Pular para o conteúdo principal

Desembargadora Iracema Vale assume função de juíza auxiliar do TSE

  A desembargadora Maria Iracema Martins do Vale, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), é a nova juíza auxiliar no Gabinete da Presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que tem à frente a ministra Carmen Lúcia. A magistrada foi nomeada nessa quarta-feira (10/07) e já assumiu as funções. Presidente do TJCE no biênio 2015-2017, Iracema Vale foi a primeira desembargadora cearense a se tornar conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tendo sido empossada em 2017, em vaga de indicação do Supremo Tribunal Federal (STF). Em 2018, também foi eleita, por unanimidade, ouvidora-geral do CNJ. De outubro de 2019 a setembro de 2020, atuou como juíza auxiliar da Presidência do Conselho. Ingressou o Judiciário cearense em outubro de 2005, pelo critério do Quinto Constitucional, em vaga destinada ao Ministério Público do Estado. No TJCE, além de presidente, a desembargadora Iracema Vale desempenhou as funções de ouvidora e membro do Conselho Superior da Magistratura. Também exerceu o

Alece empossará governador e vice-governadora neste domingo

 Jade Romero e Elmano Freitas foram eleitos no dia 2 de outubro

Jade Romero e Elmano Freitas foram eleitos no dia 2 de outubroFoto: Divulgação/redes sociais

A Assembleia Legislativa do Ceará empossará, neste domingo (01/01/2023), o governador eleito Elmano Freitas (PT) e a vice-governadora eleita Jade Romero (MDB). A solenidade terá início às 7h30min, em sessão extraordinária, no Plenário 13 de Maio. Os gestores serão empossados pelos deputados estaduais, em trabalhos que devem ser conduzidos pelo atual presidente da Casa, Evandro Leitão (PDT).

Os parlamentares que empossarão governador e vice-governadora serão os da atual legislatura. Já os deputados estaduais eleitos em outubro deste ano assumem os cargos apenas em 1º de fevereiro de 2023.

Conforme o coordenador de Eventos e Cerimonial da Alece, Edson Santos Júnior, antes da posse, Elmano Freitas deverá renunciar ao mandato de deputado estadual, para estar apto a assumir o mandato de governador, o que deve se dar nos próximos dias.

Como será a posse

A previsão do roteiro da posse, conforme a Coordenadoria de Eventos e Cerimonial da Casa, é que Elmano de Freitas e Jade Romero sejam recepcionados pelo presidente da Alece, Evandro Leitão, e por uma comitiva de deputados estaduais, antes de se dirigir ao Plenário 13 de Maio.

Conforme Edson Santos Júnior, a sessão solene será aberta pelo presidente Evandro Leitão, que designará comitiva de parlamentares para conduzir Elmano Freitas e Jade Romero à solenidade. Na sequência, ambos serão empossados. A previsão é de que o governador eleito faça pronunciamento na ocasião. Na Assembleia, o público terá acesso à cerimônia por meio das galerias onde são acompanhadas as sessões ordinárias da Casa.

Após a solenidade na Alece, Elmano e Jade seguem para o Palácio da Abolição, onde a governadora Izolda Cela oficialmente transmitirá o cargo ao governador eleito, a partir das 9 horas.

Perfis

Elmano Freitas - Está em seu segundo mandato de deputado estadual, foi eleito governador do Ceará, no primeiro turno, em 2 de outubro. Conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele recebeu 2.808.300 votos (54,02% do total). Natural de Baturité, é filho do agricultor Francisco Feitosa da Costa, “seu Odilon”, e da professora Elma de Freitas da Costa.

Ele se formou em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e é filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) desde 1989. Sua luta social começou nas Comunidades Eclesiais de Base da Igreja Católica (CEBs). Atuou na Rede Nacional de Advogados Populares (Renap), bem como na defesa jurídica e política do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (atual MTST), na condição de advogado. Foi secretário de Educação de Fortaleza e coordenador do Orçamento Participativo na gestão da ex-prefeita de Fortaleza e atual deputada federal Luizianne Lins (PT).

Em 2013, foi eleito presidente do PT de Fortaleza. Nas eleições de 2014, foi eleito deputado estadual com mais de 44 mil votos. Em 2017, assumiu a presidência da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace). Nas eleições de 2018, foi reeleito para o Poder Legislativo, com 68.594 votos.

Jade Romero - Mestranda em administração pública pelo Instituto de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP/UL), foi secretária executiva de Esporte do Governo do Estado e secretária
Municipal de Participação Popular em Fortaleza.

No dia 2 de outubro, Jade Romero foi eleita na chapa encabeçada por Elmano Freitas para o Governo do Estado. Candidatos pela coligação "Ceará cada vez mais forte", formada pela Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV), PP, MDB, PRTB, Federação Psol/Rede, SD e Pros, obtiveram 2.808.300 votos (54,02% do total).

Texto e edição: Salomão de Castro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.