Pular para o conteúdo principal

Arquidiocese de Fortaleza se une à CNBB, Cáritas e Diocese de Guarapuava em Campanha Solidária pelas vítimas de tornado

  Arquidiocese de Fortaleza   se une à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), à Cáritas Brasileira e à Diocese de Guarapuava (PR) em uma campanha solidária em prol das vítimas do tornado que devastou o município de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, onde cerca de 80% da cidade foi destruída. Em nota, a  CNBB  expressou solidariedade ao bispo de Guarapuava, Dom Amilton Manoel da Silva, CP, e a todo o povo paranaense atingido pela tragédia. “Nos unimos em oração pelas vidas perdidas e pelas inúmeras famílias que tiveram suas casas destruídas”, afirma o documento, que também estende apoio aos estados do Paraná e Santa Catarina, duramente afetados pelas fortes chuvas. A nota destaca ainda a importância de gestos concretos de solidariedade e convida toda a Igreja no Brasil a colaborar com as ações de apoio humanitário e de reconstrução. “ Conclamamos toda a Igreja no Brasil  a unir-se em comunhão orante e solidária, colaborando, na medida do possível, com as...

Comissão de Direitos Humanos e EDHAL apresentam balanço de suas atividades

 

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou na manhã desta segunda-feira (12), um seminário para apresentação do balanço das atividades da Comissão de Direitos Humanos e do Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Dom Aloísio Lorscheider. O seminário contou com a presença de diversos movimentos sociais e instituições públicas envolvidos na defesa dos direitos humanos.

A presidente da Comissão de Direitos Humanos, vereadora Larissa Gaspar (PT), destacou que o colegiado atuou em importantes temáticas em prol da defesa da população como moradia, saúde mental, população em situação de rua, segurança pública, assistência social e resíduos sólidos com atenção aos direitos dos catadores de matérias recicláveis. “Esse tem sido o papel da Comissão de Direitos Humanos da Câmara que é ouvir as denúncias da população”, pontuou.

Na moradia, a presidenta ressaltou que foram acompanhadas 28 comunidades e ocupações, atendendo cerca de 4.800 famílias. Na saúde mental, houve monitoramento da Rede de Atenção Psicossocial, com visitação de 15 CAPS, solicitações de melhorias e realização de concurso público, além de convocação do cadastro de reserva. A comissão ainda foi atuante em segmentos importantes como a defesa da infância, das mulheres, do público LGBTQIA+, da igualdade racial e da defesa dos idosos e pessoas com deficiência.

Balanço das ações da Comissão durante o último biênio

  • 250 matérias legislativas apreciadas
  • 424 ofícios/requerimentos
  • 123 relatórios/atas
  • 201 reuniões/audiências públicas
  • 03 seminários
  • 77 visitas técnicas
  • 194 casos/denúncias atendidas

A Comissão de Direitos Humanos possui a seguinte composição: presidente – Larissa Gaspar (PT), vice – Adriana Nossa Cara (Psol), Tia Francisca (PL), Emanuel Acrízio (Progressistas) Cônsul do Povo (PSDB), José Freire (PSD) e Priscila Costa (PL).

Escritório de Direitos Humanos Dom Aloísio Lorscheider

O Escritório realizou no período de 1º de janeiro a 12 de dezembro de 2022, o número de 237 atendimentos, beneficiando diretamente 620 famílias. Nas ações institucionais, o escritório atuou nas seguintes frentes: Núcleo Gestor do Plano Diretor Participativo de Fortaleza; na Campanha Nacional Despeja Zero; e no Conselho Deliberativo do Programa de Proteção à Pessoa do Estado do Ceará.

Atuou ainda na Frente de Luta por Moradia e Assembleia Popular da Cidade; na Frente em Defesa da População de Rua de Fortaleza e participação em reuniões da Comissão de Direitos Humanos e da Frente Parlamentar de Acompanhamento de Projetos, Financiamentos, Obras e Ações de Habitação Popular.

O coordenador do Escritório, advogado Cláudio Silva, enfatizou o caráter democrático do poder Legislativo que implementou na Câmara o Escritório de Direitos Humanos Dom Aluísio e que deve ser visto como uma conquista do povo fortalecendo a democracia. “Nosso trabalho é servir ao povo de Fortaleza fazendo a defesa técnica, jurídica e política de militantes e representantes de organizações populares”, disse.

Cláudio Silva aproveitou para enfatizar que a solução para os problemas sociais passa pelo fortalecimento da democracia, pela participação popular e por um Estado a serviço dos direitos sociais. Pontuou ainda a necessidade de fortalecer o trabalho do Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Dom Aloísio Lorscheider através da seleção de mais profissionais para melhor atender a população.

Finalizando, destacou que o Escritório Dom Aluísio completa seis anos de atuação no próximo dia 22 de dezembro e reforçou a necessidade de seguir honrando a memória de Dom Aloísio Lorscheider, uma pessoa que deu a vida em defesa dos mais pobres e em defesa de uma cidade mais justa.

Foto: Érika Fonseca

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.