Pular para o conteúdo principal

“Lamentável e dilacerante", diz ministra sobre morte jovem por polícia Anielle Franco diz ter oficiado autoridades responsáveis pelo caso

  O caso do   assassinato do marceneiro Guilherme Dias Santos Ferreira , um jovem negro de 26 anos, que levou um tiro na cabeça do policial militar Fábio Anderson Pereira de Almeida, na última sexta-feira (4), vai ser acompanhado pelo Ministério da Igualdade Racial. A titular da pasta, Anielle Franco, publicou um nota nas redes sociais para repudiar o episódio. "É lamentável e dilacerante chorarmos a morte de mais um jovem inocente. Guilherme Dias dos Santos Ferreira saiu do trabalho, corria para pegar o ônibus, carregava sua marmita, talheres e a bíblia, e recebeu um tiro na cabeça! O racismo institucional persiste em 'confundir' corpos negros. É urgente que essa realidade mude!", escreveu a ministra. O marceneiro foi morto pelo agente após ser confundido com assaltantes que tentavam roubar sua moto. O crime aconteceu na Estrada Ecoturística de Parelheiros, na zona Sul de São Paulo. O PM lotado no 12º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano chegou a ser preso em fl...

Parceria entre MPCE e Polícia Civil permite que conflitos envolvendo crimes contra a honra em Maracanaú sejam resolvidos pela Mediação Comunitária

 


Com o objetivo de prestigiar o método consensual de resolução de conflitos, o Núcleo de Mediação Comunitária de Maracanaú passa a receber da Delegacia de Polícia Civil (DPC) da cidade, a partir do início de 2023, casos que envolvam crimes contra a honra (calúnia, difamação e injúria).

O encaminhamento funciona assim: a DPC de Maracanaú, mediante autorização da pessoa que prestou queixa, envia a referida demanda acompanhada de cópia do boletim de ocorrência registrado na Delegacia Municipal ao Núcleo de Mediação Comunitária, a fim de que as partes envolvidas possam chegar a um consenso sem a necessidade de judicialização dos conflitos.

Para a coordenadora do Programa Núcleos de Mediação Comunitária (Pronumec) do MPCE, promotora de Justiça Ana Cláudia Uchoa, o procedimento pode contribuir para que a resolução de conflitos seja feita de forma mais rápida. “A Mediação Comunitária é uma forma de resolução sigilosa, rápida e gratuita de conflitos. Ela tem por objetivo fazer com que as partes cheguem a uma resolução amigável, evitando-se assim que a causa vá até a Justiça e leve, muitas vezes, anos até sair uma decisão final, que nem sempre é a mais esperada pelos envolvidos na questão”, explica.

O delegado titular da Delegacia de Maracanaú, Alysson Keynes Almeida de Farias, destaca que a parceria entre a unidade policial e o MPCE contribui para a chamada Justiça Restaurativa. “É de extrema importância a parceria firmada entre a Polícia Civil e Ministério Público através do seu Núcleo de Mediação de Conflitos. Tal acordo possui um duplo viés: agilidade na resolução da demanda e fomento à Justiça Restaurativa e uma resposta estatal prestada de forma rápida e eficaz. Sem sombra de dúvidas quem ganha é a população da cidade de Maracanaú”, frisa.

A supervisora do Núcleo de Maracanaú, Tecyane Freire, também menciona os benefícios da parceria, que, na sua opinião, ajudará a desburocratizar conflitos no Município de Maracanaú. “[Esse encaminhamento] era algo que almejávamos há muito tempo, pois permite que muitos casos não sejam remetidos ao Judiciário. Muita gente que vai à Delegacia espera uma resposta imediata e a Mediação Comunitária dá esse poder à sociedade de resolver seus próprios conflitos”, completa.

Onde encontrar a Mediação Comunitária

O Núcleo de Mediação Comunitária de Maracanaú funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Avenida Luiz Gonzaga Honório de Abreu, s/n – bairro Antônio Justa (ao lado do Fórum Trabalhista). O telefone para contato é (85) 3371-8593. Também é possível contatar o Núcleo através do WhatsApp (85)99271-1863.

Além de Maracanaú, há Núcleos de Mediação Comunitária funcionando em outras cidades do Estado. Clique AQUI e saiba onde encontrá-los.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.