Pular para o conteúdo principal

Ceará faz treino apronto um dia antes de enfrentar o Operário

  Alvinegro luta pela terceira vitória seguida no Campeonato Brasileiro Link para compartilhamento:    Copiar (Foto: Gabriel Silva/CearaSC) O elenco do Ceará finalizou, na manhã deste sábado (18), no CT do Caju, em Curitiba, a preparação para o próximo desafio da temporada. Amanhã (19), o Alvinegro visita o Operário/PR, no Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa/PR, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. O grupo iniciou o dia com um trabalho de ativação na academia do CT do Caju. Depois, o técnico Vagner Mancini orientou uma atividade tática visando o confronto diante da equipe paranaense. Por último, os atletas participaram do já tradicional rachão de pré-jogo. Com oito pontos nas cinco primeiras partidas da competição, o Time do Povo vai em busca de mais uma vitória no campeonato para entrar no G4 da Série B. Departamento de Comunicação - CSC

Dia Mundial de combate à pneumonia: o que precisamos saber?

 


A OMS instituiu o dia 12 de novembro como Dia Mundial da Pneumonia para promover a conscientização da população e prevenção da doença.


Historicamente, a pneumonia sempre foi causa significativa de morte na população brasileira. Com o avanço das campanhas de saúde pública, ampla vacinação de crianças contra agentes causadores dessa doença (Pneumococo, o Haemophilus influenzae) e as campanhas de vacinação contra influenza e a Covid-19, pelo SUS, houve uma redução na incidência da pneumonia na população em geral nos últimos anos.


O Dia Mundial da Pneumonia existe justamente com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção da doença, que ainda continua sendo a principal causa infecciosa de morte de crianças com até cinco anos de idade. Só em 2019, 672 mil crianças morreram em consequência da pneumonia, segundo dados do Ministério da Saúde.


Diagnóstico

 

Daniel Messias Martins Alves Neiva, médico pneumologista e docente do Idomed, explica que a pneumonia pode ter como agente infeccioso  vírus, bactéria ou fungo. Estes microrganismos geram inflamação dos tecidos de um ou ambos os pulmões, pela resposta do indivíduo ao agente agressor. De acordo com o médico, como em quase todas as doenças, a anamnese (consulta médica) e o exame físico são imprescindíveis para o diagnóstico.


“O quadro clínico pode ser variável, mas, normalmente, o paciente apresenta febre, taquipneia (frequência respiratória acima do esperado para aquela faixa etária), esforço para respirar e tosse. Em crianças pequenas, idosos e pessoas imunossuprimidas, os sintomas podem ser mais discretos”, esclarece Neiva.

 

Segundo o  pneumologista, a radiografia de tórax pode auxiliar no diagnóstico, mas ajuda também a avaliar a extensão das lesões, detectar complicações e a avaliar possíveis complicações da pneumonia. “Outros exames como: análises laboratoriais, tomografia e ressonância são reservados para quadros e pacientes específicos, sendo utilizados em quadros mais graves ou suspeita de outros diagnósticos”, comenta.


Sequelas


A pneumonia pode deixar sequelas permanentes, que reduzem drasticamente a qualidade de vida do paciente. Alguns podem evoluir de maneira adversa durante um quadro de pneumonia, apresentando complicações como derrame pleural, pneumatocele e, até mesmo, necrose de parte do pulmão. “Quando há essas suspeitas, o paciente deve ser internado para melhor avaliação, tratamento com antibiótico venoso ou até abordagem cirúrgica do tórax para a resolução da pneumonia”, completa Neiva.


Para o especialista, no entanto, há a possibilidade de melhorar ainda mais a cobertura oferecida pelo SUS com vacinas oferecidas pela rede de saúde privada. Para pacientes de grupos específicos, como imunossuprimidos, o SUS também oferece uma outra vacina, a chamada Pneumo 23. Além das vacinas, Daniel Neiva esclarece que a higiene pessoal (como a lavagem de mãos), evitar aglomerações e o uso de máscaras ajudam a reduzir a contaminação e a incidência de pneumonia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.