Pular para o conteúdo principal

PCCE apreendem mais 300 quilos de maconha que tinha como destino à Região do Cariri

 📢 *AVISO DE COLETIVA* *PCCE apreendem mais 300 quilos de maconha que tinha como destino à Região do Cariri* Uma ação da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), realizada na tarde deste sábado (13), culminou na apreensão de mais de 300 quilos de maconha, às margens da BR-116 no município de Penaforte - Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19) do Estado. As investigações foram conduzidas pelo Núcleo de Combate ao Tráfico de Drogas da Delegacia Regional de Juazeiro do Norte. A ação contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Um homem, de 35 anos, foi preso em flagrante e está sendo conduzido para a Delegacia Regional de Juazeiro do Norte. O suspeito rebocava um barco, onde estava a droga. Ele é natural de Santo Amaro da Imperatriz, no estado de Santa Catarina (SC). A droga foi encontrada com o auxílio de um cão farejador, que apontou a presença de drogas no barco. Detalhes dos trabalhos policiais serão divulgados, nesta sábado (13), às 16 horas, em coletiva de imprensa, na s

Janeiro Branco: Prefeitura de Fortaleza reforça importância dos cuidados com a saúde mental

 

Janeiro Branco: Prefeitura de Fortaleza reforça importância dos cuidados com a saúde mental

Promover e discutir reflexões sobre a saúde mental proporciona o fortalecimento dos fatores de proteção individuais e coletivos


fachada de um caps
O Município conta com 23 equipamentos que compõem a Rede de Atenção Psicossocial

O primeiro mês do ano é dedicado à conscientização dos cuidados com a saúde mental, a quebra de tabus e de promover e discutir reflexões que proporcionem o fortalecimento dos fatores de proteção individuais e coletivos da população. Assim, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), reforça a importância de buscar orientação e escuta qualificada nos serviços públicos que ofertam acolhimento aos fortalezenses.

De acordo com o médico psiquiatra e gerente da Rede de Atenção Psicossocial de Fortaleza, Arildo Lima, a escolha do mês de janeiro trata-se de uma estratégia para chamar a atenção, logo no começo do ano, para a retrospectiva dos pontos positivos e negativos do período que encerrou. “Sensações típicas de final de ano podem impactar em decisões precipitadas, gerar preocupações e/ou ansiedade excessiva por não saber lidar com certas situações”, avalia.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), “a saúde mental é um estado de bem-estar no qual um indivíduo realiza suas próprias habilidades, pode lidar com as tensões normais da vida, pode trabalhar de forma produtiva e é capaz de fazer contribuições à sua comunidade”.

Arildo explica ainda que a definição individual de boa saúde mental é algo complexo, pois a singularidade e subjetividade influenciam diretamente nesta avaliação. Ele afirma que a saúde mental é um importante fator que possibilita o ajuste necessário para lidar com as emoções.

“Cuidar da mente é autoconhecimento, é evitar doenças e criar estratégias para lidar com as diversas situações da vida, tendo em vista que a vida é um processo dinâmico, em que ora o indivíduo encontra-se propensa ao risco (dimensão negativa), ora encontra-se mais protegido deste (dimensão positiva)”, diz o psiquiatra.

Acolhimento

Entendendo que a saúde mental é influenciada pela dimensão negativa e positiva, buscar orientação nos Centros de Atenção Psicossocial de Fortaleza (CAPS) é uma alternativa para se cuidar, através de equipes multidisciplinares que elaboram um plano terapêutico para o usuário, avaliando os fatores de risco, sinais, sintomas e patologias, e analisando os fatores protetores dos indivíduos.

"Para a população de um modo geral, quanto mais pessoas tiverem conhecimento, maior será o debate e desconstrução de ideias erradas sobre terapia e cuidados com a saúde mental", finaliza Arildo.

Rede de Atenção Psicossocial (Raps)

O Município conta com 23 equipamentos que compõem a Rede de Atenção Psicossocial, sendo 15 CAPS (seis gerais, dois infantis e sete álcool e outras drogas), cinco unidades de acolhimento para dependentes químicos e três residências terapêuticas.

O serviço dos CAPS é porta aberta, no qual o usuário pode procurar diretamente, ou ser encaminhado por um dos 116 postos de saúde da Capital, que atendem, entre outras necessidades, demandas de saúde mental. Nos CAPS é feita uma avaliação inicial e, de acordo com a necessidade do usuário, é realizado o encaminhamento aos serviços de cada unidade, entre eles o atendimento psicológico.

Conheça algumas práticas que podem contribuir para melhorar a qualidade de vida e promover a saúde mental

- Afaste-se de situações que gerem emoções negativas
- Separe um tempo para curtir momentos prazerosos
- Permita-se sorrir e chorar quando sentir vontade
- Valorize a convivência social e viva intensamente os bons momentos em família
- Pratique atividade física, tenha uma dieta saudável e cuide da qualidade do sono
- Reduza a exposição excessiva a notícias e conteúdos em redes sociais
- Evite a automedicação ou o uso exagerado de ansiolíticos
- Se você tem um diagnóstico de qualquer transtorno mental, mantenha a regularidade das consultas com o profissional com quem você se trata. Se você faz terapia, mantenha contato com seu terapeuta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.