Pular para o conteúdo principal

Feira Literária do Ceará segue até sábado (22) em Aracati com programação gratuita

  Feira Literária do Ceará segue até sábado (22) em Aracati com programação gratuita Com início na quinta-feira (20), o evento celebra o livro, a leitura e a literatura no litoral cearense após passagem por Sobral e Icó Os bons ventos trouxeram dias cheios de livro, leitura e literatura em Aracati. Desde quinta-feira (20), a cidade está recebendo a terceira edição da  Feira Literária do Ceará , uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Ceará, e do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC), com apoio da Lei Paulo Gustavo. A abertura oficial do evento contou com a presença da secretária de Cultura do Ceará, Gecíola Fonseca, e do prefeito de Aracati, Bismark Maia. Até sábado (22), a programação da Feira Literária do Ceará segue ocupando diversos espaços da cidade com programação gratuita e para todos os públicos. A manhã do primeiro dia foi preenchida por diversas atividades, como contação de histórias, palestras, oficinas e mesas temáticas,

O ChatGPT é benéfico ou prejudicial à educação?

 

A mais nova ferramenta da OpenAI que está dando o que falar é o ChatGPT, uma Inteligência Artificial (IA) capaz de corrigir e produzir textos. Com isso, muitos estudantes vêm utilizando essa plataforma para elaborar trabalhos escolares, o que gerou uma discussão acerca da credibilidade da ferramenta e seus benefícios e malefícios para a educação.


O CEO da Qstione, Fabrício Garcia, explica que “a ideia básica da Inteligência Artificial se baseia na utilização de tecnologias (softwares, robôs, computadores etc.) capazes de mimetizar as funções executadas pelo cérebro humano. Assim, tais tecnologias podem substituir os humanos na execução de diversas atividades. Esse conceito vai de encontro à própria lógica educacional, na qual a ideia principal é aperfeiçoar as habilidades da mente humana. Isto é, na educação, o mais importante é o que está sendo processado dentro do cérebro humano com todas as nuances emocionais, sociais, psicomotoras e cognitivas envolvidas”.


Ainda de acordo com Garcia, “a utilização de IA no processo educacional apresenta limitações profundas, pois, ao processar informações pela IA, quem aprende é a própria tecnologia utilizada em detrimento do aprendizado humano”.


É necessário, contudo, analisar a real aplicabilidade da nova ferramenta que se apresenta ao mercado (inclusive o de educação) e entender como e se ela pode, de alguma forma, contribuir para o processo educacional.


Fabrício Garcia afirma que “em uma primeira análise, a utilização de IA é positiva na avaliação de estudantes, na facilitação de diversas atividades executadas manualmente pelos professores e no auxílio à elaboração de materiais didáticos”. Entretanto, “sabe-se que o uso desmedido de redes sociais, o excesso de exposição de crianças a telas e até a utilização de buscadores de internet podem impactar negativamente no desenvolvimento cognitivo, social e emocional das pessoas. Por isso, é preciso cautela também no uso exagerado da IA na educação”.


Dessa maneira, o uso adequado do ChatGPT e de outras tecnologias de IA pode ser positivo na educação, desde que bem planejado e executado dentro de objetivos de aprendizagem muito bem delineados.

 

Perfil:

Fabrício Garcia_Sócio-fundador da plataforma Qstione, um dos mais importantes sistemas de gestão de avaliações de estudantes do Brasil. Atualmente coordena a implantação de sistemas de avaliação em todo Brasil. É palestrante nas áreas de neurolinguística, EaD e especialista em sistemas de avaliação de estudantes, além de possuir larga experiência em produção de conteúdos educacionais para internet. Com mestrado pela Universidade Federal da Paraíba (2007), atuou como professor e foi coordenador do Núcleo de Educação a Distância da FACENE/FAMENE, Coordenador Acadêmico do curso de Medicina e Coordenador do Curso de Farmácia neste período.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.