Pular para o conteúdo principal

Aldo Sena, Ícone da guitarrada paraense, se apresenta no Centro Cultural Belchior nesta sexta-feira (14/06)

  Aldo Sena, Ícone da guitarrada paraense, se apresenta no Centro Cultural Belchior nesta sexta-feira (14/06) O artista é a atração do projeto Depois das Seis Nesta sexta-feira (14/06), o Centro Cultural Belchior recebe Aldo Sena, um dos maiores nomes da guitarrada, ritmo musical que mescla carimbó com influências caribenhas como mambo e merengue. O show, que faz parte do projeto "Depois das Seis", está marcado para às 18h30. Aldo Sena, nascido em Igarapé-Miri, no Pará, em 14 de outubro de 1957, é um músico e compositor renomado, conhecido por sua habilidade única na guitarra. Ele, junto com Mestre Vieira e Mestre Curica, formam a tríade essencial da guitarrada paraense, um estilo que conquistou admiradores pelo Brasil e pelo mundo. Depois das Seis O Projeto é uma ação do Centro Cultural Belchior que convida artistas para apresentações no Largo Luís Assunção do CCBel. O projeto tem o objetivo de fortalecer, valorizar e promover a música regional. Centro Cultural Belchior O Ce

Prefeitura de Fortaleza entrega primeiras guarderias aos pescadores do Mucuripe

 


Novo equipamento garante organização, higiene e dignidade à atividade tradicional


grupo de pessoas num palco
“Passamos por todo um histórico de degradação da Beira-Mar para as melhorias que vemos hoje", destacou Sarto (Fotos: Tainá Cavalcante)

A comunidade pesqueira da praia do Mucuripe recebeu, nesta quarta-feira (16/02), as primeiras estruturas do projeto das novas guarderias da Av. Beira-Mar. Localizados próximo ao Mercado dos Peixes, os equipamentos foram inaugurados pelo prefeito José Sarto, que entregou os novos espaços destinados para a despesca, armazenamento, limpeza e venda dos peixes.

“Passamos por todo um histórico de degradação da Beira-Mar para as melhorias que vemos hoje. Vamos dar aos pescadores, aos marchantes e aos tratadores toda uma condição de qualidade de trabalho, além da segunda etapa que será um caramanchão, com infraestrutura para guardar os barcos. Tudo isso será harmonizado e daremos o que há de melhor até maio do ano que vem”, destacou Sarto.

No local, foram construídas seis estruturas, em dois formatos, um para cada atividade dos profissionais que atuam na venda do pescado. O primeiro modelo, construído para os tratadores e marchantes, possui espaço coberto em madeira de eucalipto e piso em concreto, onde os pescadores poderão conservar o pescado, realizar a despesca, limpeza, separação e venda dos peixes. Para dar suporte aos profissionais, foram destinadas 16 mesas em inox, 16 caixas térmicas e 40 armários para guardar ferramentas e utensílios.

No segundo modelo, o espaço coberto servirá de apoio aos pescadores, sendo duas unidades entregues nesta primeira etapa de obras. Para os profissionais guardarem os materiais de trabalho foram entregues 16 caixotes em madeira, cada um com 1,20m de comprimento.

Com a entrega das primeiras unidades, as obras seguem para mais um trecho de obras, entre a Travessa Bauxita e a escultura do Monumento aos Jangadeiros. No local, serão iniciados os serviços de construção das guarderias de barcos, com a instalação de caramanchões cobertos para manutenção das embarcações e pilares em concreto para auxiliar os pescadores na retirada dos barcos do mar.

Chico posa para a foto
"É a primeira vez que chegam aqui para fazer um negócio organizado", ressaltou Chico, líder da Colônia Z8

Todo o projeto deverá ser finalizado até maio deste ano e vai contemplar 14 estruturas de apoio aos pescadores, distribuídos em pontos estratégicos da orla para garantir o ordenamento, manutenção e a acomodação correta das embarcações e atividades dos pescadores que atuam na Praia do Mucuripe.

As obras, iniciadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), em novembro do ano passado, possuem investimento de R$ 2,5 milhões e já estão com 48% dos serviços realizados.

“Adaptamos o projeto três vezes para chegar nas soluções mais adequadas para os pescadores, afinal são eles que irão utilizar essa área para suas atividades. Com essa nova estrutura, eles vão fazer isso de uma forma mais higiênica, mais organizada e mais adequada, em harmonia com os moradores do entorno e atraindo também o turista, que irá se interessar em conhecer mais esse lado da Beira Mar”, explicou o secretário de infraestrutura Samuel Dias.

Francisco Santos Bezerra, conhecido como Chico, é o atual líder da Colônia Z8 de pescadores de Fortaleza. Ele considera que essa iniciativa vai melhorar a produção da categoria, trazendo inclusive uma maior qualidade para os pescados, reconhecendo também o empenho da gestão em valorizar esses trabalhadores. “Nós, pescadores, estamos muito agradecidos, porque aqui antes era muito degradado, acumulava lixo. É a primeira vez que chegam aqui para fazer um negócio organizado. Vai beneficiar muito nosso trabalho, não tinha mais como continuar do jeito que estava. A Prefeitura está de parabéns”, declarou.

Ordenamento do espaço

Com a entrega das primeiras guarderias, os pescadores, que antes exerciam suas atividades de maneira improvisada e com materiais desgastados, agora terão mais infraestrutura, equipamentos padronizados e de qualidade. Antigos utensílios e ferramentas, como restos de geladeiras e mesas envelhecidas, foram substituídos por caixotes feitos em madeira, mesas em inox e caixas conservadoras.

Segundo cadastro da Secretaria Executiva Regional 2 (SER 2), 38 pescadores que atuam na Volta da Jurema e no Mucuripe, catalogados pela Colônia de Pescadores Z-8 e cadastrados pela regional, serão diretamente beneficiados pelas obras de revitalização do espaço. Para a consolidação do projeto na região, foram realizadas diversas reuniões com a comunidade pesqueira que atua na orla da Praia do Mucuripe e da Volta da Jurema, onde foram formadas comissões específicas para discutir propostas para cada tipo de atividade desenvolvida na área. Os debates resultaram em ajustes, novas ideias e sugestões de melhorias no projeto de revitalização do espaço de trabalho e convívio deles.

Com a conclusão do primeiro trecho das obras, 16 pescadores, 16 marchantes e 16 tratadores serão transferidos para as novas estruturas entregues pela gestão municipal. Para a execução da segunda parte, realizada entre a Travessa Bauxita e a escultura do Monumento aos Jangadeiros, os pescadores da região serão redirecionados para uma área próxima ao Parque Arquiteto Otacílio Teixeira Neto (Bisão).

De acordo com o secretário da Secretaria Executiva Regional 2, Rennys Frota, as novas estruturas representam a valorização dos profissionais pesqueiros e asseguram a qualidade para trabalhadores e clientes. O secretário também destaca o trabalho de mapeamento e ordenamento realizado pela Regional.

“Essa é uma estrutura nunca feita antes, de apoio aos pescadores, marchantes e tratadores da região. A Regional 2 junto com uma comissão de pescadores e com a Colônia de Pescadores mapeou todos os trabalhadores e agora eles receberão materiais de trabalho e estruturas padronizadas e que guardam compatibilidade com as indicações da Vigilância Sanitária, representando mais segurança e qualidade aos pescadores e clientes”, destaca Rennys Frota.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.