Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou a regulamentação de uma linha de financiamento de até R$ 6 bilhões para a compra de caminhões novos e seminovos, voltada à renovação sustentável da frota nacional. A medida foi definida em reunião extraordinária nesta sexta-feira (19). A regulamentação permite que os bancos comecem a oferecer a linha de crédito criada pela Medida Provisória 1.328 , publicada no Diário Oficial da União na terça-feira (16). A seguir, entenda como funciona a nova linha, quem pode acessar e quais são as principais condições. O que é a nova linha de financiamento? Trata-se de uma linha de crédito criada pelo governo federal para estimular a renovação da frota de caminhões no país, considerada envelhecida, com impactos negativos sobre custos logísticos, segurança nas estradas e emissões de poluentes. O programa também busca reagir à queda na produção e nas vendas de caminhões ao longo de 2025, informou em nota o Ministério da Fazenda. Qu...
O congresso a ser lançado acontecerá no período de 18 a 21 de outubro de 2023, em formato híbrido (presencial e remoto), em três idiomas – português, espanhol e inglês – além da Língua Brasileira de Sinais (Libras), o que proporcionará mais acessibilidade. As inscrições serão abertas no dia 18 de novembro pelo site http://www.uece.br/eventos/
Com o tema Saúde Mental e Trabalho na Contemporaneidade, o evento será presidido pelo ex-reitor da Uece, professor Dr. José Jackson Coelho Sampaio, que é médico psiquiatra, professor titular em Saúde Pública e líder do Grupo de Pesquisa Vida e Trabalho (GPVT/Uece). O Grupo integra a Red de Investigadores sobre los Factores Psicosociales en el Trabajo (RIFAPT) e a Comissão Organizadora Local do Congresso.
O evento é uma promoção da RIFAPT, Uece, Universidad Autónoma Metropolitana Xochimilco (UAM Xochimilco), Universidad Tecnológica Nezahualcóyotl (UTN), Facultad de Estudios Superiores de Zaragoza de la Universidad Nacional Autónoma del México (FES Zaragoza/UNAM), Universidad Nacional Autónoma do México e Universidad Autónoma de la Ciudad de México (UACM), Universidad San Carlos de Guatemala (USAC), e contará com rede de apoio de universidades brasileiras, como Vale do Acaraú (UVA), Regional do Cariri (Urca), Estadual do Rio Grande do Norte (Uern), Estadual da Paraíba (UEPB), Estadual de Pernambuco (UPE) e Estadual de Feira de Santana (UEFS), Estadual do Piauí (Uespi), Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), além da Universidade de Buenos Aires (UBA), na Argentina; Universidade de Valência (UV), na Espanha; Universidade da República (UDELAR), no Uruguai, e de outras universidades hispanoamericanas. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-CE) e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece) também integram a rede.
O Congresso contará, ainda, com apoio da sociedade civil, com Sociedade Cearense de Psiquiatria (SOCEP), Instituto Vandick Ponte (IVP), Instituto Gestalt do Ceará (IGC), Instituto Episteme Saúde Educação e Comunicação (IESEC), Laboratório Social e Resiliência (LSR)/Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), Sociedade Brasileira de Pesquisa e Inovação em Saúde (SOBRAPIS), Movimento Saúde Mental (MSM), Instituto de Estudos, Projetos e Pesquisas da Uece (Iepro), Sindicato dos Docentes da Uece (SindUece), Conselho Regional de Serviço Social (CRESS), Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO), Conselho Regional de Psicologia (CRP) e Conselho Regional de Enfermagem (COREN) e outras instituições brasileiras e hispanoamericanas.
Tema e subtemas do Congresso
Com o tema “Saúde Mental e Trabalho na Contemporaneidade”, o evento terá os seguintes subtemas:
Saúde Mental e Luta dos Movimentos dos Trabalhadores
Saúde Mental e Trabalho Precário da Saúde Mental, Trabalho e Ócio
Mudanças no Trabalho, Qualidade de Vida e Estilo de Vida
Saúde Mental e Trabalho do Trabalhador da Saúde
Meio Ambiente e Meio Ambiente do Trabalho
Saúde Mental e Trabalho na Pós-pandemia de COVID-19
Saúde Mental e Trabalho Informal
Histórico do Congresso
Em 2012, o I Congresso das Américas aconteceu em Bogotá/Colômbia, – RIFAPT + Universidad Los Andes.
►2014 – II Congresso das Américas – Cidade do México/México – RIFAPT + Universidad Autónoma Metropolitana – Xochimilco.
►2018 – III Congresso das Américas – Rosario/Argentina – RIFAPT + Universidad Nacional de Rosario.
►2021– I Congresso Internacional/IV Congresso das Américas – Zaragoza/Espanha – RIFAPT + Universidad de Zaragoza.
►2023 – II Congresso Internacional/V Congresso das Américas - Fortaleza/Brasil – RIFAPT + Universidade Estadual do Ceará.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.