Pular para o conteúdo principal

Serviços já respondem por 57% dos empregos formais no país, diz CNS Pesquisa aponta que área conta com 31,6 milhões postos de trabalho

  A pesquisa da Confederação Nacional de Serviços (CNS) apontou que o setor já responde por 57% dos empregos formais do país. Com dados relativos ao mês de maio, o levantamento mensal da entidade apurou que o segmento é responsável por 31,686 milhões dos 55,6 milhões de postos de trabalho formais no Brasil. Com base nos dados do sistema RAIS-CAGED do Ministério do Trabalho e Emprego e informações do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o levantamento trouxe que o setor de serviços privados não financeiros alcançou 15,7 milhões de postos de trabalho. Ainda pelo levantamento, o segmento de serviços privados não financeiros abriu 682 mil de janeiro a maio de 2025 sobre igual período no ano passado.  Neste ano, o acumulado até maio foi de 333 mil novos empregos no campo das empresas e 118 mil nos serviços voltados às famílias. Por sua vez, os setores de serviços de transportes registraram mais de 107 mil novos postos de trabalho no acumulado do ano de 2025 e igual período d...

Associação Fortaleza Azul e Texugo Moda Praia fazem parceria e lançam nova coleção criada por autistas






Inclusão e visibilidade para pessoas com autismo no universo da moda. Essa é a proposta da coleção SalTEAr, desenvolvida pela Texugo, marca cearense de moda praia, em parceria com a Associação Fortaleza Azul (FAZ), que atua no acolhimento e na inserção de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos diversos setores da sociedade. A coleção traz peças cheias de estilo e personalidade, com estampas exclusivas desenhadas por crianças autistas que fazem parte da Associação. 


Num espaço de criação livre e de incentivo à imaginação, elas puderam se expressar por meio de telas, com uso de tintas, pincéis, lápis de cor e de cera e massa de modelar, dando origem aos desenhos e às artes que foram digitalizadas e transformadas nas estampas da nova coleção da Texugo. A participação das crianças com TEA na coleção está ocorrendo em todo o processo, da produção das estampas à apresentação das peças prontas.


Além do design exclusivo e diferenciado que traz o talento de pessoas autistas como principal elemento da sua criação, a coleção SalTEAR também busca atender às demandas e sugestões das famílias que possuem filhos autistas. As peças buscam garantir o bem-estar físico e psicológico desse público, respeitando especificidades como a sensibilidade sensorial e a praticidade ao vestir. A coleção também se estende para toda a família, com itens para todas as idades, para que todos os membros possam usar as mesmas estampas, caracterizando a conexão e união pela causa.


As estampas são digitalizadas em um tecido ultramoderno com supermicrofibras que proporcionam ainda mais maciez e conforto ao vestir, além de garantir proteção UV 50+, e possuir microcápsulas de aloe vera, que liberam ativo hidratante na pele. O tecido também é antibacteriano e impede a proliferação de fungos e bactérias, sendo ainda resistente ao cloro. 


Além de fortalecer a luta por mais respeito e inclusão para as pessoas autistas, a Texugo também destinará parte do valor das vendas da coleção para contribuir com as ações promovidas pela FAZ, como forma de apoiar a causa também de forma financeira. Por sua vez, a Associação investirá o dinheiro para melhorar o atendimento de centenas de crianças autistas. Além de todo o suporte proporcionado, a FAZ promove diversas capacitações e eventos apropriados para autistas e suas famílias com o objetivo de buscar um atendimento especializado e de qualidade para pessoas autistas.


“O mais importante dessa parceria é que, com esse trabalho, podemos mostrar a pessoa autista em um lugar ativo e fugir dos estereótipos impostos pelo capacitismo, responsáveis por invisibilizar as potências, capacidades e talentos destas pessoas”, afirma Daniela Botelho, presidente da FAZ.


Outra preocupação da Texugo é com o impacto ambiental da coleção. Os tecidos utilizados são feitos com reciclados de garrafas PET 100% pós-consumo. Nos aviamentos, detalhes e embalagens das peças são utilizadas plaquinhas feitas com pó de fibra de coco e papel, eliminando o uso de plásticos. A marca também usa energia solar em sua produção e nas lojas físicas.


“Estamos trabalhando em conjunto e com muito carinho para a coleção SalTEAr chegar a cada um de nossos clientes. Essa coleção é exclusiva e limitada, recheada de talento, afeto e respeito. Queremos poder dar visibilidade às pessoas com autismo, fortalecendo o reconhecimento desse público perante a sociedade, familiares e pelos próprios autistas, como sujeitos capazes e talentosos, que podem e devem ser protagonistas também dentro do mercado da moda”, afirma Natália Queiroz, uma das diretoras da Texugo.


Os interessados em conhecer as peças podem acessar a página no Instagram @texugobeachwear e ver a coleção. 


Sobre a Texugo

A Texugo é uma empresa familiar, criada em 1990 e comandada por Nádia Queiroz, pedagoga e mãe de três filhos, que deu origem ao negócio como forma de contribuir com a renda familiar que advinha somente do seu esposo, professor da rede pública de ensino.


Mesmo sem estar inserida na área da moda e da costura no início da história da marca, Nádia abraçou o desafio e transformou as adversidades e dificuldades do caminho em estímulos para continuar na sua jornada de mulher empreendedora, que precisava cuidar de três filhos e prover renda para subsidiar as despesas domésticas.


Determinada a fazer o melhor de si, buscou profissionalização por meio de cursos e aprendizados com outros profissionais da área. Tudo isso com o apoio do seu esposo e de uma parceira/ colaboradora, que a acompanha até hoje, nesses 32 anos de trajetória.


Atualmente, Nádia trabalha ao lado dos três filhos, que unem seus conhecimentos, frutos de suas formações acadêmicas distintas (administração, arquitetura e serviço social, em prol da consolidação e do avanço da empresa e de fortalecer ainda mais a marca.


Sobre a FAZ

Em Fortaleza, além do trabalho de acolhimento e inclusão junto às pessoas autistas e suas famílias, a FAZ, em parceria com profissionais de saúde, entidades governamentais e empresas, busca realizar ações que levem informações acerca do TEA para a população geral, para que, a partir do conhecimento possam se conscientizar e diminuir os estigmas sobre as pessoas que possuem a condição.


Entre as ações realizadas pela Associação também estão projetos como sessões de cinema adaptado para autistas; Jornadas de Autismo durante o Dia Mundial do Autismo, palestras em escolas e capacitação de educadores na inclusão de autistas nas escolas regulares; além de ações especiais em datas comemorativas e do projeto (TEA)MAR, que busca proporcionar bem estar, qualidade de vida e inclusão esportiva e social de pessoas dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias, por meio de aulas gratuitas de stand-up paddle, esporte aquático que é uma variante do surf, no qual o praticante, em pé numa prancha, usa um remo para se mover através da água.


A atividade ajuda no processo de inclusão, de socialização e até mesmo como processo terapêutico, uma vez que trabalha o desenvolvimento motor e sensorial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.