Pular para o conteúdo principal

Candidatos do Rio Grande do Sul terão isenção no Enem Medida deve beneficiar cerca de 40 mil estudantes

  O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que todos os candidatos do Rio Grande do Sul terão isenção no pagamento da inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mesmo aqueles que não se enquadram nos critérios de isenção. Segundo o ministro, cerca de 40 mil estudantes serão atendidos pela medida. A taxa é de R$ 85.  "Quem se inscrever agora não pagará", disse o ministro em entrevista à imprensa, no Palácio do Planalto, nesta segunda-feira (20). As inscrições do exame começam no dia 27 de maio e vão até 7 de junho. Camilo Santana, ministro da Educação, anuncia isenção da taxa do Enem para candidatos do RS. Foto:  Joédson Alves/Agência Brasil   Calendário especial e prova específica Santana disse ainda que o governo estuda um  calendário diferenciado  para os estudantes do estado, afetado pelas enchentes, com uma nova data para inscrição desses candidatos. O prazo não foi anunciado e dependerá, segundo o ministro, da melhora da situação do estado. Os candidatos

Hospital Regional Norte promove III Colóquio de Prevenção de Lesão por Pressão




O Dia Mundial de Prevenção de Lesão por Pressão, lembrado sempre na terceira quinta-feira de novembro, é uma data instituída para sensibilizar pacientes, familiares, profissionais de saúde e gestores sobre a importância do cuidado para evitar esse evento adverso – também conhecido por úlceras por pressão ou escaras. Em Sobral, nesta sexta-feira (25), o Hospital Regional Norte (HRN) iniciará o III Colóquio de Prevenção de Lesão por Pressão. A unidade pertence à rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e é administrada pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH).

A programação ocorrerá a partir das 8h, com palestras no auditório do hospital. Para colaboradores do equipamento, as inscrições devem ser feitas até esta quarta-feira (23) – o link será encaminhado via canais de Comunicação Interna. Já para o público externo, o cadastro será feito de forma presencial, na recepção do HRN, mediante doação de um pacote de fraldas geriátricas G ou GG.

A primeira palestra terá como tema A experiência do Hospital Regional Norte na Prevenção de Lesão por Pressão e será ministrada pelo gerente do Núcleo de Gestão e Segurança do Paciente (Nugesp) da unidade, João Kildery Silveira Teófilo. “O controle da lesão por pressão é um indicador de qualidade da assistência”, afirma Teófilo, destacando o perfil crítico e de alto risco de pacientes para o desenvolvimento de escaras.

Também haverá a entrega de certificados às unidades do HRN com melhores práticas na atenção ao paciente.

Estomaterapia

O evento contará com a abordagem de profissionais estomaterapeutas. A área é uma especialização da Enfermagem com foco em estomias, feridas agudas e crônicas, fístulas e incontinência anal e urinária.

A estomaterapeuta do HRN Cláudia Galdino falará sobre Lesão por pressão: avaliação e tratamento. Segundo ela, as ações de prevenção das úlceras são práticas simples, mas que salvam vidas. “As lesões por pressão podem causar dor, amputações, infecções e até levar à morte do paciente”, ressalta.

Lesão por pressão: bases conceituais, Prevenção de lesão por pressão no paciente adulto e Prevenção de lesão por pressão em Pediatria e Neonatologia serão outros temas discutidos na programação por profissionais da Enfermagem/Estomaterapia.

Além do Colóquio, os colaboradores do HRN terão um ciclo de treinamentos a partir desta quarta (23). “Serão intervenções educativas em serviço sobre lesão por pressão”, antecipa Teófilo.

Prevenção

A lesão por pressão é um dano localizado na pele ou em tecidos mais profundos, podendo atingir músculos e ossos. Pessoas com limitação de movimento, restritas à cadeira ou à cama, por exemplo, podem ser acometidas por essas lesões. As úlceras trazem consequências negativas para o paciente, como dor, e para a assistência em saúde, aumentando o tempo de internação e, consequentemente, os custos com tratamento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.