Pular para o conteúdo principal

Saiba mais sobre o simbolismo da Sexta-Feira Santa Data retoma últimos passos de Jesus até a sua morte

  A Sexta-Feira Santa é parte do tríduo pascal, celebração da Igreja Católica que retoma a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. A data varia a cada ano porque tem como referência o período da Festa de Pessach (páscoa judaica), citado nos evangelhos cristãos. “Quando a gente vislumbra o período de preparação para a páscoa, isso vai acontecer por uma tradição que vem desde antes do período cristão, e já era praticada pelo judaísmo”, explica Ana Beatriz Dias Pinto, doutora em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Segundo a especialista, os escritos relatam que, para os judeus, a festividade ocorria no sábado e domingo de lua cheia após o início da primavera no hemisfério norte (outono no hemisfério sul). “Quando Jesus foi sentenciado à morte, eles precisaram antecipar o momento de crucificação dele - que foi o castigo imposto na época - para que não atrapalhasse as festividades dos judeus. Então, acabou sendo numa sexta-feira”, diz. Na celebração judaica, a ...

Escritora infantil pentecostense Mônica Mota relança obra ‘Menino Bernardo’ na Bienal do Ceará

 







Cerimônia de relançamento será às 17 horas no Espaço Natércia Campos (Salão Aracati) com participação especial da deputada estadual Érika Amorim (PSD) e presença de Casemiro Campos, presidente da Câmara Cearense do Livro (CCL) 


Segundo livro da escritora aborda a importância do diálogo sobre violências e abuso sexual infantil contra crianças com deficiências 



A convite da Câmara Cearense do Livro (CCL) e em parceria com o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e Comunitárias do Ceará (SEBP/CE), a jovem escritora infantil e ativista social, Mônica Mota, relança sua obra ‘Menino Bernardo’ na XIV Bienal Internacional do Livro do Ceará, no Espaço Natércia Campos (Salão Aracati)


Marcada para o sábado, dia 12/11, de 17 horas às 18 horas, a cerimônia será realizada no Espaço Natércia Campos (Salão Aracati), embalada ao som do músico Vinny ChaMar e com mediação de Sâmila Braga, fundadora e diretora de Conteúdo e Criação da Mandalla Comunicação & Design. 


Érika Amorim (PSD), deputada estadual autora do requerimento de lançamento do livro na Assembleia Legislativa do Ceará, ocorrido dia 5 de maio deste ano, é a convidada especial da ocasião. “É uma enorme alegria ter a parlamentar ao meu lado nesse dia tão importante, ela representa muito para as garantias de direitos das crianças e adolescentes, tenho grande apreço pelo trabalho dela. E, lançar meu livro na Bienal é uma honra, um espaço importante e significativo para compartilhar conhecimento e leituras, além de abrir espaço para novos autores”, comemora a escritora, que também lançou seu primeiro livro, ‘Tom, Elis e Chico’, na edição anterior da Bienal, em 2019. 


“A Casa do Povo já teve a honra de sediar o lançamento oficial do livro no Estado. Participar deste novo momento é,  antes de tudo, reforçar a importância da literatura como instrumento de educação social para as crianças. A obra ecoa a voz de Mônica Mota no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Enquanto deputada estadual e militante do público infanto-juvenil no Ceará, entendo que é preciso que diversas camadas sociais se integrem na luta dos direitos de nossas crianças e adolescentes. Essa é uma leitura que, facilmente, indico aos adultos. Essa é uma leitura que considero fundamental para todas as famílias”, afirma a parlamentar. 


O presidente da CCL, o Professor Doutor Casemiro Campos, também celebra o evento. “A Câmara Cearense do Livro acolhe a proposta de lançamento do Livro ‘Menino Bernardo’, da autoria da escritora, Mônica Mota, publicado pela Expressão Gráfica e Editora na certeza de termos um trabalho que fomenta a produção literária como forma de promover o incentivo do livro, da leitura e da literatura. As Editoras do Ceará filiadas à CCL produzem obras da melhor qualidade. O livro Menino Bernardo não é diferente. O conteúdo é muito significativo, mas a forma como a autora trata o tema com uma abordagem delicada, leve e afetiva, teve a oportunidade, por meio da sua sensibilidade e talento de trabalhar uma linguagem bem definida, visto que é um livro, especialmente,  para o público infantil. Não tenho dúvidas do êxito deste lançamento que se reveste de grande importância para as crianças”, finaliza o presidente da CCL. 


O livro ‘Menino Bernardo’ estará disponível para venda no Estande 01 da Câmara Cearense do Livro (CCL) durante todos os dias da Bienal e a escritora Mônica Mota também poderá autografar a obra no local. Para mais informações sobre o livro e venda: monicamota612@gmail.com e (85) 9-9255-2385. 

Serviço

Relançamento do Livro ‘Menino Bernardo’ na XIV Bienal Internacional do Livro do Ceará

Data: 12 de novembro de 2022 (sábado)

Horário: 17 horas

Local: Espaço Natércia Campos (Salão Aracati) - Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares, 999 - Edson Queiroz, Fortaleza - CE).

Entrada Gratuita


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.