Pular para o conteúdo principal

Córrego transborda e volta a invadir casas em Porto Alegre Chuva intensa e prolongada faz cidade suspender aulas e reviver o caos

  Após vários dias sem chuva, a cidade de Porto Alegre teve um dia de precipitação prolongada e intensa ao longo de toda esta quinta-feira (23). Por causa disso, ruas e avenidas ficaram alagadas e, em alguns bairros, especialmente no centro-sul e sul da capital, que já tinham secado após as enchentes do início do mês, voltaram a  ficar inundados  e pessoas tiveram de ser retiradas de suas casas. O cirurgião dentista Brígido Ribas, morador do bairro Cavalhada, na zona sul da capital, viu sua casa ser invadida pelo arroio (córrego) que dá nome ao bairro. A última vez foi justamente no dia 1º de maio, logo no início do ciclo devastador de inundações na cidade. Ele teve que subir os móveis e abrir as portas para a água passar. A casa do dentista Brígido Ribas ficou alagada em Porto Alegre. Foto:  Rafa Neddermeyer/Agência Brasil "Agora choveu de novo, o parece um pouco pior do que da outra vez, porque tem ondas lá atrás da casa, eu vi pelo vidro da porta que tem ondas do arroio pra den

Festival Delícias do Mundo chega a sua 5ª edição com o melhor da gastronomia mundial na Praça Verde do Dragão do Mar


 



 

De 18 a 20 de novembro (sexta, sábado e domingo), será realizada a quinta edição do Festival Gastronômico Delícias do Mundo, na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. O evento reúne chefs especializados da gastronomia nacional e internacional, que oferecem em seus stands pratos temáticos a preços acessíveis, variando entre R$ 5,00 e R$ 40,00.

 

O evento conta também com oficinas gastronômicas oferecidas pelo Espaço Edil Costa para quem deseja aprender novos sabores, além de realizar, neste ano, o desafio entre os chefs do Ocidente e do Oriente, um momento de entretenimento entre os participantes. O Festival proporciona bons encontros entre amigos e familiares em um ambiente musical com shows de qualidade da MPB. A entrada é gratuita e funcionará das 16h às 23h.

 

Cerca de 40 chefes, representando mais de 14 países, já estão confirmados nesta quinta edição do Festival. Entre eles, estão a dupla de irmãos Saulo e Dimitrius Donsouzis, pioneiros na culinária grega em Fortaleza e proprietários do Olimpo Restaurante. Já o Chef André Adjafre vai representar o Oriente Médio com as suas deliciosas kaftas.

 

culinária europeia é tema do Chef Rodrigo Holanda, que estará liderando o estande do Espaço Edil Costa, preparando um delicioso prato da cozinha espanhola. Os Chefs Hugo Benevides e Netto Rodrigues representam a cozinha italiana com o projeto Pomodori, enquanto o Chef Henrique Sarmento vai oferecer delícias da culinária francesa. A Chef Nice Silva, por sua vez, abordará a diversidade da culinária portuguesa, uma das mais apreciadas no mundo todo.

 

comida asiática não fica de fora do 5º Festival Delícias do Mundo e terá uma grande variedade de opções, sendo representada pelo professor e consultor gastronômico Chef Elcio Nagano, que traz toda a riqueza de sabores da cozinha tailandesa. Também estará presente a Bia Nagano, sócia-proprietária do Kina, restaurante especializado em comida japonesa. O chef Ary Matsumoto marcará presença com o famoso lámen japonês.

 

Outra representante da cozinha asiática é a Chef Nathiellen Oliveira, que vai apresentar pratos da cozinha coreana. Já a Chef Marianny Aires, do restaurante Cachorro Loco, vem ao Festival mostrar os pratos clássicos e essenciais das ruas do Japão, como o guioza e o karaguê. O evento ainda conta com Kazumy Miuraa Japa da Ostra, especialista no mercado digital gastronômico, que vai oferecer o que há de melhor em pratos asiáticos de frutos do mar e bebidas variadas.

 

O Delícias do Mundo ainda tem espaço para os petiscos sul-americanos, feitos pelo Chef Bruno Carvalho, especialista e fundador da Citron Patisserie, que leva ao Festival suas famosas coxinhas e churros. A comida popular mexicana fica por conta da Chef Duda Dondelli, proprietária do restaurante La Bandolera, onde os apaixonados por essa cozinha podem degustar as famosas quesadillas e os recheadíssimos tacos.


A riqueza da culinária brasileira e argentina não poderia ficar de fora e, nesta edição do Delícias do Mundo, os amantes de um bom corte de carne podem contar com os melhores no segmento. Para isso, estarão presentes os Chefs Lucas Baptista e seu irmão Roberto Baptista, que ficam à frente do Baptista Defumados oferecendo sanduíches e petiscos com a saborosa carne de porco, além do restaurante El Chancho, do Chef Hugo Rigui. Para completar, a grande novidade desta edição é a participação do Fogo 36, com seus deliciosos cortes de carne dos Chefs Danyel Ikeda, Augusto Borges e Filipe Oliveira.

 

E, para adoçar o paladar, a Chef Karyny Goes marcará presença no Festival Delícias do Mundo com os doces “Pra Sentir”. Também estará presente O Boleiro, que fabrica os melhores bolos da cidade há 54 anos, tendo à frente o Chef Raimundo Nonato. O carro-chefe da casa são os bolos moles especiais e o bolo de maisena. Hoje, quem toca a bolaria é o filho, o Chef Samuel Lima.

 

ATRAÇÕES CULTURAIS

 

Além das opções que agradam o paladar dos visitantes, o Delícias do Mundo também conta com uma programação musical para agradar os ouvidos. Na noite de sexta-feira, 18, a cantora Mel Mattos vai fazer uma homenagem à Gal Costa. Dona de uma voz potente e afinada, a artista cearense vai apresentar o show “Mel canta Gal”com grandes sucessos de uma das maiores vozes da MPB.

 

No sábado, 19, quem vai embalar o evento é Nayra Costa, considerada uma das mais potentes e expressivas cantoras da nova geração do Ceará. A artista, que acumula mais de 20 anos de carreira artística, passeia por diversos estilos musicais, indo do rock, reggae ao soul, jazz e world music. No domingo, 20, o grupo Samba Vadio fecha com chave de ouro a programação musical. O grupo, formado por Alisson Felix (violão), Caleb (cavaquinho), Marcelo Faria (surdo) e Rafael Melo (pandeiro), vai levar ao palco do Festival verdadeiros clássicos do samba, animando ainda mais o evento.

 

DESAFIO DO ORIENTE X OCIDENTE

 

Um dos pontos auge do Festival Delícias do Mundo será o Desafio do Oriente X Ocidente, que será realizado no sábado, 19. O Chef Edil Costa vai montar um time de chefs para representar o Ocidente, enquanto o Chef Elcio Nagano formará um time de chefs que representará o Oriente. Cada time vai montar um menu com entradas e prato principal para servir a um corpo de jurados formados por influenciadores digitais e pessoas sorteadas pelo Instagram @festivaldeliciasdomundo. Depois de saborearem as delícias apresentadas por esses dois times de chefs, os jurados irão eleger qual os melhores pratos: se são do Oriente ou do Ocidente.

 

 

OFICINAS GASTRONÔMICAS

 

O Festival Delícias do Mundo conta também com oficinas gastronômicas gratuitas oferecidas pelo Espaço Edil Costa. Para participar, basta fazer a inscrição, por ordem de chegada, no local, a cada dia. Ao todo são 30 vagas distribuídas nos três dias do evento e começam às 18 horas na sexta e sábado e às 17 horas no domingo. Vai ter oficinas com os Chefs Rodrigo Holanda, Jackson Braz, Elcio Nagano, Edil Costa, entre outros.

 

O 5º Festival Delícias do Mundo é realizado pela produtora cultural Liége Xavier. O evento tem o apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, e possui patrocínio da Solar Coca-Cola e da Cervejaria Eisenbahn. Conta ainda com o apoio do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Mercadinhos São Luiz, Japa da Ostra, Granja Regina e Sabor & Vida. 

 

PROGRAMAÇÃO

 

• Dia 18/11 (sexta)

18h - Chef Rodrigo Holanda - Yakisoba arretado

19h - Chef Jackson Braz - Arroz cremoso de carne de sol

20h - Show: Mel Mattos

 

• Dia 19/11 (sábado)

17:30h - Chef Elcio Nagano - Camarão maracutai

18:30h - Chef Edil Costa - Risoto de moqueca

19h - Desafio do Oriente X Ocidente

20h - Show: Nayra Costa

 

• Dia 20/11 (domingo)

17h - Chef Rodrigo Holanda - Moquequinha mista com farofa crocante

18h – Chef Edil Costa – Bruscheta de camarão sertanejo

19h - Show: Samba Vadio

 

Serviço:

5ª edição do Festival Gastronômico Delícias do Mundo

Data: 18, 19 e 20 de novembro de 2022 (sexta, sábado e domingo)
Horário de funcionamento: 16h às 23h
Local: Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Endereço: Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema

Entrada é grátis

Instagram: @festivaldeliciasdomundo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.