Pular para o conteúdo principal

Córrego transborda e volta a invadir casas em Porto Alegre Chuva intensa e prolongada faz cidade suspender aulas e reviver o caos

  Após vários dias sem chuva, a cidade de Porto Alegre teve um dia de precipitação prolongada e intensa ao longo de toda esta quinta-feira (23). Por causa disso, ruas e avenidas ficaram alagadas e, em alguns bairros, especialmente no centro-sul e sul da capital, que já tinham secado após as enchentes do início do mês, voltaram a  ficar inundados  e pessoas tiveram de ser retiradas de suas casas. O cirurgião dentista Brígido Ribas, morador do bairro Cavalhada, na zona sul da capital, viu sua casa ser invadida pelo arroio (córrego) que dá nome ao bairro. A última vez foi justamente no dia 1º de maio, logo no início do ciclo devastador de inundações na cidade. Ele teve que subir os móveis e abrir as portas para a água passar. A casa do dentista Brígido Ribas ficou alagada em Porto Alegre. Foto:  Rafa Neddermeyer/Agência Brasil "Agora choveu de novo, o parece um pouco pior do que da outra vez, porque tem ondas lá atrás da casa, eu vi pelo vidro da porta que tem ondas do arroio pra den

Havaí do voo livre: 26º XCEARÁ reúne 24 pilotos em Quixadá

 





Até sábado, 26 de novembro, o céu de Quixadá ganha um colorido diferente. É a 26ª edição do XCEARÁ, que conta com apoio do Governo do Estado do Ceará, via Setur, e Prefeitura de Quixadá. Trata-se de um dos maiores e mais tradicionais eventos de voo livre do mundo, que acontece desde 1997 no Sertão Central do Ceará. As decolagens acontecem na rampa do Santuário Imaculada da Conceição em Quixadá e conta com a participação de XX pilotos de todo Brasil, além de Equador, Holanda e Noruega. 


Neste ano, atletas como André Abrantes (São Paulo) Mineiro (Rio de Janeiro) e Campanello (Holanda) participam do XCEARÁ. O objetivo é “simples”: voar o mais longe possível! Em seus 26 anos de existência, o evento já reuniu pilotos de 40 países, conquistando sua posição como um dos principais destinos mundiais de turismo de aventura em uma das atividades que mais crescem no mundo. Não por acaso, Quixadá é considerada o Havaí do voo livre entre os amantes da modalidade.

 

O Sertão Brasileiro é uma das melhores regiões do mundo para a prática do esporte. Dos 22 recordes mundiais reconhecidos pela FAI (Federação Aeronáutica Internacional), 18 foram batidos na região. Em 2022 houve a quebra do recorde mundial Feminino de Goal Declarado, batido pela piloto Brasileira Marcella Uchoa, com um voo de 457 kms.


As fortes correntes térmicas, proporcionadas pelo intenso calor do Sertão Nordestino, aliadas aos constantes ventos alísios que sopram em todo Nordeste nessa época do ano, oferecem as condições ideais para a prática desta modalidade. Nos voos de Cross Country na região, os pilotos chegam a voar mais de 600kms por mais de 11 horas em um único voo, chegando a atingir altitudes de mais de 4.000m.  Frequentemente, os participantes decolam da Rampa de Quixadá, cruzam o estado do Ceará, todo o estado do Piauí e pousam, já no final da tarde, no Maranhão. 


Social


Por terra, os carros de resgate, que trazem os pilotos de volta para Quixadá após os voos, realizam um verdadeiro Rally, passando por terras inóspitas, desabitadas e carentes. Cerca de 10 carros 4x4, munidos de rádio, GPS e rastreadores, realizam o trabalho de retornar com os atletas. Além desse trabalho de busca, cestas básicas são distribuídas no local de pouso para as famílias carentes da região. Já na vila da Juatama, em Quixadá, acontece a distribuição de alimentos, roupas e brinquedos doados por pilotos de todo mundo que vem participar do evento. 


Desde sua criação, o evento promoveu uma verdadeira inclusão social através do esporte, transformando a vida de milhares de Sertanejos, que tem no Voo Livre seu meio de sustento. Seja fazendo o resgate dos pilotos, ou mesmo ensinando pessoas a voar e realizando voos duplos, a região virou uma referência mundial do esporte e berço de excelentes pilotos tanto de parapente como de asa delta.


Vale destacar ainda que nesta edição, a XCEARÁ convidou cinco atletas locais, como parte do incentivo ao esporte e inclusão de jovens talentos. Eles cresceram nos arredores do evento e cultivaram a paixão pelo voo livre desde a infância e hoje em dia, já crescidos, participam como pilotos do Campeonato. 


RESULTADO 1º dia X- Ceará 2022:


Categoria Asa delta - 


1° Raul Guerra - Equador

2° Ricardo Mineiro - RJ

3° Mario Campanella - Holanda


Categoria Parapente - 


1° Andre Abrantes - SP 

2° Dileone Freitas - CE 

3° Raul Evaristo - CE (De duplo)


RESULTADO 2º dia X- Ceará 2022:


Categoria Asa delta -


1º Cabeleira

2º Mineiro

3º Glauco


Categoria Parapente - 


1° Raul Fly

2° Andre Abrantes

3° Dileone


Curiosidades


Levando a sério o objetivo “voar o mais longe possível”, o piloto veterano André Abrantes (SP), competindo pela primeira vez no sertão, ficou em 1º lugar no primeiro dia do evento, na modalidade parapente, quando percorreu quase 250km. 


Destaque também para os pilotos locais Dileone Freitas e Raul Evaristo, este último em voo duplo, ficam em segundo e terceiro lugar, respectivamente, na categoria parapente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.