Pular para o conteúdo principal

Cagece oferta 89 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos

  A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) está ofertando 89 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos em Fortaleza no mês de março. As vagas são para os cursos de auxiliar administrativo, Excel básico, logística básica e mecânica básica. As inscrições serão no dia 2 de março, das 08h às 12h, na sede da companhia (Avenida Lauro Vieira Chaves, 1030 – Vila União, Fortaleza). Os interessados devem solicitar carta de encaminhamento em qualquer Sine/IDT até o dia 1º de março. Para realizar a inscrição, os alunos devem ter idade mínima de 16 anos e apresentar carta de encaminhamento do Sine/IDT, carteira de identidade, CPF e comprovante de endereço. Para solicitar a carta de encaminhamento no Sine/IDT, é necessário levar em mãos comprovante de endereço em Fortaleza ou Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), número do PIS ou Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), identidade e CPF. A Cagece reforça que a carta de encaminhamento não garante a vaga no curso escolhido, visto

Mais de 150 mil agricultores cearenses deverão receber sementes do Projeto Hora de Plantar

 

A expectativa da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Governo do Ceará (SDA) para este ano é atender, por meio do Programa Hora de Plantar, cerca de 152 mil agricultores em 182 municípios do estado, com sementes de milho híbrido (2 mil toneladas), milho variedade (500 toneladas) e sorgo forrageiro (180 toneladas). A iniciativa de apoio à safra vai distribuir ainda mudas de cajueiro anão (375 mil), aroeira (5 mil) e sabiá (40 mil), em um investimento de aproximadamente R$ 21 milhões.

Com apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), a distribuição de sementes disponíveis nos municípios das regiões do Cariri e Centro Sul começou ainda em dezembro, em decorrência dos primeiros registros da quadra invernosa no sul do Ceará. Todos os escritórios da Ematerce do Cariri Centro (Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Santana do Cariri e Várzea Alegre), Cariri Leste (Brejo Santo, Mauriti e Milagre) e do Cariri Oeste (Campos Sales, Assaré e Araripe) e também os da região Centro Sul (Iguatu, Acopiara, Icó, Ipaumirim, Jucás e Lavras da Mangabeira) já estão distribuindo as sementes aos beneficiários.

Para o titular da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz, o sucesso do Hora de Plantar só é possível por meio da parceria entre a secretaria, especialmente através da Ematerce, e os municípios por meio das suas secretarias correlatas. “Essa sintonia permite que as sementes e mudas cheguem à ponta, no caso os produtores, com agilidade, e por isso pedimos a colaboração irrestrita das prefeituras”. Moisés afirma também que a distribuição das sementes com rapidez foi uma determinação do governador Elmano de Freitas. “O governador tem a agricultura familiar como prioridade da sua gestão e quer aperfeiçoar ainda mais o Hora de Plantar nos próximos anos, inclusive com a aquisição de mudas e sementes crioulas produzidas pelos trabalhadores rurais cearenses”. Essa possibilidade, acrescenta o secretário, foi incluída na lei que transformou o Hora de Plantar em política de Estado aprovada na Assembleia Legislativa.

Com 36 anos de existência, o Hora de Plantar continua a proporcionar incrementos significativos da produtividade agrícola e, consequentemente, no aumento na renda e na segurança alimentar de inúmeros cearenses. O PHP é financiado pelo Governo do Ceará, com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop) e do Tesouro do Estado. A coordenação geral é da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e a execução e assistência técnica fica a cargo da Ematerce, em parceria com as secretarias municipais de Agricultura.

Em 2021, através da Lei Ordinária nº 17.534, o projeto tornou-se uma Política Pública de Estado destinada ao fomento à produção rural de forma perene, proporcionando resultados socioambientais e econômicos relevantes para o agricultor familiar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.