A Copa do Mundo da FIFA é um dos maiores eventos esportivos do mundo, e como bem sabemos, a cada quatro anos vivenciamos um momento de celebrar culturas, o amor pelo futebol e pelo nosso País. E a Copa traz mais do que a possibilidade de comentar sobre o esporte, o campeonato é uma boa chance de crescer economicamente o seu negócio.
De acordo com a Forbes, a Copa do Mundo de 2014, ocorrida no Brasil, teve uma receita que totalizou US$ 4,83 bilhões para a FIFA. Esse dado aponta o aumento expressivo da economia baseada na procura por artigos, produtos e serviços que se associam à Copa.
Segundo o empresário e consultor organizacional, Vandi Monteiro, a Copa é uma oportunidade de crescer ou manter a estabilidade empresarial. “É preciso pensar nesse período como um momento estratégico, em que pontos você deve focar e aplicar para que seu negócio seja alavancado ”, comenta.
O especialista que já atuou em inúmeros projetos e gerou um crescimento acima de 500 milhões de reais em seus clientes, explica que por causa do brasileiro ser um apaixonado pelo esporte, aplicar estratégias e investimentos durante a Copa é uma boa oportunidade. “O brasileiro tem uma ligação afetiva muito intensa com o futebol e com o que a Copa proporciona: união, nostalgia e alegria. Esses sentimentos são ótimos impulsos para que os empresários apostem em seus serviços voltados para esse público que passará boa parte do tempo que antecede os jogos consumindo produtos e serviços que aumentem essas emoções”, explica Vandi.
Segmentos como bares, restaurantes, empresas de vestuário ou produtos esportivos, brindes, acessórios, são deverão ter crescimento natural devido a procura por esses artigos. Mas, de acordo com o empresário, com a estratégia certa, o serviço que sua empresa oferta também pode ter elevação na procura e compra.
“É sempre interessante utilizar-se de promoções para alavancar seu empreendimento. Seja para ampliar a visibilidade da sua marca no meio digital, essa é uma boa maneira de se aproximar do público e incentivá-los a torcer pelo Brasil utilizando ou comprando seu produto e/ou serviço”.
Outra dica dada pelo especialista é automatizar os processos da empresa. “É essencial aproveitar e investir em tecnologias que melhorem não apenas o funcionamento da empresa como também a experiência do cliente. Procure por ferramentas que auxiliem na divulgação, durante a compra e no pós-venda. Isso fará uma boa diferença”, aponta Vandi.
E como a Copa do Mundo é um campeonato em que tudo pode acontecer e que, talvez, o Brasil não leve a taça para casa, é importante se fazer presente nos momentos bons e ruins. “Seu negócio deve mostrar ao consumidor que estará com ele tanto nas alegrias trazidas pela vitória, como na possibilidade da perda. Isso porque seu produto e serviço não é algo momentâneo e passageiro como a Copa. O que você oferta precisa deixar claro que estará ao lado do cliente para comemorar e para afastar a tristeza também”, finaliza Vandi.
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