Pular para o conteúdo principal

Candidatos do Rio Grande do Sul terão isenção no Enem Medida deve beneficiar cerca de 40 mil estudantes

  O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que todos os candidatos do Rio Grande do Sul terão isenção no pagamento da inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mesmo aqueles que não se enquadram nos critérios de isenção. Segundo o ministro, cerca de 40 mil estudantes serão atendidos pela medida. A taxa é de R$ 85.  "Quem se inscrever agora não pagará", disse o ministro em entrevista à imprensa, no Palácio do Planalto, nesta segunda-feira (20). As inscrições do exame começam no dia 27 de maio e vão até 7 de junho. Camilo Santana, ministro da Educação, anuncia isenção da taxa do Enem para candidatos do RS. Foto:  Joédson Alves/Agência Brasil   Calendário especial e prova específica Santana disse ainda que o governo estuda um  calendário diferenciado  para os estudantes do estado, afetado pelas enchentes, com uma nova data para inscrição desses candidatos. O prazo não foi anunciado e dependerá, segundo o ministro, da melhora da situação do estado. Os candidatos

Unifor promove 2ª edição do Projeto Jovens Cientistas

 



O projeto é uma iniciativa da Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP) que tem como objetivo estimular o interesse pela atividade científica


Na primeira edição do projeto, alunos do 5º do Ensino Fundamental puderam conhecer os laboratórios vinculados ao CCS e o Lapin (Foto: Ísis Rebouças)


Em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, celebrado anualmente no dia 11 de fevereiro, a Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, promove a 2ª edição do Projeto Jovens Cientistas no próximo dia 8 de fevereiro das 13h30 às 17h30. O evento tem como público-alvo meninas matriculadas no 8º e no 9º ano do Ensino Fundamental II. 


Serão disponibilizadas 30 vagas e, para participar, é necessário que as meninas estejam acompanhadas por responsáveis. O(a) interessado(a) em trazer suas jovens cientistas deverão realizar inscrição online.


INSCREVA-SE AQUI!


O projeto é uma iniciativa da Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP) e tem como objetivo estimular o interesse pela atividade científica. Segundo Adriana Rolim, coordenadora de Pesquisa da Unifor e uma das idealizadoras do projeto, a escola e a universidade desempenham papel central em oferecer oportunidades iguais para que meninos e meninas possam acessar a educação em STEM (sigla para Ciência, Tecnologia, Engenharias e Matemática) de qualidade.


“Com esse propósito, a 2ª edição do Projeto Jovens Cientistas da Unifor tem como objetivo estimular o interesse das meninas em disciplinas de STEM e comemorar o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência”, acrescenta.


Na primeira edição do projeto, realizada no dia 13 de outubro de 2022, 30 estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental tiveram a oportunidade de realizar atividades de ciência e tecnologia nos laboratórios vinculados ao CCS e no Laboratório de Pesquisa e Inovação em Cidades (Lapin).


Programação


Ao longo da tarde, as meninas poderão participar de atividades como extração de DNA e microscopia. Enquanto isso, seus/suas acompanhantes farão uma visita guiada ao Núcleo de Biologia Experimental (Nubex) da Universidade.


Por meio do projeto, “as jovens cientistas vão poder extrair o seu próprio DNA, molécula presente em todos os seres vivos a qual armazena as informações que conferem as características de cada organismo”, explica Louhanna Teixeira, professora e pesquisadora do Laboratório de Biologia Molecular e do Desenvolvimento do Nubex.


A 2ª edição do Projeto Jovens Cientistas da Unifor tem como objetivo estimular o interesse das meninas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharias e Matemática (Foto: Amanda Nogueira)


As alunas poderão realizar também a atividade de microscopia. “Os experimentos têm como objetivos desenvolver atividades que possibilitem trabalhar a habilidade de observação ao microscópio óptico e, principalmente despertar o interesse das jovens cientistas para o mundo microscópico das células e dos micro-organismos”, reforça Ana Cristina Moreira, diretora do Nubex e docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (PPGCM), do Doutorado em Biotecnologia da Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio) e do curso de Farmácia.



Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência


O Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência é uma iniciativa lançada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 2015, que tem por objetivo fortalecer o compromisso global com a igualdade de direitos entre homens e mulheres, principalmente do ponto de vista da educação. Sob a liderança da Unesco e da ONU Mulheres, a data é celebrada em diversos países, com atividades que buscam dar visibilidade ao papel e às contribuições fundamentais das mulheres nas áreas de pesquisa científica e tecnológica.


Sobre o Nubex


O Núcleo de Biologia Experimental (Nubex) é um centro de excelência em pesquisa da graduação e pós-graduação da Universidade de Fortaleza. O Nubex foi inaugurado em março de 2013 com o objetivo de produzir novos conhecimentos que respondam aos desafios científicos, biotecnológicos e sociais do país. O Núcleo  atua nas áreas de pesquisa, de inovação e desenvolvimento para diversos segmentos, principalmente os da saúde, o de alimentos, fármacos e educação. 


No Nubex são desenvolvidas pesquisas numa perspectiva multidisciplinar nas áreas de ciências biológicas e da vida. O Núcleo também atua como unidade de suporte aos mestrados institucionais em Ciências Médicas, Enfermagem e Odontologia e ao Doutorado em Biotecnologia da Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio), além de programas de Pós-Graduação de Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) parceiros.


Serviço

2ª edição do Projeto Jovens Cientistas

Data: 8 de fevereiro de 2023

Horário: das 13h30 às 17h30

Local: Nubex

Inscrições online aqui

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.