Pular para o conteúdo principal

Adolescente suspeito de mortes no Jangurussu é capturado pela PCCE

  Uma investigação do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) culminou, nesta quinta-feira (10), na captura de um adolescente, de 16 anos, suspeito de participação em três mortes e uma tentativa de homicídio registrados nessa quarta-feira (9), no bairro Jangurussu – Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3) de Fortaleza. A captura ocorreu na mesma região. Conforme levantamentos policiais e de inteligência da 3ª Delegacia do DHPP, o adolescente, com dois históricos de atos infracionais análogos aos crimes de homicídio, um por organização criminosa e um por porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, teria efetuado disparos de arma de fogo junto com outros indivíduos em direção às vítimas, quando estavam em um veículo no bairro. Com informações sobre os suspeitos, as equipes iniciaram as diligências. Após buscas, ele foi localizado no bairro e conduzido para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), onde um ato infracional ...

Black Friday movimentará R$ 315 milhões no comércio de Fortaleza

 

De acordo com Pesquisa sobre o Potencial de Consumo do Fortalezense para Black Friday 2022, 48,1% dos consumidores estão dispostos a ir às compras nessa data, o que deve gerar um potencial de faturamento de R$ 315 milhões no comércio varejista online e físico de Fortaleza.  Essa é a primeira pesquisa realizada pela Fecomércio, através do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), sobre a mega promoção anual, que acontece no mês de novembro.

O valor que o comércio da Capital deve faturar, segundo a pesquisa, coloca a data comemorativa como a terceira mais importante para o varejo, servindo como importante fator de redução da sazonalidade no período que antecede as festas de fim de ano. A concentração de promoções é o fator mais percebido pelo consumidor – citado por 69,3% dos entrevistados – como oportunidade para compras necessárias com desconto.

 

Tabela 1: Fortaleza – Potencial de consumo nas datas comemorativas

Em R$ milhões nominais

Data ComemorativaAno da pesquisaPotencial de Consumo
Natal2021R$ 353,0
Dia das Mães2022R$ 346,0
Black Friday2022R$ 315,0
Dia dos Pais2022R$ 240,0
Dia dos Namorados2022R$ 218,0
Dia das Crianças2019R$ 167,2

Fonte: IPDC/FECOMERCIO-CE

 

Neste ano, a Black Friday coincide com o primeiro jogo do Brasil na Copa do Mundo e o perfil distinto de consumo nos dois eventos ajudará a potencializar os segmentos beneficiados, incrementando as vendas de bebidas, alimentação e material esportivo, além dos segmentos típicos da promoção. Segundo dados do Google, a Black Friday movimenta nove vezes mais recursos do que a Copa do Mundo de Futebol.

Quase metade dos consumidores irá às compras

O perfil dos entrevistados que respondeu afirmativamente sobre a intenção de compras – 48,1% dos entrevistados - mostra preponderância dos consumidores do sexo masculino (50,1% de resposta positiva), do grupo etário com idade entre 21 e 35 anos (59,8%) e com renda familiar mensal acima de dez salários-mínimos (52,3%).

 

Com relação à disposição para os gastos, 68,7% dos entrevistados revelaram a intenção de realizar compras de valor superior a R$ 500. Os mais entusiasmados pretendem comprar mais de cinco produtos (6,1% dos entrevistados), com predomínio do grupo de consumidores do sexo masculino (6,8%), com idade até 20 anos (9,4%) e do estrato com renda familiar mensal entre cinco e dez salários mínimos (12,9%).

Na forma de pagamento há o predomínio da intenção de uso do cartão de crédito (58,9% das respostas), seguido de pagamento à vista com dinheiro ou cartão de débito (44,4%) e Pix (12,4%).  A oferta de flexibilidade de prazo para pagar é fundamental para a decisão de consumo, já que 84,3% dos entrevistados desejam parcelar suas compras. 

Seis segmentos lideram intenção de compra

A pesquisa da Fecomércio mostra a preferência do consumidor pela chamada linha branca e bens de consumo semiduráveis, com domínio de seis segmentos:

§  Eletrodomésticos e linha branca, com 35,4% de intenção de consumo;

§  Roupas e artigos de vestuário, com 28,5%;

§  Calçados, com 25,5%;

§  Eletrônicos e eletroportáteis, com 20,9%;

§  Celulares e smartphones, com 14,8%; e

§  Artigos para o lar (cama, mesa e banho e decoração), com 12,3%.

 

Ao longo dos últimos anos o evento da Black Friday tem se expandido para além da data específica do evento. Isso explica, por exemplo, porque 52,0% dos consumidores pretendem comprar na semana no evento e apenas 31,9% na sexta-feira, 25 de novembro.

As lojas físicas foram citadas por 77,9% dos entrevistados com relação ao local das compras. O perfil desse consumidor mostra preponderância do grupo do sexo feminino (79,0%), com idade acima dos 36 anos (83,3%) e renda familiar mensal de até cinco salários mínimos (78,1%).

O e-commerce será utilizado por 28,7% dos consumidores, principalmente do sexo masculino (28,8%), do estrato com idade até 20 anos (32,5%) e renda familiar mensal de mais de dez salários mínimos (61,1%).

Consumidor mais consciente

§  Dos que não pretendem comprar, 41,7% dos entrevistados, a falta de motivação mostra-se fundamentada em questões econômicas, como desemprego (citado por 17,8% da amostra), momento econômico desfavorável (16,0%), falta de dinheiro (14,8%) e o superendividamento (11,4%).

 

§  40,6% dos consumidores que irão comprar pretendem adquirir menos produtos e 40,3% desejam gastar menos do que em 2021. A contenção se mostra mais presente nos consumidores do sexo feminino (41,2% de respostas), com idade acima dos 36 anos (43,3%) e renda familiar entre cinco e dez salários mínimos.

§  Entre os que planejam gastar menos, a principal motivação é economizar (32,5% das respostas), seguido de ajustar-se a um orçamento apertado (28,6%) e evitar endividamento (14,3%).

§  84,9% dos consumidores que irão às compras farão pesquisa prévia de preços. No perfil desse consumidor há predomínio do sexo feminino (88,1%), pertencente ao grupo com faixa etária de até 20 anos (91,9%) e escolaridade de nível superior (87,0%).

§  As pesquisas prévias de preços serão distribuídas entre online (51,2%) e lojas físicas (45,5%) e se concentrará nas quatro semanas anteriores à data comemorativa.

§  59,9% dos entrevistados estão evitando antecipar as compras para poder realiza-las na Black Friday.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.