Pular para o conteúdo principal

PMCE apreende duas armas de fogo durante ação em Caucaia

  A Polícia Militar do Ceará (PMCE) apreendeu, nessa quarta-feira (19), duas armas de fogo artesanais no município de Caucaia – Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) do Estado. O material foi apresentado na Delegacia Metropolitana de Caucaia. A equipe policial foi acionada, via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), para verificar uma ocorrência em uma via pública no bairro Guaié. No local indicado, os agentes realizaram uma busca e encontraram um rifle artesanal, de calibre não identificado, e uma arma artesanal calibre .40. O material foi apreendido e apresentado na Delegacia Metropolitana de Caucaia, onde um procedimento foi registrado. *Com informações da Assessoria de Comunicação da PMCE.

Guaramiranga recebeu cerca de 15 mil visitantes no período do 24º Festival Jazz & Blues






O evento, que faz parte do calendário de Carnaval do Ceará, é o mais longevo e um dos principais festivais do gênero no país. Os shows e demais atividades da programação receberam público estimado de 7 mil pessoas, contemplando a capacidade total dos espaços. Apesar de lotada, a cidade se manteve tranquila, sem registros policiais durante todo o período. Como ação ambiental, foram distribuídas mais de 150 mudas nativas.





Cerca de 15 mil visitantes estiveram em Guaramiranga nos dias de Carnaval, atraídos pela programação do 24º Festival Jazz & Blues, bem como pelos atrativos naturais que a região possui, conforme informação da Secretaria de Turismo do Município. Desse total, o festival recebeu público estimado em 7 mil pessoas na plateia dos shows realizados na Cidade Jazz & Blues, nas igrejas da Gruta e Matriz, e nas demais atividades, contemplando a capacidade total de público nos espaços. 


“Tivemos os shows com a casa sempre lotada e todo mundo muito aplaudido. Recebemos na plateia grupos da Bahia, do Maranhão, do Rio Grande do Norte. Estamos muito felizes com o resultado”, revela Maria Amélia Mamede, diretora do Festival Jazz & Blues. “Estamos muito felizes com essa retomada, com o movimento na cidade. A receptividade foi muito boa”. 


Sobre Guaramiranga, o secretário de Turismo do Município, Franzé Leal, também comemora. “A cidade se manteve tranquila, sem registros policiais durante todo o período. O público visitante apresentou altos índices de sociabilidade, sendo composto em sua maioria por grupos familiares e grupos de amigos, com perfil sócio-cultural ascendente”. O incremento da economia local foi outro ponto positivo. “Foi registrada alta taxa de ocupação da rede de hospedagem formal, com 2 mil leitos, bem como na oferta de imóveis locados para curta temporada, que possuem em torno de 5 mil leitos”. Franzé Leal informa também o aumento na oferta de postos de trabalho temporário durante o evento. “Foram cerca de 350 vagas distribuídas nas redes de hotéis, pousadas, restaurantes e casas de veraneio”.


Preservação Ambiental - Como é tradição, as boas-vindas para quem chegou a Guaramiranga foi com a Blitz Ecológica no sábado de manhã, na entrada da cidade, em parceria da Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Ceará (SEMA). Além de informações sobre o Festival Jazz & Blues, os motoristas receberam orientação sobre o descarte correto do lixo. Nessa ação, foram distribuídas mais de 150 mudas nativas, como ipê amarelo e ipê roxo, produzidas no  viveiro da APA de Baturité, em Pacoti, mostrando a vocação do evento para a preservação do meio ambiente e sustentabilidade.     


O 24º Festival


Consolidado como um dos principais roteiros alternativos em meio à agitação da programação de Carnaval em todo o país, o 24º Festival Jazz & Blues aconteceu de 18 a 21 de fevereiro, atraindo público de outros estados e regiões do país. Durante os quatro dias do evento, foram realizadas, no total, 15 apresentações em quatro espaços (Cidade Jazz & Blues, Praça do Teatro Rachel de Queiroz e as Igrejas Matriz e da Gruta), reunindo cerca de 70 artistas.


Nesta edição, a programação do Festival contou também oficinas, ministradas por Cainã Cavalcante, com foco em violão, Cláudio Mendes, que falou sobre “o ser humano por trás do ser artístico”, e Robertinho Marçal, voltada para aqueles que já tocam ou tinham curiosidade de saber mais sobre a bateria. Além das oficinas, nas manhãs dos três primeiros dias houve o tradicional Café no Tom, bate-papo com artistas no restaurante Basílico, no entorno da Praça do Teatro Rachel de Queiroz, tendo como mediador o jornalista e produtor musical Dalwton Moura. 


Às 17h na Cidade Jazz & Blues 


Plateias lotadas marcaram as apresentações na Cidade Jazz & Blues, estrutura erguida pelo festival a 550 metros da Praça do Teatro, com sessões gratuitas às 17h e shows pagos na sessão das 21h. No fim de tarde, a primeira atração foi a cantora Lorena Nunes com o show “Embarcação”, que teve a participação especial do cantor e instrumentista Matu Miranda. Na sequência, o violonista Cainã Cavalcante apresentou um show instrumental jazzístico ao lado de Guto Wirtti (contrabaixo acústico) e Edu Ribeiro (bateria). No domingo, o público cantou e dançou junto com Mulheres do Blues, grupo formado especialmente para esta edição do festival, e Makem, com o show “Vozes”. Na segunda-feira, o fim de tarde foi de jazz, com shows do baterista Robertinho Marçal e do dueto formado por Vanessa Moreno e Salomão Soares.


Homenagens a Luizinho Duarte e Ednardo


A sessão das 21h no sábado foi de homenagens. A Marimbanda apresentou repertório do fundador do grupo, o compositor e baterista Luizinho Duarte, falecido em 2022. Maria Amélia Mamede, diretora do Festival e Patrícia Varela, da Enel, entregaram ao grupo um troféu em homenagem a Luizinho. A noite foi também de honras ao cantor e compositor Ednardo, que recebeu homenagem do festival, com troféu entregue por Luisa Cela, secretária de Cultura do Estado. Em seguida, o músico apresentou o show “50 anos de Sarau Vox 72”, que teve nos vocais seus dois irmãos, os cantores Régis Soares e Rogério Soares, além de Carol Damasceno e Kellen Kristty. 


Mais shows às 21h


No domingo, os metais marcaram o show instrumental do trombonista capixaba Joabe Reis, que pela primeira vez participou do festival. A noite foi também de dois grandes nomes da música no país, o gaitista Gabriel Grossi e o contrabaixista Arismar do Espírito Santo, que já estiveram nos palco em outras edições e, dessa vez, trouxeram juntos o show “Zabumbaixo & Fole de Boca”. Na segunda-feira, o público do festival conheceu e vibrou com a cantora Djeli Tapa, nascida no Mali e residente no Canadá, em um show envolvente que se estendeu à plateia. E encerrando as atrações da noite, o multiartista Silvero Pereira fez a plateia levantar e cantar junto em seu show onde interpreta Belchior. 


Último dia: Nas Igrejas e na Praça do Teatro

 

Na terça-feira, último dia do festival, a programação foi pela manhã, com duos instrumentais nas igrejas, com Miquéias dos Santos e Stênio Gonçalves, às 9h na Igreja da Gruta, e Nonato Lima e Pedro Façanha encerrando a edição às 11h na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, com plateia também lotada. Na Praça do Teatro Rachel de Queiroz, o grupo Dona Zefinha apresentou às 10h o espetáculo cênico-musical “O circo sem teto da lona furada dos bufões” especialmente para o público infantil.


O 24º Festival Jazz & Blues foi uma realização da Via de Comunicação. Agradecimentos: Enel e Solar Coca-Cola, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Apoio Institucional: Prefeitura Municipal de Guaramiranga e Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura (Secult-CE) e Secretaria do Meio Ambiente (Sema).


Site: www.jazzeblues.com.br. Redes Sociais: Facebook [Festival Jazz & Blues (CE)] Instagram [@festivaljazzeblues]. Informações: producaojazzeblues@gmail.com


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.