamento social resultado da pandemia de Coronavírus, o Encontro Escola Sesc de Bibliotecas Escolares volta a ser presencial. O evento é voltado a bibliotecários, estudantes universitários, professores, profissionais de salas de leituras entre outros profissionais, que poderão conversar sobre modelos usados nos mais diversos espaços e regiões. Para participar, basta se cadastrar pelo site: www.poloeducacionalsesc.com.br/encontrodebibliotecas.


Sobre o Sesc Bibliotecas

O Sesc mantém bibliotecas em todo o território nacional. São 324 unidades fixas e 46 unidades móveis do projeto BiblioSesc, promovendo o acesso a informação e compartilhando conhecimento. Além disso, as bibliotecas da Instituição promovem programações de incentivo ao hábito de ler, como bate-papos com autores, contação de histórias e mediação de leitura, entre outras.


Serviço | Encontro Escola Sesc de Bibliotecas Escolares

Inscrições: até 24/10

www.poloeducacionalsesc.com.br/encontrodebibliotecas

Realização:

26/10: Polo Educacional Sesc - Av. Ayrton Senna, 5677 Jacarepaguá, Rio de Janeiro/RJ

27/10 – Oficinas on-line.

Confira a programação: 

XII Encontro Escola Sesc de Bibliotecas Escolares 

A importância da leitura e das histórias na construção cultural e social 

26/10 

8h30 - Credenciamento

9h30 - Abertura

9h45 - Ler e Contar, Contar e Ler – Francisco Gregório 

Escritor e autor de livros infanto-juvenis, atua há mais de 40 anos com formação de contadores de histórias. 

10h45 - Biblioteca Escolar – importância da arte, da leitura e das histórias na formação dos estudantes. 

Lucia Fidalgo 

Bibliotecária, professora e escritora, ganhou o prêmio de autora revelação pela FNLIJ com o livro Menino Bom 

11h45 - Games como ferramenta educacional e social 

Victor Prado 

Coordenador do EducaTech-RJ e CEO da empresa For Games, do ramo de tecnologia educacional. 

Oficinas 

26/10 – 14h às 16h 

Escrita criativa, com o escritor Henrique Rodrigues 

Mulheres Negras na Biblioteca – mediação de clubes de leituras de obras de autoras negras, com a produtora editorial Carine Souza 

Mediação de Leitura, com a arte-educadora Eliza Moreno 

27/10 – 10h às 12h – programação on-line 

Gamificação em bibliotecas, com o bibliotecário escolar Jonas Castro 

Acessibilidade nas Redes Sociais, com a audiodescritora Liliana Tavares 

Mulheres Negras na Biblioteca – mediação de leituras de obras de autoras negras, com a produtora editorial Carine Souza 

Mediação de Leitura e Contação de Histórias, com a arte-educadora Eliza Moreno  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.