Pular para o conteúdo principal

MP denuncia vereador e mais duas pessoas por compra de votos nas últimas eleições de Canindé

  O Ministério Público Eleitoral ofereceu denúncia na última sexta-feira (12/07) por compra de votos ocorrida nas eleições de 2020 para a Câmara Municipal de Canindé. O MP denunciou um vereador do município de Canindé, além de um cabo da Polícia Militar e de um empresário. Conforme narra a denúncia do promotor eleitoral Jairo Pequeno Neto, o esquema de compra de votos movimentou quase meio milhão de reais. O MP identificou o esquema a partir de uma investigação criminal e, de acordo com as provas obtidas, o policial militar atuava como agiota, sendo fonte recorrente de financiamento da campanha do vereador denunciado. Em troca, cobrava vantagens e esperava benefícios concretos na forma de empregos e contratos na Prefeitura de Canindé. Já o empresário agia como intermediário para obter recursos para a compra de votos e garantir que os acordos eleitorais fossem honrados. Conforme relatado na denúncia, a compra de votos era planejada e demandava organização e estratégia com antecedência,

NOTA DA REITORIA: Camilo Santana e Izolda Cela à frente do MEC pressagiam bons tempos para a educação; UFC segue pronta a colaborar

 A Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) se compraz com a notícia de que dois egressos da Instituição assumiram, nesse domingo (1º), a chefia do Ministério da Educação (MEC). Nosso Estado alcançou, em 2021, a marca de 18 municípios entre as 20 cidades brasileiras com maiores notas no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB).

Entre os responsáveis diretos pela conquista, estão Camilo Sobreira de Santana, engenheiro-agrônomo e mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente titulado pela UFC, e Maria Izolda Cela de Arruda Coelho, psicóloga formada pela UFC e mestra em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Durante seu tempo à frente do Governo do Estado do Ceará, os gestores ajudaram a consolidar esta unidade da Federação entre as mais bem-sucedidas no quesito educacional; seguem, agora, para estender o exemplo ao resto do País.

No exercício das diversas funções públicas que ocuparam – no caso de Camilo, as de superintendente-adjunto do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) no Ceará, secretário do Desenvolvimento Agrário, secretário das Cidades e governador; e Izolda, as de subsecretária e secretária de Educação de Sobral, secretária da Educação do Estado do Ceará, vice-governadora e governadora –, o recém-empossado ministro da Educação e a nova secretária executiva do MEC demonstraram competência administrativa, abertura ao diálogo e postura respeitosa, sobretudo com o ecossistema de educação em nosso Estado, do qual faz parte a UFC.

A indicação dos dois ex-governadores, e ainda a presença da ex-secretária da Fazenda do Ceará, Fernanda Pacobahyba, na Presidência do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), transmite confiança ao setor do ensino e traz a certeza de que as universidades não só serão ouvidas como encontrarão um cenário auspicioso para prosperar.

A UFC construiu, ao longo do tempo, sólida aliança com o Executivo estadual, laços que foram reforçados mutuamente, com especial afinco, no último quadriênio. A agência de fomento Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) assegura bolsas a mais de 600 cientistas de nossos cursos de pós-graduação. O Programa Cientista-Chefe, também implantado na gestão de Camilo, conta com pesquisadores de excelência da UFC em suas fileiras, ajudando a elevar os resultados da gestão pública.

Além disso, UFC e Governo do Estado pensam em colaboração e dão grandes passos conjuntos em empreendimentos de relevância incontestável para o Ceará e o Brasil, como a plataforma colaborativa Ceará 2050 e o futuro hub de hidrogênio verde no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP).

Desejamos boa sorte aos gestores na nova empreitada, para a qual não há dúvida de que são capacitados. Disponibilizamos, simultaneamente, o patrimônio humano e científico da UFC, dois de seus ativos mais valiosos, para auxiliar no que for necessário para o cumprimento da nobre missão, abraçada por eles, de conduzir um ministério tão importante e estratégico.

O pioneirismo cearense, com seus pactos por alfabetização, ampliação de ensino integral e profissionalizante e redução das lacunas de aprendizagem entre o alunado socioeconomicamente vulnerável, é inspiração para nossa nação como um todo. Não temos dúvida de que a educação brasileira estará em boas mãos, contando com nossos ex-governadores como titulares dessa pasta ministerial que alicerça as possibilidades mais promissoras de um Brasil digno, justo e equânime para as novas gerações.

Prof. José Cândido Lustosa Bittencourt de Albuquerque
Reitor

Prof. José Glauco Lobo Filho
Vice-reitor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.