Pular para o conteúdo principal

Saiba mais sobre o simbolismo da Sexta-Feira Santa Data retoma últimos passos de Jesus até a sua morte

  A Sexta-Feira Santa é parte do tríduo pascal, celebração da Igreja Católica que retoma a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. A data varia a cada ano porque tem como referência o período da Festa de Pessach (páscoa judaica), citado nos evangelhos cristãos. “Quando a gente vislumbra o período de preparação para a páscoa, isso vai acontecer por uma tradição que vem desde antes do período cristão, e já era praticada pelo judaísmo”, explica Ana Beatriz Dias Pinto, doutora em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Segundo a especialista, os escritos relatam que, para os judeus, a festividade ocorria no sábado e domingo de lua cheia após o início da primavera no hemisfério norte (outono no hemisfério sul). “Quando Jesus foi sentenciado à morte, eles precisaram antecipar o momento de crucificação dele - que foi o castigo imposto na época - para que não atrapalhasse as festividades dos judeus. Então, acabou sendo numa sexta-feira”, diz. Na celebração judaica, a ...

Escolas de samba mirins encerram hoje desfiles no Sambódromo

 O encerramento dos desfiles no Sambódromo do Rio de Janeiro fica por conta das escolas de samba mirins. Com entrada gratuita nos setores das arquibancadas, o público pode assistir ao espetáculo que reúne 16 agremiações e torcer pelas suas favoritas. A abertura coube ao cortejo real, composto pelo Rei Momo, rainha e princesas do carnaval infantil. A previsão é de que os desfiles terminem à meia-noite de hoje (21).

Cerca de 25 mil pequenos sambistas vão se apresentar com enredos variados, desde os que falam de brincadeiras, contos e fábulas aos que fazem homenagens a grandes sambistas e personalidades. Como a vida e a obra dos mestres de Bateria Ciça, Odilon e Louro. A ex-presidente da escola Unidos do Cabuçu Therezinha Monte também será homenageada pela Miúda da Cabuçu, por sua vida e militância no carnaval. Já a Estrelinha da Mocidade vai lembrar a sua maior incentivadora, Célia Vianna, que morreu após o último carnaval. O enredo é Chama toda a criançada! Tem Estrelinha nova no céu.

A Corações Unidos do Ciep, agremiação que tem mais componentes, levará para a avenida o tema escolhido e desenvolvido por estudantes da rede pública do Rio de Janeiro, Quem conta um conto, aumenta um conto, a Corações Unidos acrescenta saberes à nossa vida.

A Mangueira do Amanhã tem uma proposta ao público: Bora brincar? A Tijuquinha do Borel vai destacar o símbolo da agremiação mãe, a Unidos da Tijuca. O enredo é Enfeitando o pavão. O universo circense é o tema da Inocentes da Caprichosos, que volta a desfilar este ano. A escola vai mostrar Grand Circus Inocentes. A Golfinhos do Rio de Janeiro, a única representante da zona sul, vai fazer uma releitura do enredo da União da Ilha no Carnaval de 2010, Dom Quixote de La Mancha, o cavaleiro dos sonhos impossíveis.

As lembranças a datas marcantes também estarão presentes. Um dos temas são os 60 anos de fundação da verde e rosa Lins Imperial, levado para a avenida pela Infantes do Lins, e o outro, o centenário da Portela, pela Filhos da Águia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.