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Incêndio em vegetação ameaça galpões e residências em Maracanaú

  2º Batalhão de Bombeiros Militar A princípio, nesta terça-feira, 23 de julho, um incêndio em vegetação alarmou Maracanaú, na Grande Fortaleza. Por volta das 13h10, a guarnição de combate a incêndio foi acionada. O foco do incêndio estava às margens do 4º Anel Viário, perto de uma empresa de rações, na Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12). Assim, o informe preliminar destacou a proximidade do incêndio a um galpão de madeira e residências. O combate ao incêndio apresentou desafios como: ventos fortes, vegetação seca e baixa umidade. Além da proximidade de estruturas inflamáveis, aumentava o risco. Também houve a necessidade de evacuar moradores próximos, por prevenção. O tenente-coronel QOBM Luiz Claudio Araújo Coelho, comandante do 2º Batalhão de Bombeiros Militares, comentou sobre o incidente. “Nosso foco foi proteger vidas e propriedades. A rápida resposta e a estratégia de contenção foram fundamentais”, afirmou. “Este incidente ressalta a importância da prevenção e conscientizaç

Célio Studart pede ao MEC financiamento de cursos técnicos e tecnológicos pelo Fies



O deputado federal Célio Studart (PSD-CE) solicitou ao Ministro da Educação, Camilo Santana (PT), a inclusão da educação profissional, técnica e tecnológica no rol dos cursos passíveis de serem custeados pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES).


A ideia é promover o acesso à educação profissional, que além de ser uma potente ferramenta econômica e de melhoria de produtividade, é também fundamental dar aos jovens melhores expectativas de empregabilidade e qualidade de vida.


A educação é prevista no artigo 6º da Constituição Federal como um dos direitos sociais.


Reconhecendo a importância da educação profissional, a Lei n. 13.005/2014, que institui o Plano Nacional de Educação (PNE), além de mencionar o  tema em diversas partes do texto, dá destaque à educação profissional, com metas específicas.


No entanto, apesar das metas do PNE, em 2021 apenas 3,1% dos estudantes de ensino médio e 0,6% do ensino fundamental cursavam educação profissional de forma integrada, sendo que a meta é de pelo menos 25% até 2024.


Em seu projeto, Célio lembrou que na pandemia de COVID-19 ficou clara a necessidade de haver mais cursos profissionalizantes,  já que o sistema de saúde teria entrado em colapso se não fossem os profissionais de enfermagem, também representados pelos técnicos e auxiliares de enfermagem.

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