Pular para o conteúdo principal

Bandeira tarifária de energia volta a ser verde, sem cobrança extra Contas de junho tiveram acréscimo devido à chuva abaixo da média

  A bandeira tarifária de energia elétrica em agosto será verde, o que significa que as contas de luz dos consumidores não terão custo extra no próximo mês. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), as condições favoráveis para geração de energia elétrica no país permitem a adoção da bandeira sem cobrança.  No mês passado, a Aneel tinha estabelecido bandeira amarela, com acréscimo de R$ 1,88 a cada 100 kW/h consumidos, por causa da previsão de chuva abaixo da média e a expectativa de aumento do consumo de energia. “No final de junho, houve uma expectativa de menor volume de chuvas para julho, o que se confirmou na maior parte do país. Porém, o volume de chuvas na Região Sul neste mês contribuiu para a definição da bandeira verde em agosto”, explicou o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa.  Criado pela Aneel em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias indica aos consumidores os custos da geração de energia no Brasil. O cálculo para acionamento de cada bandeira leva em c

UFC divulga edital próprio de participação no SISU 2023; saiba como será o processo seletivo na Instituição

  Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará divulgou, nesta quinta-feira (16), o Edital nº 06/2023, contendo as normas para o ingresso pela primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (SISU) em 2023. O documento informa como serão realizados o processo seletivo e a ocupação das vagas nos dois semestres letivos. A matrícula dos aprovados será realizada integralmente pela Internet.

Para participar do SISU 2023, os candidatos deverão fazer sua inscrição, no período de 16 a 24 de fevereiro, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, mantido pelo Ministério da Educação (MEC). O resultado da Chamada Regular está previsto para 28 de fevereiro.

Clique e leia o Guia do Candidato SISU na UFC 2023

Imagem: logomarca do SISU na UFC
Envio dos documentos dos aprovados na Chamada Regular para a UFC deverá ser feito de 2 a 6 de março, por meio do Portal do Candidato - SISU (Imagem: Design/UFC Informa)

Acompanhe o Cronograma do SISU 2023

O envio dos documentos dos aprovados na Chamada Regular para a UFC deverá ser feito de 2 a 6 de março, por meio do Portal do Candidato - SISU (cujo link será disponibilizado no período), na forma de arquivos nato-digitais ou digitalizados, de boa qualidade e com todas as informações legíveis. Somente será aceito o formato PDF, com tamanho máximo de 5 MB cada arquivo, com exceção do vídeo que deverá ser enviado exclusivamente pelos candidatos autodeclarados negros pretos e negros pardos, cujo tamanho máximo do arquivo poderá chegar a 20MB.

Consulte a Documentação para Matrícula

À medida que os documentos forem analisados pela comissão de verificação, eventuais pendências serão informadas no próprio Portal do Candidato - SISU. Nesta primeira etapa será conferida apenas a documentação básica de matrícula, cuja regularização deverá ser realizada pelo candidato, também pelo Portal, no dia 8 de março. A reanálise terá seu resultado informado até 10 de março.

COTAS – Para candidatos cotistas (conforme a Lei nº 12.711/2012), há ainda a necessidade do deferimento definitivo da documentação comprobatória. São destinadas 50% das vagas para estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública brasileira de ensino. Dentro das cotas, há reservas segundo critérios étnicos e socioeconômicos e também para pessoas com deficiência. Essas documentações serão verificadas por comissões específicas. O candidato deverá acompanhar pelo site do SISU na UFC as datas referentes a essas análises.

Consulte a Documentação para Cotas

PRETOS E PARDOS – Desde o ano passado candidatos autodeclarados negros pretos e negros pardos candidatos a vagas das Cotas L2, L6, L10 e L14 precisam enviar como parte da documentação comprobatória um vídeo seguindo as orientações técnicas e de roteiro especificadas no edital.

A comissão analisará o candidato com base no critério fenotípico, conforme observado no vídeo enviado. O edital prevê que poderão ser encaminhados para procedimento de heteroidentificação presencial complementar à autodeclaração aqueles candidatos que não anexem o vídeo ou o anexem em desconformidade com as orientações, de modo que dificulte ou inviabilize a análise.

PESSOAS COM DEFICIÊNCIA – Os candidatos classificados nas Cotas L9, L10, L13 e L14 deverão obrigatoriamente comparecer ao procedimento presencial com comissão multiprofissional designada pela UFC como parte da comprovação da deficiência declarada. O dia, o horário e o local da entrevista dos aprovados na Chamada Regular serão divulgados no site do SISU na UFC com até três dias de antecedência.

OFERTA DE VAGAS – No SISU 1º/2023, a UFC terá como único critério de seleção a nota na edição 2022 do ENEM e somente poderão concorrer candidatos que tenham obtido nota maior do que zero em todas as provas. Serão ofertadas 6.308 vagas em 111 cursos de graduação presencial nos seus campi em Fortaleza, Sobral, Quixadá, Russas, Crateús e Itapajé.

Veja o quadro de Cursos e Vagas

SEMESTRE DE INGRESSO – De acordo com o Edital nº 06/2023, o semestre de ingresso, no caso dos cursos que possuem duas turmas por ano, será definido de acordo com a classificação final dos candidatos com matrícula solicitada e documentação entregue. É vedado ao candidato a escolha do semestre de ingresso e ele deve estar ciente, caso seja inicialmente previsto o ingresso no segundo semestre, que pode ser remanejado para o primeiro semestre.

Para os ingressantes em 2023.2 que não sejam remanejados será necessária mais uma etapa de matrícula. A Confirmação de Matrícula será realizada, também pela Internet, de 31 de julho a 2 de agosto, para reafirmar o interesse do candidato com matrícula solicitada em ocupar a vaga. O link e os procedimentos serão informados no período oportuno.

A UFC não participará do SISU 2º/2023, pois todas as vagas, para os dois semestres letivos, estão disponibilizadas no SISU 1º/2023.

Entenda as etapas de Matrícula na UFC

LISTA DE ESPERA – Vagas eventualmente não ocupadas ao final da Chamada Regular serão preenchidas pela Chamada de Lista de Espera. De acordo com o cronograma do MEC, as inscrições para Lista de Espera de candidatos não selecionados em nenhuma de suas opções de curso serão de 28 de fevereiro a 8 de março pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Procedimentos e normas para ocupação na UFC serão regulamentados em edital próprio da Pró-Reitoria de Graduação, a ser disponibilizado até 8 de março no site do SISU na UFC.

Leia também: Seção de Dúvidas Frequentes no site do SISU na UFC

Fonte: Coordenação do SISU na UFC – e-mail: sisu@ufc.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.