Pular para o conteúdo principal

Futsal: Ceará Jijoca estreia com goleada no Campeonato Cearense

  Alvinegro se reapresenta na terça-feira (28), visando a terceira rodada do Brasileiro Link para compartilhamento:    Copiar (Foto: Samuel Félix/CearaSC.com) Na manhã deste domingo (26), o Ceará Jijoca entrou em quadra pela primeira rodada do Campeonato Cearense. No Ginásio Vozão, o Time do Povo goleou o AFOCUS Corujinha por 6 a 2, na estreia do estadual. Os gols do Alvinegro na partida foram marcados por João César, Guilherme, Matheus Kauan, Kauê Brazil e Felipe Bahia (2). O elenco do Mais Querido se reapresenta na próxima terça-feira (28) e inicia a preparação para a próxima partida no Campeonato Brasileiro Na sexta-feira (31), às 20h, o Vozão encara a Yeesco Futsal/RS, no Ginásio João Goulart, pela terceira rodada da competição nacional. Departamento de Comunicação - CSC

Fortaleza é a capital com maior cobertura de atendimento em tempo integral no Ensino Fundamental, diz Censo Escolar 2022

 

O Censo Escolar 2022 é organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)


aluna em sala de aula
Considerando o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro na área, a Rede Municipal de Ensino de Fortaleza totalizou 239.158 alunos matriculados

Reflexo do trabalho realizado ao longo dos últimos anos, Fortaleza, mais um vez, se destaca no cenário da educação nacional. De acordo com dados do Censo Escolar 2022, organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Fortaleza é a capital brasileira com maior cobertura de matrículas no Ensino Fundamental em tempo integral do país, com 64,4% (113.491) dos alunos matriculados. Com a porcentagem registrada, Fortaleza superou Palmas, que atingiu cobertura de 40,1%, e Rio de Janeiro, com 34,4%.

Ainda no atendimento em tempo integral, quando incluídas as matrículas em todas as etapas de ensino, Fortaleza segue como a capital brasileira com maior cobertura de matrículas em Tempo Integral, com 57,9% de estudantes beneficiados com a jornada ampliada.

Totalizando 134.572 alunos atendidos, a capital cearense superou Curitiba, que ficou em 2º lugar com cobertura de 46%, e Rio de Janeiro, que registrou a marca de 35,5% de matrículas em tempo integral. Fortaleza já havia sido reconhecida como maior cobertura no país no Censo Escolar 2021, quando possuía 49,1% dos (129.356) alunos matriculados em tempo integral.

Em relação aos números absolutos, a Rede Municipal de Fortaleza ocupa o segundo lugar, entre as capitais, no atendimento em tempo integral, ultrapassando São Paulo, que possui 89.079 matrículas na modalidade.

Vale destacar ainda que, de acordo com os dados de 2022, o Município tem maior crescimento de atendimento em tempo integral, correspondente a um aumento de 4% em um ano, superando a média atingida pelas capitais brasileiras, de 1,5%.

Matrículas em geral

Considerando o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro na área, a Rede Municipal de Ensino de Fortaleza totalizou 239.158 alunos matriculados. Com esses resultados, Fortaleza é a quarta maior Rede de Ensino do país, atrás de São Paulo (719.191 matrículas), Rio de Janeiro (624.553) e Manaus (241.405), além de ocupar o posto de primeira capital do Nordeste. O número de matrículas da Rede Municipal de Fortaleza representa 24,4% do total registrado pelas capitais do Nordeste.

Educação Infantil

Fortaleza é destaque, ainda, na Educação Infantil, sendo a capital brasileira com maior crescimento percentual no atendimento às crianças, levando em consideração as quatro maiores Redes de Ensino. Enquanto a capital cearense cresceu 2,7%, São Paulo, Rio Janeiro e Manaus decresceram.

Quando consideradas as etapas creche e pré-escola, o Município registrou 56.265 matrículas na Educação Infantil - 1.482 a mais que no ano de 2021.

No segmento creche, em números absolutos, Fortaleza ocupa o segundo lugar, com 8,3% de crescimento, com 24.793 matrículas - 1.900 a mais que no Censo anterior.

Educação inclusiva

Evolução em número de matrículas foi registrada, também, na Educação Inclusiva, com aumento de 13,5% em um ano, com 1.373 novas matrículas, registrando 11.522 alunos matriculados na Rede. Com esse crescimento, de acordo com o Censo 2022, em números absolutos, a capital cearense tem o maior número de matrículas no Norte e Nordeste e o terceiro maior do Brasil, superada apenas por São Paulo (21.810) e Rio de Janeiro (21.318).

Censo Escolar

O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da Educação Básica. É coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.

Ele abrange as diferentes etapas e modalidades da Educação Básica e Profissional como o Ensino regular (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio); Educação Especial – modalidade substitutiva; Educação de Jovens e Adultos (EJA); Educação profissional (cursos técnicos e cursos de formação inicial continuada ou qualificação profissional).

Destaques de Fortaleza no Censo Escolar 2022
No cenário nacional, Fortaleza é:
- 1ª capital em cobertura no atendimento em Ensino Fundamental
- 4ª maior rede do Brasil em número de matrículas e 1ª do Nordeste
- 1ª capital do Brasil e 1ª do Norte e Nordeste em cobertura no atendimento em Tempo Integral
- 2º lugar no país em números absolutos no segmento de jornada ampliada
- 3ª capital do Brasil e 1ª do Norte e Nordeste em matrículas na Educação Inclusiva
- 1ª capital do Nordeste em matrículas na Educação Infantil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.